Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Clint Eastwood: Cinco filmes para ver no Streaming

Gostou? Compartilhe!

Conheça filmes de Clint Eastwood, que se consagrou no mercado cinematográfico atuando, dirigindo e produzindo

Por Maria Luiza Cunha | Culturadora

Clint Eastwood é um renomado ator, diretor norte-americano. É uma referência para muitos profissionais do audiovisual por seu talento e versatilidade. 

Os primeiros papéis de maior destaque foram em filmes do gênero western, mais conhecido como faroeste. Interpretou homens “durões” e anti-heróis. Assim, conquistou espaço na indústria que transbordou o gênero e mesmo o posto de ator. Clint é um excelente diretor. 

Cry Macho: O Caminho para a Redenção, disponível na HBO Max é o lançamento mais recente. Mas também há diversos filmes nos quais ele atuou e/ou foi diretor que estão disponíveis em plataformas de streaming.

Por isso, selecionamos cinco filmes do artista que estão nos catálogos desses serviços. Se você curte o estilo das obras em que Eastwood esteve envolvido ou gostaria de conhecê-las, aproveite!

Três Homens em Conflito (1966), direção de Sergio Leone

Três homens em conflito (1966), dirigido por Sergio Leone, se tornou um clássico do gênero western. Provavelmente você conhece a trilha sonora deste filme, criada pelo maestro italiano Enio Morricone, mesmo sem ter assistido à ele.

O longa-metragem tem a Guerra Civil Americana como plano de fundo. Na narrativa, três homens, o “Bom” (Clint Eastwood), o “Mau” (Lee Van Cleef) e o “Feio” (Eli Wallache), estão atrás de uma fortuna perdida. Cada um deles tem um fragmento de informação sobre a localização do dinheiro e por isso eles precisam se unir, mesmo sem estarem dispostos a dividir o valor.

Sendo assim, o longa é um dos maiores representantes do western-spaghetti. Ou seja, uma ramificação do western, em que os filmes eram gravados na Itália e tinham um estilo mais animado e alegre que os filmes de faroeste norte-americanos. 

Três homens em conflito encerrou a trilogia de Sergio Leone conhecida por Trilogia dos Dólares, que também era composta por Por um Punhado de Dólares e Por uns Dólares a Mais. 

Gran Torino (2008), dirigido por Clint Eastwood

Gran Torino (2008) conta a história de uma amizade entre um homem aposentado e preconceituoso e um garoto de família oriental. A relação improvável começa quando o menino se muda para o bairro onde o senhor vive.

O jovem tenta arrombar o Gran Torino 1972 de Walt Kowalski (Clint Eastwood), um veterano da guerra da Coréia, como teste de iniciação em uma gangue. Porém, o adolescente é pego. Com o fracasso na prova, Kowalski decide proteger o garoto da gangue. Aos poucos os dois desenvolvem uma relação de amizade e mentoria.

Menina de Ouro (2204), dirigido por Clint Eastwood

Em Menina de Ouro (2004), Clint Eastwood não só atuou, como dirigiu e produziu. 

O filme trata sobre o cenário do boxe, mas fala sobre muito mais que isso. Ou seja, o foco do longa é a jornada de uma lutadora. Sendo assim, narra a história de Maggie (Hilary Swank). Ela sonha em se tornar uma boxeadora. Para isso, insiste que Frankie Dunn (Clint Eastwood), um profissional que agenciou e treinou grandes boxeadores, a treine. Dunn inicialmente reluta, mas depois decide trabalhar com ela.

Maggie evolui aos poucos no boxe. É possível acompanhar todos os sacrifícios e dificuldades que ela enfrenta. Em certo momento, há uma reviravolta que é consequência da entrega dela em busca da realização de um sonho.

Menina de Ouro ganhou o Oscar de Melhor Filme, Eastwood de Melhor Diretor, Hilary Swank de Melhor Atriz e Morgan Freeman de Melhor Ator Coadjuvante. 

Os imperdoáveis (1992), dirigido por Clint Eastwood

Os imperdoáveis (1992), dirigido e protagonizado por Eastwood, conta a história de pistoleiros prestes a se aposentarem que se unem a um jovem em um último trabalho.

William Munny (Clint Eastwood), que antes fora um assassino cruel, e que se torna um fazendeiro viúvo e pai de dois filhos, é recrutado por Schofield Kid (Jaimz Woolvett). O jovem oferece metade de uma recompensa de mil dólares para que Munny o ajude a se vingar de dois cowboys que fizeram mal uma prostituta no vilarejo de Big Whisky. Munny aceita a oferta e convida um antigo amigo, Ned Logan (Morgan Freeman), para a missão.

O filme recebeu o Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor (Eastwood), Melhor Ator Coadjuvante (Gene Hackman) e Melhor Montagem.

Sobre meninos e lobos (2003), dirigido por Clint Eastwood

Sobre meninos e lobos (2003) conta apenas com a direção de Clint Eastwood. A atuação ficou por conta, em grande medida, de Sean Penn, Kevin Bacon, e Tim Robbins, que interpretaram Jimmy Markum, Sean Devine e Dave  Boyle, respectivamente.

O longa-metragem é um drama pesado sobre uma amizade abalada pelo trauma e pela violência. Jimmy, Sean e Dave, três amigos de infância, se separam quando Dave é sequestrado e sofre abusos. Anos mais tarde, quando a filha de Jimmy é assassinada, eles se reencontram, mas em meio a muita desconfiança.

Os atores Sean Penn e Tim Robbins ganharam o Oscar por suas performances na obra.

Clint Eastwood. Foto: Amy Sussman
Clint Eastwood. Foto: Amy Sussman

Maria Luiza Cunha é jornalista em formação e colaboradora do Culturadoria. Ama entrevistas, ler e colecionar curiosidades.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!