fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Confira cursos, oficinas e afins abertos de 3 a 9 de dezembro

Destaque para o seminário do Corpo Cidadão que trará bate-papo com Gilberto Gil. Tem ainda, aulas de artes, inglês e muito mais

Por Thiago Fonseca *

03/12/2020 às 09:19 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Gerard Giaume / Divulgação

Nosso balcão de serviços culturais desta semana está voltado para cursos, oficinas, aulas e afins. Ou seja, é hora de se dedicar aos estudos. Destaque para o seminário realizado pelo Corpo Cidadão que trará grandes nomes da arte em três dias de evento. Tem Gilberto Gil, Helvécio Ratton e outros. É muita coisa boa, minha gente. Confira.

Seminário Corpo Cidadão

O Corpo Cidadão, projeto social do Grupo Corpo, realizará de 3 a 6 de dezembro o seminário Corpo Cidadão 2020: Arte e Cultura na mesa todo dia. O evento online, que é produzido com o apoio do Rolê Maravilha, contará, por exemplo, com Ailton Krenak, Gilberto Gil, Di Souza, Eduardo Moreira, Bia Lessa, Helvécio Ratton e outros nomes da arte. O seminário é gratuito e será transmitido pelo YouTube do Corpo Cidadão. Haverá tradução em libras, inglês e espanhol. Não é preciso se inscrever. Só chegar. Clique aqui e confira a programação completa.

Cursos de arte e cultura do Sesc em Minas

Mais uma vez o Sesc em Minas aparece na nossa coluna. Mas não é para menos, a instituição tem muitos projetos legais e gratuitos. Dessa vez, abre inscrições para os cursos de arte e cultura. São 498 vagas, em várias cidades de Minas Gerais, para as aulas nas áreas de artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro para crianças e jovens. As inscrições vão até 12 de janeiro de 2021. Qualquer um pode se inscrever, mas, tem prioridade aqueles que são dependentes ou trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo. Clique aqui e se inscreva.

Curso de leitura infantil

A psicóloga e consultora educacional Carla Jarlicht realizará no dia 10 de dezembro, às 18h, um curso online e gratuito sobre como despertar nas crianças o gosto pela leitura. Na aula ela ensinará, por exemplo, como escolher os melhores livros e técnicas de leitura. Para participar basta fazer inscrição. Clique aqui e garanta a sua vaga.

Oficina de cinema 

A Ong Contato vai oferecer nos dias 7, 9 e 10 de dezembro de 2020, das 14 às 18h, a oficina QuilomboCinema. A professora e pesquisadora Tatiana Carvalho Costa é quem ministrará as aulas. A ideia, em resumo, é olhar para produções audiovisuais e discutir a presença de negros no cinema. A atividade é gratuita e para todos, contudo, trabalhadores do setor tem preferência. O formulário para se inscrever você encontra aqui. Corre que é até o dia 7 de dezembro.

Aulas de inglês

Quer aprender a falar inglês e ainda fazer um intercâmbio? Se sim, esta dica é para você. A Soul Bilíngue está recrutando bolsistas, de 18 a 26 anos, dos estados do Sudeste, para as turmas do 1º semestre de 2021. Os selecionados vão estudar por seis meses e concorrer a intercâmbios. Em síntese, a instituição é uma organização social que democratiza o acesso ao ensino de inglês. As inscrições seguem abertas até o dia 11 de dezembro. Clique aqui e faça a sua. É preciso pagar uma taxa de inscrição de R$ 25.

Tatiana Carvalho Costa, por exemplo, ministrará oficina QuilomboCinema – Foto: Netun Lima / Universo Produção

photo

Por que O Poderoso Chefão é uma trilogia tão aclamada?

Existe uma fórmula mágica para um filme se tornar aclamado? Quais elementos são necessários para isso? Depende de uma série de fatores, mas no caso da trilogia O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, os longas cumprem os requisitos. Tanto é que, somando, as três partes foram indicadas 28 vezes ao Oscar em diferentes categorias. […]

LEIA MAIS
photo

Dia Nacional do Samba: conheça nomes expressivos da cena mineira

Dois de dezembro é o dia nacional do samba, o gênero musical que mais representa o Brasil. A data foi criada em 1963, em homenagem ao compositor Ary Barroso. O samba surgiu por influência africana no Rio de Janeiro e na Bahia no início do século passado. Por muito tempo esteve ligado à religiosidade. Foi […]

LEIA MAIS
photo

O Auto da Compadecida: curiosidades sobre o filme vencedor do mata-mata do Culturadoria

O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, é o grande vencedor do Mata-mata cinematográfico do Culturadoria! Não sabe do que estamos falando? Fizemos uma enquete no Instagram perguntando qual é o melhor filme brasileiro de todos os tempos. Dessa forma, a partir das respostas, foi feita uma votação até chegar no campeão. A disputa foi […]

LEIA MAIS