Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Concurso que premia jovens dramaturgos abre inscrições

Gostou? Compartilhe!

O Sesc está com inscrições abertas, até o dia 17 de maio, para a oitava edição do concurso nacional Jovens Dramaturgos. Podem se inscrever candidatos entre 15 e 29 anos. As cinco melhores peças serão publicadas em um livro. Os selecionados ainda participarão de uma residência artística de quatro dias no Rio de Janeiro, com tudo pago.

“Decidimos criar o projeto, há sete anos, após perceber uma lacuna na escrita dramaturga entre os mais novos. Ele vem para incentivar os jovens a produzirem seus textos e terem essa produção publicada. Ainda é uma oportunidade de dar voz a novos talentos de todo o país, e assim, possibilitar a disseminação de retratos de realidades distintas, aproximando público e artistas”, explica Leonardo Minervini, coordenador geral de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo e-mail [email protected]. Serão aceitos apenas textos teatrais inéditos e originais, de 10 a 15 páginas. Adaptações de qualquer tipo serão desclassificadas. Cada candidato só poderá inscrever uma vez.

Foto: Sesc / Divulgação.

Os roteiros escritos em processos de criação coletiva poderão ser inscritos por meio da escolha de um representante, desde que todos os envolvidos estejam com idade dentro da faixa permitida. O tema é livre e quem já participou poderá se candidatar novamente.

Os textos enviados para o e-mail deverão estar em PDF e texto em Word, nas normas da ABNT. Além disso, o candidato deverá preencher uma ficha de inscrição disponível no site.  Ainda enviar uma minibiografia, de até quinhentos caracteres, e cópia da identidade.

 

[culturadoriaads]

 

Leitura encenada dos textos da 7º edição do Jovens Dramaturgos – Foto: Sesc / Divulgação.

NOVIDADES

As obras serão avaliadas por um comitê curador formado por técnicos de Cultura do Sesc, críticos e especialistas do setor teatral. Eles avaliarão a originalidade e abordagem do tema tratado no texto, a qualidade da construção e de elaboração de personagens. Ainda a utilização de meios, linguagens e/ou suportes que dinamizem o discurso cênico.

A divulgação das obras selecionadas será realizada até o dia 2 de agosto de 2018, no site da Escola Sesc. A premiação será dividia em duas categorias: texto de autores de 15 a 21 anos e outra de 22 a 29 anos. Cada um ganhará 50 edições do livro, que terá 700 exemplares, e a residência artística de 17 a 20 de outubro de 2018. Lá os autores assistirão à leitura encenada de seus textos e participarão do lançamento do livro. O regulamento completo do projeto você confere aqui.

“Nesta edição dividimos o projeto em duas categorias para intensificar para jovens de 15 a 21 anos. Em oito anos de projetos alguns textos foram montados por companhias de teatro que virão os textos e gostaram. Isso nos anima. Estamos estudando para ampliar o projeto para outros gêneros”, completa Minervinil.

 

 

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]