fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Conheça Dua Lipa: artista britânica que atingiu o topo do Spotify Brasil

Don't start now foi a música mais ouvida no primeiro trimestre de 2020 no Spotify Brasil. Em geral, as primeiras posições são ocupadas por nomes do sertanejo e do funk brasileiros

Por Jaiane Souza *

30/04/2020 às 17:58 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Capa do disco Future Nostalgia, Foto: Warner Music / Divulgação

Provavelmente você já ouviu algum trecho da canção Don’t start now por aí. A música da artista britânica Dua Lipa, que foi lançada no fim do ano passado, em pouco tempo conquistou público e crítica, se destacando no alto de paradas musicais por todo o mundo. Inclusive, no Big Brother Brasil 2020. Se você ainda não parou para ouvir a música, vale dar uma chance à cantora.

O single faz parte do Future Nostalgia, disco recém lançado que também está dando o que falar. Isso porque o álbum remete a temporalidades diferentes: dialoga com o pop atual e com o disco, que atingiu o ápice de popularidade em meados da década de 1970. Ou seja, ao mesmo tempo em que é futurista, traz à tona uma espécie de nostalgia. Isso, inclusive, está traduzido até no título do novo trabalho. 

Entretanto, esses são apenas alguns dos motivos do sucesso de Future Nostalgia e do single Don’t start now. A carreira de Dua Lipa é recente e com apenas dois discos lançados já é cotada para ser um dos expoentes da música pop mundial. Sendo assim, conheça a seguir um pouco mais sobre a artista e características do seu novo trabalho.

Popularização de Don’t start now

No começo de abril, a música figurava na primeira posição no Spotify Brasil. O fato ocorreu logo após o lançamento do álbum completo. Uma posição surpreendente, já que o primeiro lugar sempre é ocupado por sertanejos ou funks, ritmos da música brasileira.

Entretanto, outro fator ajudou na popularização do hit no país, o programa Big Brother. Isso porque a participante Manu Gavassi, fã de Dua Lipa, criou uma coreografia para a música e dançava sempre que ela tocava nas festas da casa mais vigiada do Brasil. Don’t start now foi a música mais ouvida por brasileiros no primeiro trimestre de 2020.

Características do novo disco

Future Nostalgia é o segundo álbum de estúdio da cantora Dua Lipa e foi lançado em 27 de março pela Warner Records. Mesmo com o vazamento duas semanas antes do lançamento original, o trabalho é um sucesso e reúne gêneros como disco, pop, synthpop, house, funk, new wave, techno entre outros. Tudo isso com inspiração nos estilos das décadas de 1970 até 1990, o que provoca o efeito nostálgico e futurista já citados.

Outra característica importante e que já é marca registrada da artista são as letras cheias de empoderamento. Versa, também, por reflexões sobre amor e desilusões amorosas, sobre o passado, quebra de padrões de beleza e amadurecimento. Além disso, tem a característica de letra “chiclete”, aquelas canções com repetições e que ficam na cabeça de quem ouve. 

dua lipa

Foto: Warner Music / Divulgação

Trajetória artística

Dua Lipa nasceu em Londres, em 1995, enquanto os pais estavam refugiados em função da Guerra Civil da Iugoslávia. Com a independência de Kosovo eles decidiram voltar para o país, mas aos 15 anos Dua retornou para Londres para construir a carreira musical. Ela também atuou como modelo na cidade. A inclinação para música veio de ouvir o pai cantar. Inspirada, gravou covers para a internet e, em 2015, assinou com a Warner Music.

Foi, então, que surgiu o disco de estreia, que recebeu o mesmo nome de Dua Lipa, após alguns singles. O resultado foram nada mais, nada menos, que oito singles. Cinco deles ficaram no top 40 do Reino Unido na época. São eles Be the one, Hotter than hell, Blow your mind (Mwah), IDGAF e New Rules, sendo que New Rules foi o número um no país. Além disso ficou no top 10 dos Estados Unidos, chegando a atingir a posição seis. Com apenas um álbum lançado, em 2019, Dua Lipa venceu o Grammy nas categorias Artista Revelação e Melhor Gravação Dance com a música Electricity.

Ouça o álbum Future Nostagia na íntegra:

photo

E agora Manu Gavassi? Conheça os projetos da artista após o BBB

Depois de quase 100 dias confinada e sem faturar a cobiçada quantia de R$ 1.5 milhão, Manu Gavassi definitivamente pode se considerar campeã. Mesmo que o resultado anunciado na virada deste 28 de abril tenha sido outro. A vencedora, afinal, foi a médica Thelma Assis, com 44,10%. Mas, ainda assim, de todos os participantes envolvidos na […]

LEIA MAIS
photo

Lançamentos musicais de abril: confira o que chegou nos últimos dias

Os lançamentos e produções artísticas não param mesmo no período de isolamento social. Afinal, é preciso se manter ativo, já que o setor cultural é um dos mais afetados com a pandemia do novo coronavírus. Pensando nisso, destacamos neste post alguns dos lançamentos musicais do mês de abril para você conferir. Entre as novidades, a […]

LEIA MAIS
photo

Streaming: conheça plataformas de aluguel, compra e assinatura disponíveis no mercado

Você também tem ficado perdido diante de tantas opções para consumir filmes e séries? Nós sim! Por isso resolvemos conhecer melhor cada plataforma e te contar sobre elas.  Pensando nisso, selecionamos algumas opções para você saber como funciona e conhecer outras possibilidades além da gigante Netflix. Confira! Oldflix Para quem gosta de filmes antigos esta […]

LEIA MAIS