Neste fim de semana vai ser realizado o tão aguardado show da dupla Sandy e Junior em BH. Infelizmente, os ingressos já estão esgotados há tempos. Entretanto, nós do Culturadoria pensamos em você e fizemos uma seleção de eventos gratuitos para quem precisa chorar as mágoas, digo, aproveitar mesmo não tendo ido na turnê de Nossa História. Claro que você que não está nem aí para a dupla de irmãos também vai aproveitar.
Seja como for, não precisa ficar triste. Os eventos gratuitos são uma ótima opção, inclusive, para economizar.
Acontece na cultura
Antes de partir para as nossas dicas gratuitas do fim de semana, o que será que está acontecendo no mundo da cultura? A cantora Tulipa Ruiz, por exemplo, acaba de lançar um novo disco com participação de João Donato. Este é o terceiro álbum da cantora e ela convidou o músico para cantar e tocar piano na música Tafetá, uma das faixas do álbum Dancê. Fica evidente que João Donato está de olho na nova geração de músicos brasileiros e Tulipa Ruiz busca novos caminhos para as suas produções.
Nesta semana estão sendo celebrados os 50 anos do Festival de Woodstock, evento de música que foi realizado entre 15 e 18 de agosto de 1969. Woodstock é lembrando com um célebre festival até os dias de hoje. Foi realmente um marco na história da cultura contemporânea. Só pra exemplificar, a pequena cidade, que fica a 171 quilômetros de Nova York, recebeu nomes como Janis Joplin, Jimi Hendrix e The Who.
De volta à capital mineira
Neste fim de semana BH recebe a terceira edição do AmBHulantes, projeto cultural que convida o público a pedalar por ruas de BH, reimaginando a forma de se relacionar com a cidade. O evento conta, ainda com apresentação de Laura Sette e Paige Williams.
Nossa cidade vai receber, também, a Academia de Palhaços pela primeira vez. Grupo escolheu uma das montagens mais premiadas para se apresentar por aqui: Adeus, palhaços mortos. Então, vamos conferir o que rola por aqui neste fim de semana?
3º AmBHulantes
Em mais uma edição o projeto AmBHulantes traz diversas atrações para a Região Leste de BH. O terceiro de cinco encontros planejados para 2019 começa com um cortejo musical guiado por ciclistas no Bairro Pompéia e vai até o Santa Tereza. Lá, toda a programação cultural será realizada das 11h30 até o início da noite. Entre as atrações, além das musicais, vai ter Gaymada, encontro esportivo direcionado para a luta da comunidade LGBTQIA+. Tem, ainda, bate-papo sobre mobilidade urbana.
[O QUE] AmBHulantes #3 [QUANDO] 17 de agosto, 9h [ONDE] Fósforo Cenografia – rua Belém, 220, Pompéia – BH [QUANTO] Gratuito // Mais Informações: @ambhulantes | fb/ambhulantes
Primavera Literária
Batalha de slam, contação de histórias, debates, oficinas e seminários. Tudo isso na quarta edição da Primavera Literária que, neste fim de semana, ocupa o CCBB. Entre autores convidados estão Ricardo Lísias (autor do ótimo O divórcio) e a poeta Anna Martins Marques, orgulho da nova geração da poesia que vem de Minas. Outro aspecto que vale destacar sobre este evento é a bela e urgente aproximação com o rap. Seja ele musical ou literário. Sendo assim, a rainha do slam, Nívea Sabino e os rappers Douglas Din e Roger Deff também estão na programação. A grade completa você encontra aqui.
[O QUE] Primavera literária – 4ª edição [QUANDO] 15 a 18 de agosto, de 10h às 22h [ONDE] CCBB BH – Praça da Liberdade, Funcionários – BH [QUANTO] Entrada gratuita
Casa de Farinhas
No Dia do Patrimônio, 17 de agosto, o performer Shima e a chef e pesquisadora em gastronomia Agnes Farkasvölgyi apresentam uma performance instalação para homenagear as farinhas de milho e de mandioca. É isso mesmo. ambas são nativas do Brasil e estão em extremos opostos. Uma é rizoma e a outra, grão. Quem conhece o trabalho de Agnes, por exemplo, já deve imaginar o quão inventiva ela pode ser para prestar esta homenagem, né? Mais que uma chef de cozinha, ela é uma verdadeira artista e – por que não? – uma performer também.
[O QUE] Casa das Farinhas: Shima convida Agnes Farkasvölgyi [QUANDO] Dia 17 de agosto às 14h [ONDE] Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade, Savassi, BH [QUANTO] Gratuito
Festejo do Tambor Mineiro
Zezé Motta, Tizumba, Pererê e outros artistas se unem neste fim de semana para participar do Festejo do Tambor Mineiro. Ele foi criado em 2002 e logo ganhou reconhecimento pelas ruas do Bairro Prado. O encontro do dia 17 de agosto é para celebrar a cultura reinadeira/congadeira e a influência banto na música produzida no Brasil e na capital mineira. Claro que é preciso destacar a inusitada presença de Zezé Motta. A atriz e cantora promete tornar ainda mais especial o encontro que mistura arte e religiosidade.
[O QUE] Festejo do Tambor Mineiro com Zezé Motta, Tizumba, Pererê e muito mais [QUANDO] 18 de agosto a partir das 10h [ONDE] Rua Ituiutaba, 399, Prado – BH [QUANTO] 1kg de alimento não perecível na entrada do evento.
Bumba Meu Boi
Bumba meu boi é uma dança popular do folclore brasileiro que conta com animais e humanos fantasiados. Os personagens dançam em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi. Agora, você já imaginou essa história em francês? O musical Boum Mon Boeuf é uma produção do La Roda, grupo de músicos franco-brasileiros. Eles sempre mesclam o clássico e o popular. Em resumo, é uma versão com sotaque – e interpretação – francês do Bumba-Meu-Boi.
[O QUE] Musical Boum Mon Boeuf, versão franco-brasileira do Bumba-Meu-Boi [QUANDO] 20 de agosto, 20h [ONDE] Teatro de bolso de Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, Centro -BH (31) 3270-8100 [QUANTO] Gratuito, com retirada de ingressos meia hora antes da peça.
Adeus, palhaços mortos
Pela primeira vez na história, o grupo Academia de Palhaços, de São Paulo, se apresenta em Belo Horizonte. A peça escolhida para a temporada mineira é “Adeus, palhaços mortos”, uma das montagens mais premiadas do repertório. O espetáculo é baseado na obra do romeno Matei Visniec. O elenco é formado por Laíza Dantas, Paula Hemsi e Maurício Schneider com direção de José Roberto Jardim. É uma peça que reflete sobre o fazer artístico, a resiliência do artista e a urgência e a necessidade da arte para a sociedade.
[O QUE] Espetáculo “Adeus, Palhaços Mortos” [QUANDO] 16 e 17 de agosto, 20h [ONDE] Galpão Cine Horto – Rua Pitangui, 3613, Horto – BH – (31) 3481-5580 [QUANTO] Gratuito
Festa da Fotografia
A ideia de um novo espaço dedicado à fotografia surgiu de Guto Muniz, Madu Dorella e Beto Eterovick. E para começar em grande estilo será realizada uma festa com varal de trocas fotográficas, feira do fotografia, livraria especializada e lançamento da coleção do Grupo Giramundo de Teatro na Cena Vestida.
[O QUE] Festa da Fotografia inaugura novo espaço em BH [QUANDO] 17 de agosto, 10h às 18h [ONDE] Núcleo de Estudos Fotografia Arte e Cultura – Rua Jeha, 124A, São Bento – BH [QUANTO] Gratuito
Villa Stella
Quem curte gastronomia já sabe que a rua em frente à Sala Minas Gerais virou point dos eventos do tipo, né. Pois será á o Vila Stella. O evento segue os formato de outros parceiros consagrados, tipo o Fartura, e reúne o melhor da gastronomia contemporânea com música. A curadoria ficou a cargo de Felipe Rameh e entre os convidados para os comes e bebes estão A Borracharia, Alma Chef, Baixo Lourdes, Bar da Lora, Bení Kebab, Birosca, Nonô – O Rei do Caldo Mocotó, Dona Lucinha, Dorsé Bar & Restaurante, Guaja, Magrí, Pão de Queijaria, Querida Jacinta, Restaurante e Empório Morada Mexicana e Xapuri. Maíra Baldaia faz show no sábado e no domingo tem Graveola.
[O QUE] Villa Stella [QUANDO] 17 e 18 de agosto, a partir das 12h [ONDE] Rua Tenente Brito Melo 1090, Barro Preto [QUANTO] Entrada gratuita
Ser Tão gerais
Por fim, uma dica até para a segunda-feira. Alexandre Guzanshe lança em BH o fotolivro Ser Tão Gerais. É o primeiro lançamento do jornalista e repórter fotográfico. Ele mostra registros de diversas viagens que fez pelo sertão de Guimarães Rosa. A obra foi realizada durante seis anos e é inspirado, claro, no livro Grande Sertão: veredas.
[O QUE] Ser Tão gerais [QUANDO] 19 de agosto, 19h [ONDE] Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342, Funcionários – BH [QUANTO] Gratuito