Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cursos gratuitos em BH: opções vão de crítica cinema a iluminação cênica

O curso de crítica de cinema faz parte das atividades do Festival Internacional de Curtas. Vai ter também oficinas de iluminação cênica e introdução à direção de arte são gratuitos

Gostou? Compartilhe!

Tem interesse por arte, mas ainda encontra dificuldades para achar um curso, oficina ou qualquer coisa para aprender sobre o assunto? Pois saiba que alguns lugares na cidade estão com inscrições abertas para esses tipos de formação. A Fundação Clóvis Salgado, por exemplo, está com inscrições para os cursos gratuitos de Iniciação à Iluminação Cênica e Introdução à Direção de Arte. A proposta é oferecer formação em arte e cultura cada vez mais ampla. Para isso, a Fundação Clóvis Salgado, por meio da Escola de Tecnologia da Cena do Centro de Formação Artística e Tecnológica, o Cefart, realiza esses dois cursos.

Então, se você se interessa pelo teatro essa é a sua chance. O curso de Iniciação à Iluminação Cênica vai ser ministrado pelo professor da Escola de Artes Visuais Cristiano Oliveira Araújo. Ela aborda a operação centralizada da luz, som e vídeo, usando uma rede sem fio WiFi. Além disso, vai ter abordagem teórica dos fundamentos básicos da iluminação cênica e a experimentação de técnicas, equipamentos e estruturas. 

Já o curso de Iniciação à Direção de Arte vai ser ministrado por Thálita Moura. Assim como o anterior, as aulas serão teóricas e práticas e vai mostrar a direção de arte em audiovisual e a sua relação com as outras linguagens artísticas. 

Foto: Paulo Lacerda

Vagas

No total são 20 vagas para cada atividade. As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 25 de agosto. Então CORRE, pois já encerra neste domingo. 

O cadastro deve ser feito no formulário online, disponível no site da Fundação. 

Oficina de crítica de cinema

Nomeada de Corpo Crítico 2019 – Cinema em perspectiva: reconfiguração do fazer crítico, a oficina será ministrada pela pesquisadora, crítica e curadora Kênia Freitas. A ideia é pensar a crítica de cinema em perspectivas múltiplas e localizadas. Para isso, as aulas vão abordar lugares de fala dos filmes, da recepção e da crítica. Tudo isso em um momento em que as questões sociais, raciais, de gênero e sexualidade estão sendo mais discutidas. 

A oficina faz parte da programação da 21ª edição do FestCurtasBH e a inscrição pode ser feita no formulário

 

Foto: Gilberto Goulart

 

Confira as dicas de eventos do Culturadoria

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]