fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Confira oito lançamentos musicais de julho de 2020

Tem disco de Taylor Swift, Fernanda Takai, 14 Bis e ainda singles de Elza Soares com Flávio Renegado e Renato Enoch

Por Thiago Fonseca *

28/07/2020 às 09:26 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Fernanda Takai - Foto: Dudi Polonis / Divulgação

Potência e reflexão sobre o momento em que estamos vivendo caracterizam os lançamentos musicais de julho. A maior surpresa, sem dúvidas, é o novo disco de Taylor Swift, Folklore. Tem ainda o melancólico reflexivo Será que você vai acreditar?, de Fernanda Takai.

Na categoria single, destacamos o feat de Elza Soares e Flávio Renegado, Negrão Negra, e Navio, de Renato Enoch. Mas a lista não para por aí. Veja a seguir oito lançamentos imperdíveis de julho.

Taylor Swift

A cantora americana pegou os fãs de surpresa na última sexta-feira, dia 24, ao lançar o oitavo disco de estúdio Folklore. Foi um alvoroço na internet e o trabalho já é considerado um dos melhores da carreira da artista. Não é à toa que após lançamento, Taylor Swift cresceu mais de 400% no streaming e é 1º lugar no Top Trend da Deezer. O disco tem pegada indie-folk e as 16 faixas inéditas foram feitas na quarentena. É sucessor de Lover (2019) e foi feito em parceria com Aaron Dessner, do The National, e Jack Antonoff. Justin Vernon, do Bon Iver, é um único convidado e participa de Exile. Clique aqui e confira a matéria que fizemos sobre o disco.

 

Fernanda Takai

Na primeira quinzena do mês, o público conheceu o mais novo álbum de Takai. Será que você vai acreditar? foi produzido, arranjado, gravado e mixado durante o isolamento social por John Ulhoa. Ou seja: um disco com canções que dialogam com o contexto em que estamos vivendo. Dessa forma, as dez faixas trazem músicas melancólicas e sombrias. O trabalho surge dois anos depois de O tom da Takai (2018), dedicado à obra de Tom Jobim.

Elza Soares

Um dia após completar 90 anos, Elza Soares lançou o single Negrão Negra. O trabalho é fruto da parceria com o Mineiro Flávio Renegado. Em resumo, conforme consta no material de divulgação, a canção a enfatiza a luta, o orgulho e a resistência do povo preto em meio ao racismo. O trabalho passeia pela MPB, pelo rap e pelos beats da música eletrônica.

Orquestra Ouro Preto

Regida pelo maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto celebra em 2020 duas décadas. Como parte das comemorações, lançou no dia 10 de julho Orquestra Ouro Preto The Beatles – Vol. 2. Com 10 faixas arranjadas por Mateus Freire, o disco propõe um diálogo entre os universos da música erudita e popular. Sendo assim, traz no repertório arranjos inéditos, por exemplo, de “Can’t Buy Me Love”, “I Want to Hold Your Hand”, dentre outras.

Rincon Sapiência

Malícia é o novo single de Rincon Sapiência. Lançado no dia 24, o trabalho traz o conceito africano com ritmo inspirado nos novos movimentos surgidos na África. Segundo material de divulgação, uma mistura de afrobeats oriundos principalmente da Nigéria, Gana, Congo e Angola. Em síntese, a canção foi composta e produzia pela o artista e fala de uma luta diária do povo africano.

14 bis

A apresentação do grupo, em 2018, no Teatro Coliseu, em Santos, litoral sul de São Paulo, rendeu o novo disco 14 Bis Acústico ao Vivo. Recém chegado ao streaming, o álbum é uma das celebrações dos 40 anos de trajetória do grupo mineiro. O álbum é o 15º da trajetória do 14 Bis e reúne músicas dos quatro primeiros LPS do grupo, incluindo algumas faixas menos tocadas. Flavio Venturini também aparece no projeto.

Renato Enoch

No início do julho foi a vez de Renato Enoch lançar Navio. A canção fará parte do primeiro EP autoral do artista mineiro, que será lançado em 2020. A faixa é uma composição autoral e fala sobre um romance entre um capitão e um marinheiro. A letra é embalada por uma bossa contemporânea e batidas eletrônicas. O arranjo e a produção musical são assinados pelo artista e por Fillipe Glauss. Clique aqui e conheça mais sobre Renato.

Midnight Mocca

Mineira, a banda Midnight Mocca vem se destacando na cena indie do estado. Resultado disso é o novo disco, EP Higher Ground, previsto ainda para 2020. Contudo, o público já pode conferir algumas canções dele. Como Far From Everyone, lançada no dia 25 de julho. A música conta com Túlio Mourão (ex-Os Mutantes) ao piano e tem influências de Mac Demarco e Fleet Foxes.

‘Negrão Negra’ é novo single de Elza Soares com Flávio Renegado – Foto: Spunk / Divulgação

photo

Por que você deveria ver o documentário Sandy e Junior – A História?

A cada novo produto lançado pela dupla Sandy e Junior os parâmetros sobre “fenômeno” são atualizados. Goste ou não da música que os irmãos fazem, não conseguir ver o impacto que geram no mercado do entretenimento é puro negacionismo. Se a turnê “revival” de 2019 provocou uma corrida sem precedentes pela compra de ingressos, o […]

LEIA MAIS
photo

Plataforma Coletiva Queerlombos lança site dedicado à cultura LGBTQIA+

Com o objetivo de oferecer publicamente e gratuitamente conteúdos para e sobre a comunidade LGBTQIA+, a Plataforma Coletiva Queerlombos lança, em 27 de julho, o primeiro site dedicado à cultura LGBTQIA+ de Minas Gerais. “É um espaço de visibilidade e documentação, no qual os trabalhos e informações ficarão disponíveis para consultas a qualquer momento”, explica […]

LEIA MAIS
photo

Drive-in se populariza em BH e região: nós experimentamos

Vista uma roupa qualquer. Separe um cobertor. Entre no carro e prepare-se para uma nova experiência cultural. É a nova era dos drive-ins. Na região metropolitana de Belo Horizonte três projetos já trazem entretenimento sobre quatro rodas. A experiência é bem interessante e nostálgica. A Cineart foi a precursora no modelo de cinema drive-in em […]

LEIA MAIS