O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo o país no dia 20 de novembro. A data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no Nordeste. Foi estabelecida em janeiro de 2003 pela lei nº 12.519. No entanto, somente em 2011 foi sancionada.
Em alguns estados do Brasil, o Dia da Consciência Negra é feriado, como por exemplo, no Rio de Janeiro e Alagoas. Em Minas Gerais não é. Mas é uma data marcada por uma programação cultural especial. As atrações não se concentram apenas no dia 20, mas também, ao longo da semana. Selecionamos cinco opções de eventos em BH que celebram o dia da Consciência Negra que você não pode perder!
Prêmio Zumbi de Cultura 2018
O Grande Teatro do Sesc Palladium recebe nesta terça-feira, dia 20, às 19h, o 9º Prêmio Zumbi de Cultura 2018. O evento é realizado pela Companhia Baobá Minas. A proposta é valorizar as diversas manifestações artísticas da cultura negra em Belo Horizonte. A premiação é distribuída várias categorias. São elas: dança, teatro, música, religiosidade, literatura, educação, manifestação cultural, menção honrosa, protagonismo juvenil e atuação política. O evento também conta com diversas atrações culturais. Estão confirmadas apresentações de Mestre Conga, Mestre Lagoinha, Mestre Ronaldo, Edson Babu, Cia. Baobá Minas, Afoxé Bandarerê e outros. Os ingressos custam R$ 2.
[O QUE] 9º Prêmio Zumbi de Cultura 2018 [QUANDO] 20 de novembro, às 19h [ONDE] Grande Teatro do Sesc Palladium – Av. Augusto de Lima, 420, Centro – BH [QUANTO] R$ 2
Festival Somos Todos Black
Até o dia 25 de novembro o evento dedicado à reflexão sobre negro na sociedade, une shows, gastronomia, intervenções urbanas, debates e lançamentos de livros. As atrações acontecem em vários espaços da capital mineira. Nesta terça-feira, dia 20, haverá a celebração do Dia da Consciência Negra, com intervenções artísticas na Cidade Administrativa e no Sesc Palladium. No sábado, dia 24, a Rua Guaicurus, entre Bahia e Espírito, Santo receberá a ‘Feira Somos Todos Black’ com vendas de roupas, acessórios, livros, turbantes, cosméticos, circuito gastronômico das favelas, shows de Flávio Renegado e Negras Autoras e ainda Disputa Nervosa. Clique aqui e confira a programação completa.
[O QUE] Festival Somos Todos Black [QUANDO] 20 a 25 de novembro [ONDE] Belo Horizonte [QUANTO] Gratuito
[culturadoriaads]
Novembro AFRO no Memorial Minas Gerais Vale
Desde o dia 8 deste mês o Memorial Minas Gerais Vale dedica suas atividades a celebrar o Mês da Consciência Negra. Dessa forma, atrações culturais relembram a importância dos movimentos, da arte e da cultura afro. Na próxima quinta-feira, dia 22, o museu recebe show de Sérgio Santos, às 19h30. Ainda há visitas em algumas das salas permanentes do Memorial que trazem a temática ‘Africanidades’. Os visitantes poderão ainda conferir até o fim do mês histórias aos pés do Baobá e oficinas de construção de pequenos baobás. Clique aqui e confira a programação completa.
[O QUE] Novembro AFRO no Memorial Minas Gerais Vale [QUANDO] Até 30 de novembro [ONDE] Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias, Funcionários – BH [QUANTO] Gratuito
Quilombo Urbano – EVENTO CANCELADO
Nos dias 24 e 25 de novembro, o Boulevard Shopping promove o ‘Quilombo Urbano’. Um evento que conta com a presença de empreendedores e artistas negros de Belo Horizonte. Serão dois dias de encontro, aprendizado e discussão com o público na BeGreen. No dia 24 o evento recebe show Moisés Pescador, flash Mob + desfile, workshop de turbantes com Enia Dara e bate-papo sobre Empoderamento Estético. Já no dia 25, Show Maurício Tizumba, Griot com Madu Costa e DJ’s. Clique aqui e confira a programação completa.
[O QUE] Quilombo Urbano [QUANDO] 24 e 25 de novembro, sábado, às 13h e domingo, às 11h [ONDE] Espaço BeGreen, Piso 2 do Boulevard Shopping BH – Av. dos Andradas, 3.000, Santa Efigênia – BH [QUANTO] Gratuito
Festival AFRO cultural Makamba
Também no próximo fim de semana, nos dias 24 e 25 de novembro, o Mercado da Lagoinha recebe o Festival AFRO cultural Makamba. O evento contará com apresentações culturais e artísticas, feira gastronômica e exposição de artesanatos produzidos por afro-empreendedores da Região. Na programação musical estão a apresentação da Velha-guarda do Samba da Lagoinha e Afoxé Bandarerê.
[O QUE] Festival AFRO cultural Makamba[QUANDO] 24 e 25 de novembro, sábado, às 12h e domingo, às 10h [ONDE] Mercado da Lagoinha – Av. Pres. Antônio Carlos, 821, Lagoinha – BH [QUANTO] Gratuito
[culturadoriaads]