O fim de um relacionamento abusivo, de sete anos, foi o start para Iandê de Albuquerque se lançar na literatura. Foi em 2014 que tudo começou. De postagens no Facebook, o pernambucano foi para o Instagram e hoje é autor de três livros editados pela Planeta. Em resumo, um escritor que fala sobre romances, reciprocidade, desilusões, amor próprio, autocuidado e resiliência. São escritos baseados na vivência. Iandê tem 28 anos e nasceu Recife (PE). Estudou Artes Visuais no IFPE.
Obras
Onde não existir reciprocidade, não se demore (2018) foi o primogênito. O livro traz reflexões sobre o fim de relacionamentos. Nele, Iandê parte da frase “quem realmente ama não desiste nunca’’ para mostrar que partir as vezes é um ato de amor e necessário.
Logo em seguida veio Para todas as pessoas intensas (2019). O livro traz textos, frases, reflexões e ilustrações sobre reciprocidade e intensidade. Nas 224 páginas o escritor mostra como ele agiu em algumas situações e o preço que pessoas intensas pagam. Já em 2020 lançou Para todas as pessoas apaixonantes. Nele traz reflexões de como uma pessoa pode despertar a paixão mesmo depois de muitas desilusões.
Proximidade
A obra de Iandê é simples e objetiva. Pega em cheio quem sofre por amor e busca uma ajuda. É um refúgio. O leitor que já passou por situações de desilusão amorosa se identifica com ela, pois Iandê fala sobre o que viveu em relacionamentos com diversos tipos de homens. É possível ainda, notar na obra traços do regionalismo nordestino. Na poesia, no uso das palavras e na descrição do cotidiano.
O escritor divulga trechos das obras e de outros pensamentos nas redes sociais, sobretudo no Instagram. Indâe tem também um blog que compartilha textos e vivências, além de parte do portfólio. No YouTube compartilha textos narrados. Você deve conhecer o trabalho do artista para se sentir abraçado, principalmente se você passou por um término de relacionamento.