Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de BH 2020 recebe inscrições até 22 de fevereiro

Prazo foi prorrogado e candidatos concorrem a R$ 25 mil nas categorias Conto e Poesia. Duas obras serão contempladas.
Concurso (In)visíveis
Crédito: Canva

Atenção, escritores! A Prefeitura de Belo Horizonte prorrogou até 22 de fevereiro o prazo de inscrição para o Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2020, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura. Esta edição contempla as categorias Conto e Poesia. Além disso, o concurso tem o objetivo de valorizar e fomentar a produção literária nacional, premiando obras inéditas em língua portuguesa. 

As inscrições são gratuitas e cada uma das duas obras premiadas recebe o valor de R$ 25 mil. O prazo foi prorrogado para que os candidatos tenham mais tempo para organizar as propostas e encaminhá-las adequadamente e com mais tranquilidade.

Como participar

Podem se inscrever pessoas físicas, brasileiras natas ou residentes no país com obras inéditas e escritas em português. Ou seja, produções que não tenham sido publicadas em nenhum veículo, mencionadas ou publicadas durante o período do concurso. Além disso, cada pessoa pode ser premiada em apenas uma categoria. 

Para participar, o candidato precisa seguir todas as especificações do edital e encaminhar envelopes com a documentação e propostas pelos Correios ou entregar presencialmente na sede da Fundação Municipal de Cultura. 

O concurso

O Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte foi criado em 1947 para comemorar meio século da capital mineira e é o concurso mais antigo do Brasil. O destaque é o fato de premiar apenas obras inéditas e revelar escritores e obras. Em resumo, a ideia é dar visibilidade para a produção literária contemporânea brasileira. A cada ano as categorias se alternam entre Conto e Poesia e Dramaturgia e Romance. 

No site da Prefeitura de Belo Horizonte você confere o edital completo e mais detalhes do concurso. Para solicitar outras informações basta escrever para o email premiocbh@pbh.gov.br.

Concurso Nacional de Literatura
Crédito: Canva

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!