fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Confira cursos online e gratuitos da área de cultura

Espaços culturais oferecem aulas de teatro, dança, história, artes visuais e música de graça

Por Thiago Fonseca *

20/05/2020 às 09:50 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Cia Candongas promove diversos cursos onlines nas áreas de cultura - Foto: Claudia Henrique / Divulgação

A nova ordem do mundo é o aprendizado contínuo. O professor e historiador Leandro Karnal tem dito por aí que isso nem é uma escolha mais: é uma obrigação. As coisas tem mudado rápido demais e só estando sempre aberto a aprender – e reaprender – será possível sobreviver no mercado do futuro. Tem até nome em inglês para isso, life long learning. E para quem gosta de cultura, o campo de cursos online é muito vasto.

Sendo assim, separamos cinco lugares que estão disponibilizando aulas online. Tem curso de teatro, dança, quadrinhos, história da arte, artes visuais e outros. Aproveite!

Casa Candongas

O Centro Cultural Casa de Candongas, da Cia Candongas, está com inscrições abertas para as oficinas artísticas 2020. Tem curso de teatro para crianças, jovens e adultos; dança de rua; canto; preparação vocal; ballet infantil; pilates; pandeiro e violão. As aulas serão realizadas online pelos professores da companhia a partir de junho e são gratuitas. As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio. As vagas são limitadas. Clique aqui e garanta a sua.

Fundação Cultural e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura

Você que quer aprender a dançar não pode perder os cursos online de street dance e dança contemporânea da Fundação Cultural e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura. As opções são voltadas para iniciantes e pessoas com nível intermediário. As aulas serão sempre às terças e sextas, publicadas ao meio dia, com duração de meia hora, durante seis semanas. Além disso, todos os sábados, a partir das 16h, tem encontro virtual com a turma. Os interessados deverão acessar o site Casa Hoffmann. 

Casa dos Quadrinhos oferece aulas online de desenhos e HQs – Foto: Igor Clementino / Divulgação

Casa dos Quadrinhos

Você gosta ou quer aprender sobre artes visuais, quadrinhos e cinema? A Casa dos Quadrinhos de BH está com cursos e conteúdos online, e de graça, sobre os temas. Durante a quarentena, toda semana, são realizadas lives nas redes sociais da escola com profissionais de HQs, animação, pintura e ilustração, escultura digital, computação gráfica 3D e outras. É só clicar neste link, ficar atento à programação e participar.

Itaú cultural

Todas as quartas-feiras e domingo, às 11h, até o fim do mês de maio, o Itaú Cultural oferecerá no site aulas de dança para crianças. Um curso básico, de diferentes ritmos, para a garotada se divertir e alongar o corpo. Já até o meio e julho, o espaço também oferece aulas/encontros sobre história da arte. Ambos cursos são disponibilizados no site do Itaú cultural e qualquer pessoa pode fazer. Não é preciso se inscrever. Só acessar.

Difusão cultural

A desenhista Teresa Poester e a professora de aquarela Laura Castilhos, foram convidadas pelo Departamento de Difusão Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e estão oferecendo cursos pelas redes sociais da instituição. São aulas gravadas em vídeos, que são postados semanalmente. Não precisa se inscrever, só acessar este link e assistir quando quiser. Uma forma de aprender mais sobre artes visuais e técnicas de desenho e pintura. Na página você também confere um amplo material e lives de cultura.

photo

Culturadoria e Kayete lançam Festival Mini Cenas Web

A partir desta terça-feira, dia 19, o Festival Mini Cenas Web entra no ar no Instagram com trabalhos inéditos de atores e atrizes de todo o Brasil, sobretudo mineiros. A iniciativa é da atriz e apresentadora Kayete, que resolveu explorar sua vertente dramatúrgica. Durante a quarentena, retomou a escrita teatral e a prática acabou a […]

LEIA MAIS
photo

Teatro online: conheça algumas iniciativas em experimentação no Brasil

O teatro é a arte do encontro. Sendo assim, quando não é possível ser realizado, será que as experiências “teatrais” que podemos ter online continuam sendo teatro? É uma pergunta difícil de responder já que o momento tem sido de experimentação. De linguagens e de formatos. Neste período de isolamento, temos nos deparado com várias […]

LEIA MAIS
photo

5 filmes para ver no Festival Varilux de Cinema Francês em Casa

Quem gosta da produção cinematográfica da frança e está no Brasil é bem provável que passe o ano esperando o Festival Varilux de Cinema Francês. Há 10 anos é mesmo o point do melhor que tem sido feito por lá, sem preconceitos de gênero cinematográfico. A edição presencial em 2020 foi adiada. No lugar ela, nasceu […]

LEIA MAIS