A partir deste sábado, 20 de abril, o Coletivo nomeiodeparacom passa a circular por centros culturais festejando uma década de estrada
A montagem de dança “nomeiodeparacom”, do coletivo de mesmo nome, está de volta à capital mineira. Assim, neste sábado, 20 de abril, às 15h, aterrissa no Centro Cultural Pampulha, com entrada franca. A iniciativa integra as ações comemorativas aos dez anos do coletivo. A montagem — que traz no elenco, além de Violeta, Joana Wanner, Johnny Cezar e Gabriel Felippe — traz à tona experiências das juventudes no mundo atual. Já no dia 25, o espetáculo chega ao Centro Cultural Salgado Filho, também com a entrada gratuita.
Foi a bailarina e pesquisadora Violeta Penna que, com orientação de Tuca Pinheiro, concebeu o trabalho, fruto de uma série de oficinas de dança. Na verdade, experiências conduzidas em quatro centros culturais de BH, em 2013. “Nas oficinas, em 2013, surgiram questões e temáticas presentes no cotidiano dos participantes. Assim, fomos percebendo o modo como lidavam com a própria juventude. E essas questões estão presentes ainda hoje”, explana Joana Wanner, integrante do coletivo.
Temáticas
“Desse modo, o espetáculo do coletivo aborda o uso do celular, as relações de amizades e amorosas, o desejo de fazer muitas coisas e, ao mesmo tempo, não querer fazer nada. Abordamos vários pontos com muita intensidade e energia, assim como são os jovens atuais”, prossegue ela. As duas apresentações fazem parte do projeto “Circulação nomeiodeparacom 10 anos”, contemplada no Fundo Multilinguagens, da Lei de Incentivo a Cultura de BH.
E mais
Na sequência, o coletivo reativa as montagens “A Jogada” e “Primeiro Tempo de Algo”. A primeira é uma peça interativa, que convida o público a compor a cena de dança. O espetáculo é gamificado, ou seja, traz a proposta de ser também um jogo. Já “Primeiro Tempo de Algo” é o mais recente trabalho do coletivo. A direção é do mexicano Carlos Castellanos. “A peça parte das memórias de juventude do elenco. Assim, falamos de momentos de impasse, de barreiras, bem como das passagens, das transições…”, adianta Violeta.
Serviço
Peça “nomeiodeparacom”
Dia 20/04 – Centro Cultural Pampulha (rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, Itatiaia), às 15h
Dia 25/04 – Centro Cultural Salgado Filho (rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho), às 19h
Entrada Gratuita (sujeito a lotação)
Mais informações no Instagram do grupo