fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Culturadoria e Kayete lançam Festival Mini Cenas Web

Projeto é idealizado por Kayete e coproduzido pelo Culturadoria. Fazem parte do elenco nomes como Carlos Nunes, Gustavo Mendes e Ronaldo Fraga

Por Thiago Fonseca *

19/05/2020 às 09:10 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Kayete - Foto: Nello Aun / Divulgação

A partir desta terça-feira, dia 19, o Festival Mini Cenas Web entra no ar no Instagram com trabalhos inéditos de atores e atrizes de todo o Brasil, sobretudo mineiros. A iniciativa é da atriz e apresentadora Kayete, que resolveu explorar sua vertente dramatúrgica. Durante a quarentena, retomou a escrita teatral e a prática acabou a inspirando a convidar colegas da classe, grande maioria sem trabalhar por causa do isolamento, a dar vida aos personagens. Embora seja um nome mais ligado à comédia, Kayete também escreveu cenas de drama.

“Conversei com uns amigos e muitos estavam preocupados pois não estavam criando e outros até entrando em depressão. Sendo assim, criei cenas, dirigi, escrevi e enviei os textos para os atores. Cada convidado gravou o vídeo em casa. Uma forma de não deixar o teatro morrer e também tirar os atores do marasmo”, conta Kayete.

Estão na programação do Festival nomes como Carlos Nunes, Wesley Marchiori, Gorete Milagres, Bianca Tocafundo, Marcelo Veronez, Fernando Veríssimo, Gustavo Mendes, Guilherme Oliveira e outros. Até o estilista Ronaldo Fraga vai estrear no evento que funcionará em fluxo contínuo. Ou seja, Kayete escreve a cena, convida o intérprete e logo o público poderá se divertir. Até agora, doze mini cenas estão em produção.

As cenas são de humor e drama. Segundo a artista, elas contextualizam o momento em que estamos vivendo e outras situações do cotidiano. Os vídeos do Mini Cenas Web serão disponibilizadas todas as terças e sextas, sempre às 18h no Instagram e YouTube do projeto assim como na home do Culturadoria.

 

Carlos Nunes é um dos atores que integra o projeto – Foto: Gláucia Rodrigue / Divulgação

Vigor para os artistas

“Tenho me sentido só. Eu vivo só. Quando Kayete me convidou para gravar uma cena dentro da minha casa, onde estou confinado há mais de quarenta dias, foi uma alegria muito grande. Poder decorar um texto e exercitar um trabalho novo foi uma delícia”, revela o ator Carlos Nunes. No Festival ele interpretará Leninha, uma mulher que não aguenta as cantadas do cunhado.

A atriz Bianca Tocafundo também está no elenco. Ela viverá em cena uma prostituta da Lapa.”Quando Kayete me convidou, me senti honrada. Ela me trouxe uma alegria que não tinha desde o início da quarentena, que era de atuar. Estou muito angustiada e esperançosa”, conta. Kayete ressalta que a ideia do festival, além de experimentar o digital, também pretende se expandir para o mundo presencial. O objetivo é promover um encontro com todos os atores participantes.

Confira um pouco da programação

A SOGRA – Ilvio Amaral e Mauricio Canguçu vivem em cena uma nora e sogra que vivem em um arranca rabo.Uma comédia que promete arrancar risos.

LUPITA: A PROSTITUTA DA LAPA – Em uma cena de comédia, a atriz Bianca Tocafundo dá vida a uma garota de programa que esta prestes a mudar a sua vida com um cliente misterioso.

O CASAL –Gustavo Mendes vive o personagem Theo, um marido isolado pela esposa que começa desabafar pela parede tentando entender o isolamento.

A FOFOCA –  Carlos Nunes interpreta Leninha, uma mulher que não aguenta mais as investidas do seu cunhado e toma uma decisão que pode mudar a vida de sua irmã Clotilde.

O FILHO – Longe dos palcos o dramaturgo Wesley Marchiori volta em cena para emocionar. Na cena ele vive um pai amoroso que entra em conflito com o filho único.

O CICLO – A atriz Gorete Milagres traz pra cena uma mulher forte, Ramona Ferraz, que está mudando sua vida radicalmente e inspirar muitas mulheres.

O LOUCO – O Cantor Marcelo Veronez, mostra sua versatilidade vivendo na solidão com a amiga planta. Cena que promete emocionar.

O BOLO – O diretor e ator Frederic Mozart, interpreta Dona Lourdes, uma mulher que depois de trinta e cinco anos casada descobre que o marido tem uma amante e promete uma vingança.

A DIVA –  Na cena, Will Soares, interpreta Lola Imperator, uma artista trans que promete emocionar o público com uma decisão surpreendente.

DEIXA DEUS SABER – O ator e diretor Fernando Verissimo, revive sua personagem Irmã Cotinha, em cena que ela está louca sem entender o que passa no mundo.

O AMOR – Guilherme Oliveira e Paulo Moraes vivem nessa cena uma história emocionante e engraçada de uma atriz e seu grande amor.

photo

Por que as lives da Teresa Cristina viraram sensação no Instagram?

Tem todo dia. Na badalada das 22h. Teresa Cristina começa seu encontro diário com o público no Instagram com um sorrisão no rosto. Um batom vermelho que salta. Espreme o olho para enxergar melhor quem vai chegando. Apresenta o tema, chama o pianista Jonathan Ferr para o tradicional solo e está dada a largada para […]

LEIA MAIS
photo

O despertar da Cigarra: impressões sobre os encontros semanais com Simone

Além do início das madrugas passados com Teresa Cristina, os fãs de MPB tem outro destino certo nas redes sociais durante a quarentena. As lives semanais da cantora Simone, sempre aos domingos, às 18 horas, no Instagram. A baiana Simone Bittencourt de Oliveira é considerada uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos. Embora […]

LEIA MAIS
photo

5 filmes para ver no Festival Varilux de Cinema Francês em Casa

Quem gosta da produção cinematográfica da frança e está no Brasil é bem provável que passe o ano esperando o Festival Varilux de Cinema Francês. Há 10 anos é mesmo o point do melhor que tem sido feito por lá, sem preconceitos de gênero cinematográfico. A edição presencial em 2020 foi adiada. No lugar ela, nasceu […]

LEIA MAIS