Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Universidade de Música Popular Bituca abre inscrições para residência artística e gratuita

Interessados em ter aulas com grandes mestres da música brasileira devem se inscrever até o dia 08 de agosto
Universidade Bituca Foto: Gabriel Castro
Universidade Bituca Foto: Gabriel Castro

Quem é da área da música sabe o quanto a Bituca: Universidade de Música Popular é um projeto importante. Pois a boa notícia é que a escola mantida e administrada pelo Grupo Ponto de Partida, em Barbacena, vai oferecer formação gratuita e online em nove instrumentos e canto. 

E mais: os professores são 30 grandes músicos do Brasil. Entre eles estão, por exemplo,  Mônica Salmaso, Toninho Ferragutti, Gilvan de Oliveira, Carlos Malta, Babaya, Marco Lobo, Enéias Xavier, Benjamim Taubkin, Lincoln Cheib e muitos outros. As formações serão em baixo, bateria, clarinete, flauta, percussão, piano, sanfona, sax, violão e canto.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 08 de agosto. O curso terá a duração de 12 semanas e funcionará com a metodologia de tutoria rotativa desenvolvida pelo grupo Ponto de Partida. Como requisito, cada participante poderá se inscrever em um curso, que terá três mestres/tutores. 

Serão selecionados 6 músicos por instrumento, que serão divididos em três duplas. Cada dupla estudará com um mestre durante quatro semanas.  Ao fim deste período as duplas trocarão de tutores. Assim, ao final das 12 semanas, os participantes terão trabalhado, diretamente, com os três mestres. As aulas serão semanais e terão duração de 2 horas.

Seleção

A Bituca: Universidade de Música Popular funciona desde 2004 em Barbacena. A residência será online mas os selecionados devem firmar o compromisso de comparecer a todos os encontros previstos. Ou seja, o projeto requer total disponibilidade, dedicação, o mínimo de 16 anos e conhecimentos no instrumento escolhido. 

Ao todo serão oferecidas 60 vagas. O curso será de 23 de agosto a 12 de novembro de 2021. Os encontros serão uma vez por semana, 2 horas por dia, pela plataforma Zoom. 

A inscrição também requer o envio de um vídeo do candidato tocando uma música que goste. Não poderá ser editado e deve ter duração máxima de 2 minutos. O candidato precisa, ainda, mandar um outro vídeo simples dizendo o motivo de você querer participar do projeto. O material não pode ser editado e deverá estar disponível nas plataformas YouTube ou Vimeo. 

 O resultado sai dia 20 de agosto de 2021, no site e nas redes sociais.

Veja os horários específicos de cada curso:

Segunda-feira

Percussão:14h às 16h

Violão: de 16 às 18h

Terça-feira

Piano: 10h às 12h

Clarinete: 14h às 16h

Bateria: 16h às 18h

Quarta-feira

Sanfona: 10h às 12h

Baixo: 14h às 16h

Quinta-feira

Canto: 10h às 12h

Sax: 10h às 12h

Flauta: 16 às 18h

Universidade Bituca. Foto: Gabriel Castro

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!