Até o dia 5 de julho, estão abertas as inscrições para o curso Se esse patrimônio fosse meu: educação patrimonial e pertencimento. A formação gratuita e online é destinada a educadores de todo o Brasil, que trabalham ou têm interesse em atuar com a temática em espaços de ensino. O curso faz parte do projeto Educação Patrimonial Participativa, executado pela Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), e vai selecionar 100 pessoas para participar; entre professores da rede pública de ensino, mediadores, facilitadores e arte-educadores de todo o país.
Para se inscrever, é preciso acessar o site do projeto e preencher o formulário. Lembrando que é necessário também ler o edital completo disponível na página. Além disso, os interessados no curso Se esse patrimônio fosse meu: educação patrimonial e pertencimento devem ter acesso a dispositivos como celular, computador ou tablet, conexão à internet e o comprometimento de mobilizar uma turma de 20 anos que receberão o projeto em materiais impressos com conteúdo e exercícios sobre patrimônio cultural.
Formato do curso
A formação tem um total de 40 horas de carga horária, com disponibilidade na plataforma Udemy entre 19 de julho e 10 de setembro. Alguns dos assuntos abordados serão memória, território, identidade e a evolução dos conceitos em torno de patrimônio cultural. Tudo isso sempre com base em uma perspectiva emancipatória da educação patrimonial com foco nas experiências e no protagonismo estudantis.
São três modos com aulas síncronas, vídeo aulas assíncronas, artigos, textos de apoio, exercícios de fixação e sugestões de atividades para execução remota ou em aula.
Quem participar recebe certificado da AIC em articulação com a UFMG. Por fim, haverá, ainda, premiação entre os projetos executados, ou seja, receberão equipamentos eletrônicos para aulas digitais ou presenciais com propostas multimídias.