De 24 a 28 de maio, o Coletivo Lança realiza gratuitamente uma série de oficinas gratuitas no YouTube mediante inscrição. Em resumo, são atividades que vão da produção à divulgação. Ou seja, profissionais de todo o Brasil vão compartilhar algumas das principais ferramentas para tirar projetos do papel. Do planejamento de carreira, passando pela produção de conteúdo e até técnicas de sonorização, marketing e assessoria de imprensa. A ideia da 1ª Semana de Oficinas é preparar artistas independentes para o caminho da música. Em outras palavras, ajudar a garantir que o artista possa ter mais autonomia sobre a sua carreira e aperfeiçoar os conhecimentos em produção.
O Coletivo Lança é formado por nomes já conhecidos na cena musical independente. São eles: Letícia Lopes (Efusiva), Rita Aprile, Raquel Batista (produtora da Drowned Men), Dija Dijones (Odair José), Letty (Music Non Stop), Bruno Pinho e Bruna Regina. Para participar, inscreva-se gratuitamente pelo formulário disponível aqui.
Oficinas e convidados
Sempre às 19h30, a Semana de Oficinas começa em 24 de maio com a oficina Planejamento de Carreira, ministrada pela produtora e relações públicas Ana GB. Ela vai abordar a importância do planejamento e comunicação como ferramenta para a construção da carreira com foco na potencialização de artistas e produtores. Dessa forma, alguns dos tópicos são formalização, direitos autorais, assessoria de comunicação e imprensa e relacionamento. No dia seguinte, tem bate-papo sobre Assessoria de Imprensa com a jornalista Julia Ourique. Ela apresenta um Manual Básico de Assessoria de Imprensa. Além disso, erros que podem ocorrer nos primeiros contatos, como montar uma rede de contatos consistente e as principais informações que o artista precisa ter para se relacionar com as mídias direcionadas para a música.
Já no dia 26 de maio, a oficina é para tratar de redes sociais. O Futuro do artista é ser produtor de conteúdo? traz Bruno Pinho para discutir o perfil esperado do artista em tempos de alta produção. Ele também vai refletir sobre o que é viver de música, construção de carreira, ferramentas da profissão e os caminhos que a arte pode levar.
Na quinta-feira, dia 27 de maio, Henrique Vilhena, compartilha o desafio de registrar um show e fazer com que ele soe como uma gravação de estúdio. Dessa forma, apresenta detalhes sobre microfonação, posicionamento e até relação com fornecedores de equipamentos. Como objeto prático de reflexão ele apresenta a experiência na turnê Em Trânsito, de Lenine.
Por fim, em 28 de maio, Gabe Alencar ministra uma aula sobre Como produzir conteúdo sem surtar. Isso porque o artista entende que tem que produzir, mas tem dúvidas sobre por onde começar, que tipo de conteúdo fazer etc. Então, Gabe vai falar dos principais erros e acertos nessa saga.
Todas as oficinas da 1ª Semana de Oficinas são gratuitas. Além disso, elas ocorrem de 24 a 28 de maio, às 19h30, e a participação é mediante inscrição neste formulário.