Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

CTA: como usar e o que são as ‘chamadas para ação’

Entenda como usar a CTA da forma mais assertiva para seu negócio ou redes sociais

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A gente ouve falar muito sobre a tal da CTA, chamada para ação, se traduzido ao português. A indicação é que sempre devemos incentivar as pessoas a tomarem uma ação ali no perfil do seu negócio, seja para comprar, curtir, compartilhar e etc. Mas quando devemos usar? Sempre? É importante entender que não existe receita de bolo ou fórmula mágica para quem usa as redes sociais, mas, com certeza, se você dominar bem o conceito das ferramentas vai conseguir usá-las a seu favor.

Então, vamos lá: aqui estão algumas dicas para usar a call to action de uma forma mais assertiva.

Conteúdo de valor e relevante

Antes mesmo de pensar em colocar uma CTA pense se seu conteúdo está entregando valor para o usuário. Redes sociais são compostas por conversas e interações de ambos os lados da telinha: o seu e o do seu cliente. Para que o usuário se sinta influenciado a tomar uma ação, ele tem que receber algo também. É uma troca, ou seja, dê para ganhar. Foque, então, em como ser útil ao seu cliente, em criar uma conversa, para depois começar a usar as chamadas para ação dos seus posts!

CTA: aprenda a usar/Foto: banco de imagens Canva
Foto: banco de imagens Canva

Não seja repetitivo

Para cada tipo de post, trabalhe com uma CTA diferente. E lembre-se de que seu seguidor não é um robô que fará tudo que você quiser que ele faça. Para ter uma chamada para ação assertiva, escolha a melhor forma para dizer e o que mais combina com aquele conteúdo. E aqui vai um truque: use apenas uma CTA por vez. Assim o usuário vai entender que, naquele momento, a ação que ele tem que tomar é a que você indicou. Se você opta por colocar duas, ou ele vai ficar com preguiça e não tomará uma atitude ou irá fazer apenas uma das ações que indicou. 

Saiba ler a sua audiência

Para ter uma audiência engajada, você não precisa sempre colocar um CTA no final de cada post. Saiba balancear e analisar em quais conteúdos você vai investir com esse recurso. É cansativo quando a marca sempre pede para você tomar uma ação, mesmo que ela esteja entregando um conteúdo de valor. Saiba ter jogo de cintura e pense: se eu fosse o meu cliente, como me sentiria?

Design é tudo

Use o design ao seu favor. Caso esteja fazendo uma landing page ou for colocar uma CTA no seu site, pense em como ela pode se destacar do resto do texto ou página. Teste cores de botões, assim como a posição da sua chamada para ação. Veja o que funciona mais para converter novos usuários. 

A chave do sucesso para as redes sociais é sempre dominar as ferramentas e as técnicas e adaptá-las ao seu negócio e comunicação. No momento em que você entender que precisará de muitos testes para ver o que funciona e partir para esse jogo, vai ser quando os resultados começarão a vir e você saberá mais sobre a sua audiência.

 

Foto: banco de imagens Canva

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