fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Confira: editais culturais com inscrições abertas

Os projetos são de Dudude, Cyntilante Produções e o do Brasil Cena Aberta.

Por Thiago Fonseca *

11/02/2020 às 09:27 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
A Princesa Frida (2015) foi resultado da residência do Curso de Teatro Musical - Foto: Guto Muniz / Divulgação

A artista da dança Dudude, a Cyntilante Produções e o Brasil Cena Aberta estão com inscrições abertas para artistas interessados em cursos, residências e apresentação de espetáculos. Com o projeto Lab In-vento, Dudude selecionará 12 artistas para um residência de dois meses. A Cyntilante, selecionará 20 artistas para o Curso de Teatro Musical. Já o Brasil Cena Aberta, levará um artista brasileiro para residência de três meses na França e também recebe inscrições de artistas interessados em apresentar espetáculos no evento marcado para outubro em São Paulo. Confira:

Curso de Teatro Musical para artistas

Você já pensou se especializar em teatro musical? Pois então, essa é a hora! O Centro de Atividades Musicais Artísticas, da Cyntilante Produções, está com inscrições para o curso gratuito de Teatro Musical para artistas. As inscrições vão até 14 de fevereiro (sexta-feira) pelo link.

Podem participar artistas profissionais ou com formação técnica/acadêmica concluída. Os candidatos serão escolhidos mediante análise de currículo e audição. Serão selecionados um total de 20 alunos, com idade mínima de 18 anos. Durante a especialização, os artistas terão acesso a disciplinas de interpretação, canto e dança, que vão ampliar as habilidades nas três áreas. Ao final do curso, os alunos participarão da montagem de operetas infantis, que farão circulação em Minas, Rio e São Paulo.

 

Foto: Lena Maia / Divulgação

Lab In-vento

A artista da dança, Dudude, lança convocatória para o projeto Lab In-vento. Um laboratório de criação para estudo e prática de improvisação em dança e música, voltado para artistas de BH. Podem se inscrever estudantes e artistas (bailarinos, atores, performers e músicos) com idade entre 20 a 40 anos, moradores da cidade de Belo Horizonte, com pelo menos dois anos de experiência artística e interesse no estudo da improvisação.

Os participantes receberão ajuda de custo para imersão em dois meses de trabalho, abril e maio, com apresentações em junho, abertas ao público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 22 de fevereiro, pelo formulário online. Serão selecionadas 12 pessoas. A seleção será feita mediante análise de currículo, carta de intenção e portfólio. A divulgação do resultado ocorrerá no dia 25.02, e a entrevista presencial com os selecionados, no dia 27.02. O laboratório acontecerá em um espaço na região central de Belo Horizonte a ser divulgado ainda em março. Os encontros serão semanais, durante dois meses.

Brasil Cena Aberta

A plataforma Brasil Cena Aberta está com inscrições abertas, até o dia 15 de março, para artistas brasileiros do teatro, dança ou performance se inscreverem para residência artística em Paris. O residente irá trabalhar e morar em um ateliê-estúdio na Cité Internationale des Arts, de 4 de maio a 27 de julho de 2020. Será selecionado um artista que receberá passagem de ida e volta, uma bolsa mensal de 1.300 euros e deverá pagar uma taxa em torno de 500 euros por mês para cobrir as despesas do ateliê-estúdio.

A inscrição é feita pelo site. Os candidatos devem necessariamente atender aos seguintes critérios: pelo menos 5 anos de experiência comprovada, o artista deverá participar das atividades do Brasil Cena Aberta 2020, no período de 27 de outubro a 01 de novembro, em São Paulo e participar de ao menos um evento da Programação Cultural da Cité des Arts durante o período de sua residência. Para a seleção o júri levará em consideração: A carreira profissional do candidato, o conteúdo e a qualidade do projeto artístico, a conexão do projeto com Paris e cronograma de trabalho previsto e os contatos já estabelecidos. O resultado será divulgado no dia 15 de março de 2020.

Já os interessados em apresentar espetáculos para os convidados internacionais do evento devem inscrever a proposta até o dia 20 de março. Serão aceitas montagens de dança, teatro e performance, todas para o público adulto. Os artistas devem ter disponibilidade para estar em São Paulo durante o Brasil Cena Aberta, que vai de 27 de outubro a 01 de novembro.

Confira outros destaques de artes cênicas no Culturadoria

photo

Parcerias na música: feat como estratégia artística e de audiência

O festival S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L! comemorou os 10 anos de realização em grande estilo. Mais de 40 artistas passaram pelos três palcos durante uma festa de 12 horas. O destaque foi para os encontros e parcerias. Confira aqui a nossa cobertura do festival. Ao todo, 11 artistas dividiram o palco com colegas até mesmo de estilos muito diferentes. […]

LEIA MAIS
photo

Por que Parasita mereceu ganhar o Oscar?

“Estou sem palavras. Nós nunca imaginamos que isso acontecesse”, disse a produtora Kwak Sin Ae assim que recebeu o Oscar por Parasita. Pois é, Kwak, nem vocês e nem o mundo esperava por este resultado. E como foi bom, né? Mais que surpreendente, a estatueta de melhor filme para o longa sul-coreano é representativa. Foram […]

LEIA MAIS
photo

Conheça O Andarilho: bar no Mercado Novo que reinventou o jeito de tomar licor

Desde que se instalou no segundo andar do Mercado Novo, em dezembro, o Andarilho, tem feito o maior sucesso. Isso porque o estabelecimento é focado em licor. E mais: coquetéis preparados com a bebida. Algo diferente. Sendo assim, é o único do segmento em Belo Horizonte. São 45 licores que carregam sabores típicos de várias […]

LEIA MAIS