fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Concurso que premia jovens dramaturgos abre inscrições

Por Thiago Fonseca *

22/04/2018 às 12:46 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Sesc / Divulgação.

O Sesc está com inscrições abertas, até o dia 17 de maio, para a oitava edição do concurso nacional Jovens Dramaturgos. Podem se inscrever candidatos entre 15 e 29 anos. As cinco melhores peças serão publicadas em um livro. Os selecionados ainda participarão de uma residência artística de quatro dias no Rio de Janeiro, com tudo pago.

“Decidimos criar o projeto, há sete anos, após perceber uma lacuna na escrita dramaturga entre os mais novos. Ele vem para incentivar os jovens a produzirem seus textos e terem essa produção publicada. Ainda é uma oportunidade de dar voz a novos talentos de todo o país, e assim, possibilitar a disseminação de retratos de realidades distintas, aproximando público e artistas”, explica Leonardo Minervini, coordenador geral de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo e-mail concursojovensdramaturgos@gmail.com. Serão aceitos apenas textos teatrais inéditos e originais, de 10 a 15 páginas. Adaptações de qualquer tipo serão desclassificadas. Cada candidato só poderá inscrever uma vez.

Os roteiros escritos em processos de criação coletiva poderão ser inscritos por meio da escolha de um representante, desde que todos os envolvidos estejam com idade dentro da faixa permitida. O tema é livre e quem já participou poderá se candidatar novamente.

Os textos enviados para o e-mail deverão estar em PDF e texto em Word, nas normas da ABNT. Além disso, o candidato deverá preencher uma ficha de inscrição disponível no site.  Ainda enviar uma minibiografia, de até quinhentos caracteres, e cópia da identidade.

 

Continua após a publicidade...

 

Leitura encenada dos textos da 7º edição do Jovens Dramaturgos – Foto: Sesc / Divulgação.

NOVIDADES

As obras serão avaliadas por um comitê curador formado por técnicos de Cultura do Sesc, críticos e especialistas do setor teatral. Eles avaliarão a originalidade e abordagem do tema tratado no texto, a qualidade da construção e de elaboração de personagens. Ainda a utilização de meios, linguagens e/ou suportes que dinamizem o discurso cênico.

A divulgação das obras selecionadas será realizada até o dia 2 de agosto de 2018, no site da Escola Sesc. A premiação será dividia em duas categorias: texto de autores de 15 a 21 anos e outra de 22 a 29 anos. Cada um ganhará 50 edições do livro, que terá 700 exemplares, e a residência artística de 17 a 20 de outubro de 2018. Lá os autores assistirão à leitura encenada de seus textos e participarão do lançamento do livro. O regulamento completo do projeto você confere aqui.

“Nesta edição dividimos o projeto em duas categorias para intensificar para jovens de 15 a 21 anos. Em oito anos de projetos alguns textos foram montados por companhias de teatro que virão os textos e gostaram. Isso nos anima. Estamos estudando para ampliar o projeto para outros gêneros”, completa Minervinil.

 

 

photo

Com mais de 400 atrações, Festival de Curitiba começa com Grupo Corpo

Qual o papel que um festival de teatro desempenha hoje? A pergunta é uma das tantas que orienta o pensamento do diretor e dramaturbo Márcio Abreu desde que assumiu a curadoria do Festival de Teatro de Curitiba. A edição que começa nesta terça, 27 de março, e vai até 08 de abril é a terceira […]

LEIA MAIS
photo

Já estão à venda os ingressos para o novo espetáculo do Grupo Corpo

Mesmo com décadas de carreira, toda estreia do Grupo Corpo é cercada de expectativas. Desta vez não é diferente, sobretudo porque a trilha sonora da nova montagem é uma criação de Gilberto Gil. Por isso, o balé foi singelamente – e acertadamente – batizado de apenas GIL. É desse jeito mesmo. A caixa alta ajuda […]

LEIA MAIS
photo

Cinco peças da Campanha que o Culturadoria viu e recomenda

Nightvodka A parceria do Grupo Armatrux com o diretor Eid Ribeiro é de longa data. Mesmo assim, eles conseguiram sair de uma zona de conforto para fazer Nightvodka. O espetáculo se inspira na literatura de Svetlana Alexijevich. É um potente flerte com a performance. Quando vi achei a primeira parte da peça um pouco arrastada, […]

LEIA MAIS