Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Conheça projeto do UniBH que estuda ecossistema da música

Desenvolvido pelo curso de música, Mapa Sonoro mapeia cadeia musical no Buritis e lança podcast

Gostou? Compartilhe!

Mapear o ecossistema musical do bairro Buritis, na região Oeste de Belo Horizonte, e falar sobre a relação da música com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Estas são algumas das ações realizadas pelo Mapa Sonoro. Trata-se de um projeto de extensão realizado pelo curso de Música e Gestão de Carreira do UniBH.

“Queremos estender os braços para comunidade e interagir. O mapa mostra quem são os músicos amadores e profissionais, onde estão e o que fazem. Além disso, as escolas de música, os bares que recebem cantores, casa de shows, lojas que equipamentos musicais, estúdios, etc”, explica Joana Boechat, coordenadora da pesquisa.

A primeira ação realizada pela professora e cinco alunos do curso, foi mapear, por meio de um questionário, qual a relação das pessoas que moram, estudam ou trabalham no bairro com a música. A ideia, em síntese, é formar uma rede.

Foto: Alexandre Milton / Divulgação

Oitenta e duas pessoas já responderam o questionário. Para a professora, o número é um começo. Qualquer um pode participar. Se você tiver relação com a música e com o Buritis, clique aqui e deixe sua contribuição. Os dados serão disponibilizados publicamente em plataforma online no dia primeiro de julho.

 

Músico Zé Mauro é um dos envolvidos no projeto – Foto: Bruno Figueiredo / Divulgação

Podcast Paisagens Sonoras

Outra ação desenvolvida pelo projeto, em parceria com a Battito Música e Desenvolvimento, é o Podcast Paisagens Sonoras. Disponibilizado no Spotify, o programa de seis episódios, fala sobre a relação da música com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU em 2015, com metas para 2030.

“Pegamos cinco deles e relacionamos com a atividade musical. Ou seja, como ela pode contribuir para estes objetivos sustentáveis. Uma forma de mostrar que a música não é só entretenimento, que ela pode contribuir para o desenvolvimento da sociedade”, conta Joana.

O músico Zé Mauro é um dos alunos do curso e colaborador no projeto. Para ele, as iniciativas contribuem para a cadeia musical. “É uma oportunidade de realizar encontros e uma conexão entre os agentes do setor. Além disso, saber mais sobre o mercado e ver que a música e arte estão presentes na vida e são essenciais”, ressalta.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]