Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

23ª edição da Mostra Curta Circuito vai celebrar o amor

Gostou? Compartilhe!

O Curta Circuito volta ao seu modelo tradicional de programação, que ocupa o Cine Humberto Mauro quinzenalmente

Patrícia Cassese | Editora Assistente

De volta ao começo, ou, em síntese, às raízes. A partir desta terça-feira, a mostra Curta Circuito dá início à sua 23ª edição ocupando o Cine Humberto Mauro. Espaçadas, as sessões serão realizadas quinzenalmente, sempre às terças, às 19h30, sendo seguidas de bate-papo com convidados. Por fim, a cereja do bolo: o acesso é gratuito.

Cena do filme "As Feras", de Walter Hugo Khoury, com Claudia Liz e Nuno Leal Maia
Cena do filme "As Feras", de Walter Hugo Khoury, com Claudia Liz e Nuno Leal Maia (Curta Circuito/Divulgação)

Norteada agora pelo tema “Amores Brasileiros”, o Curta Circuito vai exibir, até o dia 25 de julho, sete longas-metragens que abordam o amor em suas mais diversas interpretações. Assim, a ideia é estimular o debate sobre as diversas formas de amar e sobre questões sociais e comportamentais. Como resultado, retratando a evolução da própria sociedade e do cinema brasileiro, como salienta o material de divulgação.

Para dar a partida, a programação do Curta Circuito exibe primeiramente o filme “As Feras” (1995), de Walter Hugo Khouri. A sessão será comentada pelo crítico Daniel Salomão Roque e pela atriz e artista plástica Cláudia Liz, com mediação de Donny Correia, crítico e especialista na obra do diretor paulistano, falecido em 2003.

Ao Culturadoria, Daniela Fernandes, diretora da mostra Curta Circuito, diz que a temática escolhida ecoa, assim, os sentimentos de toda a equipe envolvida. “Porque os últimos seis anos foram muito difíceis para o cinema brasileiro. Por outro lado, agora, a cultura está voltando (a produzir), o cinema, também. Então, chegou a hora, o momento, de a gente, enfim, reforçar o amor que tem pela sétima arte feita no país”, diz ela.

Convidados

Com a pandemia do novo coronavírus sob o controle, o Curta Circuito pode voltar também a contar com convidados nas sessões. “Assim, conseguimos fazer uma seleção incrível de atores, atrizes e diretores, assim com críticos, para debaterem sobre os filmes. Ao fim, acredito que será uma troca incrível”.

Flávia Monteiro e Reginaldo Faria em cena do filme “A Menina do Lado” (1987), que será exibido (Frame)

Os cineastas Lufe Steffen e Caio Sóh estarão presentes às sessões de seus filmes – respectivamente, “São Paulo em Hi-Fi” (30/5) e “Canastra Suja” (18/7). “Outros convidados especiais são os atores Igor Cotrim (“Elvis e Madona”), Louise Cardoso (“Baixo Gávea”), Flávia Monteiro (“A Menina do Lado”) e a produtora Elisa Tolomelli, entre outros não menos importantes”, lista ela.

“A Elisa, por exemplo, é uma das principais produtoras do cinema brasileiro atual. O nome dela está em produções como ‘Cidade de Deus’ e ‘Central do Brasil’. Então, são convidados muito, muito especiais. A gente, do Curta Circuito, de fato montou uma programação com muito amor para o público”, celebra Daniela.

Em cartas de tarô

Por último, mas não menos importante, a edição do Curta Circuito que se inicia nesta terça-feira terá um chamariz e tanto: assim, em sintonia com o tema “Amores Brasileiros”, será montada, na entrada do Cine Humberto Mauro, uma tenda de tarô.

A ação será realizada 30 minutos antes de cada sessão. “Dessa forma, o público poderá chegar mais cedo, primeiramente pegar o seu ingresso e, quem sabe, ler uma carta. Aliás, estamos fazendo uma promoção: assim, quem levar três amigos, como resultado, ganha uma leitura. Enfim, a cada sessão, vão ter seis leituras”.

Ainda segundo o material de imprensa, o atendimento será feito por ordem de chegada, e, claro, é direcionado exclusivamente para o público da Mostra.

Serviço

23ª Mostra de Cinema Curta Circuito
Filmes, bate-papos e podcasts
16 de maio a 25 de julho de 2023
Sessões quinzenais (terças-feiras), às 19h30.
Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537
Entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço
Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão
Capacidade da Sala | 129 lugares
Classificação indicativa | 16 anos
Informações: (31) 99805-9625

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]