Apresentação da Sinfônica no Dia da Consciência Negra traz a presença das cantoras mineiras Adriana Araújo e Nath Rodrigues
Equipe Culturadoria
A excelência negra na música erudita e popular brasileira ganha o palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes no mês de novembro. Assim, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais celebra o Dia da Consciência Negra em dois concertos com as cantoras mineiras Adriana Araújo e Nath Rodrigues. Do mesmo modo, come uma homenagem a Dona Eliza, precursora do samba em Belo Horizonte. O programa completo será interpretado no dia 20 de novembro (quarta-feira), a partir das 20h.
Sob regência do maestro convidado Angelo Rafael Fonseca, o repertório do concerto traz obras de Chiquinha Gonzaga, Dona Ivone Lara, Milton Nascimento e Dorival Caymmi, entre outros compositores afro-brasileiros de renome. Já “Suite Atlântico Negro”, do autor baiano Hugo Sanbone, terá estreia mundial nas apresentações.
Dona Eliza
Natural de Águas Formosas, município mineiro do Vale do Mucuri, Dona Eliza desde menina cantava em festas escolares e aniversários. Com mais de meio século de carreira, foi membro da Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte por 11 anos e participante ativa do carnaval da capital. A sambista tem mais de 800 músicas gravadas. Assim, sua inclusão no repertório do concerto celebra a contribuição dela à música brasileira, refletindo a riqueza e a diversidade da produção artística negra, principalmente em sua vertente popular e com origem em Minas Gerais.
O maestro
Da Bahia vem o maestro Angelo Rafael Fonseca, que rege pela primeira vez a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Angelo Rafael é Bacharel, Mestre e Doutor em Regência Orquestral e Performance Musical pela Universidade Federal da Bahia. É Diretor Artístico e Maestro Principal da Orquestra de Câmara de Salvador, Orquestra Sinfônica de Itabaiana/SE e da Orquestra Filarmônica da Bahia. Também atua no Coral Ecumênico da Bahia, Coro Comunitário Neojiba e, mais recentemente, à frente do Coral da Assembleia Legislativa da Bahia. Nos anos de 2004 e 2010, foi bolsista do Goethe-Institut, residindo na Alemanha. Em 2013, através do programa Partners of the Americas, atuou como Professor convidado no Elizabethtown College e na Millersville University, ambas na Pensilvânia (EUA).
Serviço
Concertos da Liberdade – Dia da Consciência Negra
Quando. Quarta, 20 de novembro, às 20h
Onde. Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro)
Classificação indicativa: 10 anos
Quanto. Ingressos a R$30 a inteira e R$15 a meia-entrada, disponíveis na bilheteria do Palácio das Artes e na plataforma Eventim