fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Crepúsculo, o retorno: entenda por que a saga fez tanto sucesso

O lançamento de um novo volume, Midnight sun, teve sua produção interrompida em 2008, quando trechos foram vazados. Agora ganha data de lançamento oficial

Por Jaiane Souza *

08/05/2020 às 19:41 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Primeiro livro da saga Crepúsculo, Crédito: Intrínseca

Os fãs mais assíduos da Saga Crepúsculo estavam encucados com uma contagem regressiva no site oficial da escritora Stephenie Meyer. Entretanto, o mistério acabou e ela anunciou que um novo livro vai ser lançado em agosto deste ano. O novo volume vai ganhar o nome Midnight sun, que quer dizer Sol da meia-noite em português, e é esperado desde 2008. Demorou muito a sair porque teve trechos vazados naquele ano, o que desanimou Stephenie a dar continuidade. Vale lembrar que a data é para os Estados Unidos, ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Na mesma época do vazamento do livro, os filmes estavam sendo gravados. Os quatro livros, Crepúsculo, Lua nova, Eclipse e Amanhecer, resultaram em cinco longas-metragens, sendo o último título dividido em duas partes. Em termos de números, a saga completa vendeu cerca de 160 milhões de cópias no mundo todo e ganhou tradução para mais de 37 línguas. Além disso, figurou em primeiro lugar da lista de bestsellers do The New York Times por 235 semanas, ou seja, mais de quatro anos. É mole? Já os filmes, juntos, renderam mais de três bilhões de dólares em bilheteria.

Mas o que gerou tanto sucesso assim para a saga?

História de amor incomum

Esse é o ponto mais aclamado da Saga Crepúsculo, a história de amor entre Isabella Swan, mais conhecida como Bella, e Edward Cullen, um vampiro. A adolescente muda de cidade para morar com o pai depois que a mãe decide viajar por aí com o novo marido. A ideia é respirar novos ares, conhecer outras pessoas e a si mesma. Entretanto, as coisas começam a ficar estranhas quando ela conhece a família Cullen, composta por cinco pessoas muito bonitas aos olhos dela, todas vampiras. Assim, se apaixona por Edward, até então um rapaz misterioso e pálido. Ele se apaixona de volta e Bella conhece a vida dos vampiros e um mundo diferente, composto por conflitos e disputas. 

O primeiro livro da saga, publicado em 2005, foi o primeiro romance de Stephenie Meyer e surgiu de maneira inusitada. De acordo com seus relatos, ela sonhou com uma jovem que era apaixonada por um vampiro e decidiu colocar o no papel. Sendo assim, em três meses o primeiro volume ficou pronto, foi lançado em 2005 e rendeu contrato da autora com a editora Little, Brown and Company para produção e lançamento dos outros três livros. 

 

saga crepúsculo capa do livro amanhecer

Capa do livro Amanhecer, Crédito: Intrínseca

Nova leitura para o mito dos vampiros

Outro ponto que chama atenção na Saga Crepúsculo é o perfil e comportamento dos vampiros da família Cullen. Eles não se enquadram no estereótipo: não ficando em lugares sombrios, por exemplo. Além disso convivem pacificamente com humanos, não os atacando, se controlando para se alimentarem apenas de sangue animal, e vivem sob a luz do dia. 

Outra curiosidade são os “super poderes” que alguns deles possuem, o que influencia diretamente na narrativa. Alguns manipulam os sentimentos das pessoas, outros conseguem provocar efeitos físicos na vítima, como a dor, ou podem ler mentes, que é o caso de Edward. A única mente que os vampiros não conseguem controlar ou ler é a de Bella, e isso faz que eles criem uma relação de proximidade e proteção. Entretanto, Bella, uma humana, saber da existência de vampiros vai contra os princípios dos Volturi, o clã mais antigo de vampiros da história, e também por isso corre riscos a todo momento.

Conflitos e personagens secundários

Personagens secundários, conflitos e interferências causados por eles dão um ar de ação para a Saga Crepúsculo. Talvez esse também seja um ponto chave para o sucesso da série. Só para ilustrar, Jacob Black é um personagem importante, que começa como melhor amigo de Bella, contando lendas da etnia Quileute, descendentes de lobos, sobre vampiros e da rivalidade entre as duas espécies. No entanto, nem ele mesmo acredita no que conta até se transformar em um lobisomem. Assim, a partir do segundo livro, Jacob também é um dos papeis principais, ficando, muitas vezes, ao lado da família Cullen para proteger Bella, já que se apaixona por ela. 

 

Edward e Bella no filme Amanhecer – Parte 1, Foto: Paris Filmes / Divulgação

Filmes

Como no formato literário a saga já estava ganhando o mundo,  foi adaptada para o cinema pela Summit Entertainment. O primeiro filme, Crepúsculo (2008) teve direção de Catherine Hard e Kristen Stewart e Robert Pattinson viveram os protagonistas Bella e Edward. No dia da estreia, o longa fez bilheteria de mais de 35 milhões de dólares. Não deu outra, os outros livros também foram adaptados, sendo que o último, Amanhecer, foi dividido em duas partes. Em resumo, a série de filmes ajudou ainda mais na popularização da saga, que já era best seller na literatura.

photo

Livros de romance: apaixone-se nesta quarentena

Já parou para pensar o que a leitura significa para você? Uma viagem para um lugar distante, viver novos mundos e conhecer novas perspectivas. Agora imagine experimentar tudo isso embarcando numa história de amor num livro de romance? Realmente, não tem coisa melhor! Aliás, essa dica aqui vai para todos os românticos incuráveis que suspiram […]

LEIA MAIS
photo

Franquias do cinema: links diretos para maratonar na quarentena

Quem aí curte uma boa maratona? Por aqui, nós amamos. A gente sabe que a quarentena não é férias, mas o fato é que sobra mais tempo (o que você gastaria no trânsito, por exemplo) para fazer outras coisas em casa. Fizemos, então, esta lista com as maiores franquias do cinema, mais famosas e de […]

LEIA MAIS
photo

Literatura na pandemia: seis livrarias de BH que estão com delivery

“Comércio não essencial”. É triste, mas é nesta categoria que se encaixam as livrarias. Portanto, a recomendação é ficarem fechadas. Isso, no entanto, não significa que você precisa ficar sem o livro que precisa. Vendas por aplicativos, promoções, campanhas pelas redes sociais e entrega Delivery são uma das estratégias adotadas. Neste post separamos seis livrarias […]

LEIA MAIS