Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Confira comemorações gratuitas da Semana da Língua Portuguesa

Data é comemorada em 5 de maio e exalta a riqueza linguística e abrangência da língua
Por Jaiane Souza
língua portuguesa
Museu da Língua Portugesa. Foto: Museu da língua portuguesa foto Cleo Velleda / Governo de SP

5 de maio é o Dia Internacional da Língua Portuguesa! A data foi oficialmente instituída em 2009 no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa com objetivo de promover o sentido de comunidade e pluralismo dos falantes. Dessa forma, para celebrar a riqueza linguística e a abrangência da língua, diversas instituições realizam eventos artísticos, linguísticos e culturais. A Semana da Língua Portuguesa no Brasil, por exemplo, ocorre em todo o país. Pensando nisso, selecionamos algumas celebrações programadas ao longo desta semana para você curtir. Confira!

Museu da Língua Portuguesa

Já pensou passar a semana inteira comemorando com várias personalidades das artes como os músicos Tom Zé, Maria Bethânia e Linn da Quebrada, e escritores como José Eduardo Agualusa e Mia Couto? Pois é, o museu desenvolveu uma programação especial que vai de 3 a 5 de maio abrangendo bate-papos e performances relacionadas ao idioma. A transmissão é pelo canal do YouTube do museu. Dessa forma, você pode conferir a programação completa e mais detalhes no site da instituição.

Além disso, para quem mora ou está em São Paulo, pode conferir atividades presenciais. Até o dia 7 de maio, ocorrem visitas à exposição temporária Língua Solta, que reabre o museu no segundo semestre de 2021. Entretanto, devido à pandemia, para participar é preciso retirar ingressos pelo Sympla. Serão permitidas dez pessoas por horário. 

Fórum das Letras

Junto com O Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Fórum das Letras celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa de 5 a 7 de maio. Para isso, organizou uma programação que discute os problemas culturais que atravessamos na atualidade, ou seja, em um contexto de pandemia. A ideia principal é promover a valorização da identidade, da diversidade e da literatura produzidas em países de língua portuguesa principalmente. 

Em resumo, serão três debates que contam com a participação de nomes importantes da literatura brasileira e portuguesa. Então, para assistir, acesse o canal do Fórum das Letras no YouTube. Confira a programação:

05/05, 11h – Mesa 1: A pandemia e outros desafios da contemporaneidade para a união entre os países de língua portuguesa;

06/05, 11h – Mesa 2: Como publicar e divulgar um livro nos países de língua portuguesa?

07/05, 11h – Mesa 3: A Mutação dos Festivais Literários na Era Digital 

língua portuguesa
Tom Zé. Foto: Andre Conti / Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!