Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Editorias: como definir macro temas para a comunicação do seu negócio

Gostou? Compartilhe!

Se engana quem acha que definir a comunicação de um negócio é tarefa para qualquer um. Não é mesmo! Todos os posts, legendas, fotos, artes e vídeos tem um propósito e devem ajudar a mostrar a marca e seu universo. Por isso, para produzir conteúdo é importante você pensar em editorias, ou seja, macro temas que irão te nortear na hora de fazer o brainstorming de pautas.

Para você entender direitinho, veja como funciona no Culturadoria e no Culturadoria Lab. Nos dedicamos a fazer uma curadoria de informações e eventos para uma comunidade que quer consumir arte e cultura. Dessa forma, é possível ver que dentro do universo Culturadoria, temos vários temas: eventos, artistas que queremos apresentar, dicas de filmes, de livros, de música. São esses assuntos que vão guiar os conteúdos tratados dentro do site e Instagram.

Editorias

Sendo assim, vamos para as editorias. Dentro dos muitos assuntos do Culturadoria, temos:

cursos online
Foto: banco de imagens Canva
  • Entenda é a editoria que vai explicar uma polêmica, um sucesso, um fracasso e etc.
  • Porque busca explicar determinado elemento ou situação que movimente (ou tenha movimentado) a arte e a cultura no mundo.
  • Conheça é dedicada a apresentar algo a nossa comunidade. Seja um artista revelação, um aspecto de uma determinada obra.
  • Listas de recomendações de todas as áreas: cinema, música, literatura, teatro.
  • Invasão de Camarim editoria de vídeo na qual a equipe do Culturadoria visita o camarim de um artista e bate-papo com ele.
  • Sexta pode, temporariamente fora do ar, é o momento de experimentar a cena gastronômica e registrar as nossas impressões

Já no Culturadoria Lab, o laboratório de comunicação digital e aprendizagem criativa do Culturadoria, trabalhamos com outras editorias. Os temas que norteiam este novo projeto envolvem marketing digital, empreendedorismo, criatividade e etc. São elas:

  • Para ver tem dicas de filmes, palestras disponíveis on-line para aumentar o seu repertório
  • Para ouvir selecionamos dicas de podcasts
  • Para seguir recomendamos perfis interessantes que possam contribuir para a sua formação
  • Para ler reúne dicas de livros, conteúdo jornalístico e afins
  • Para praticar tem dicas práticas de comunicação e marketing

Ou seja, você pode até nomeá-las para dar a cara do seu negócio.

Passo a passo

Você está se perguntando como definir, então, essas editorias. Em primeiro lugar, depois de ter o conceito da sua marca definido e o próximo passo é saber quem é a sua persona, pegue uma folha de papel. Nela, por exemplo, você vai escrever todos os assuntos que estão dentro do universo da sua marca.

Depois de feito isso, então, é hora de agrupar o que você escreveu. Quais tópicos estão dentro de um mesmo macro tema? Assim, você vai juntando os assuntos e vendo as possíveis editorias para a comunicação do seu negócio. Ou seja, uma vez que você tem tudo levantado, é muito mais fácil para pesquisar pautas e ter ideias de conteúdo, já que você tem as editorias para te guiar.

Se você fizer esse exercício, me manda uma mensagem no Instagram?

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]