Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Paula Morelenbaum celebra Clara Nunes em show

Gostou? Compartilhe!

Dentro do projeto “Clara 40 Anos Luz”, a cantora mostra um repertório menos associado ao canto potente da Guerreira

Patrícia Cassese | Editora Assistente

Como ouvinte atenta que é, a cantora Paula Morelenbaum sempre se impressionou com a voz potente de Clara Nunes colocada a serviço do samba. “Ela, cantando sambas lindos, de compositores fantásticos, como Candeia, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, João Nogueira, Paulo César Pinheiro e Chico Buarque, entre outros feras. Me impressionava o bom gosto musical dela, juntamente com a leveza, a voz límpida e, tanto quanto, o carisma e simpatia”. Pois é justamente a bordo de parte do repertório da Guerreira que Paula desembarca em BH para apresentar, na sexta-feira, o show “O Avesso de Clara”. O espetáculo integra o projeto “Clara 40 Anos Luz”, cujo título faz referência às quatro décadas de partida da artista mineira.

Idealizado pelo produtor cultural Pedrinho Alves Madeira, que também assina a criação e direção artística dos shows, o projeto “Clara 40 Anos Luz, realizado pelo Centro Cultural Unimed – BH Minas, propõe um mergulho no universo musical da cantora. Assim, Paula Morelenbaum dá início aos trabalhos na sexta-feira, mas o projeto contempla mais dois shows, sendo um no sábado (“Clara À Flor da Pele” – As canções de Paulo César Pinheiro, com Roberta Sá & Duo) e o último, no domingo (“Clara: O Canto de um Povo” – Áurea Martins + Caio Prado + Jaime Alem Trio).

Paula Morelenbaum, cantora que homenageia Clara Nunes em show, em BH (Paulo Fiori/Divulgação)
Paula Morelenbaum, cantora que homenageia Clara Nunes em show, em BH (Paulo Fiori/Divulgação)

Outra faceta

É preciso frisar que, apesar de ter citado os sambas cantados por Clara Nunes como um ponto que a aproximou do repertório da Sabiá, Paula Morenlenbaum traz, no repertório, uma outra faceta da mineira. Com direção musical de Jacques Morenlenbaum, ela mostra canções de Antônio Maria, Dolores Duran, Caetano Veloso, Chico Buarque, Tom Jobim, Noel Rosa e Dorival Caymmi. De acordo com a produção, algumas das canções foram extraídas de dois históricos shows realizados na década de 1970, tendo Clara Nunes à frente do elenco. Logo, são eles: “Poeta, Moça e Violão”, com Vinicius de Moraes e Toquinho, e “Brasileiro, Profissão Esperança”, apresentado junto ao ator Paulo Gracindo.

“O repertório desse show se baseia em canções jamais associadas ao cantar da Clara, uma vez que a imagem e a trajetória dela sempre nos remetem aos sambas e aos temas afro-brasileiros”, pontua Paula. “Assim, das 17 musicas do show, apenas seis fazem parte do repertório que eu colecionei durante minha trajetória profissional”, reconhece ela.

“Morena de Angola”

“Sendo assim, as outras 11 eu conheço, claro, umas mais que outras, outras menos que umas… (risos). Mas eu nunca havia cantado elas anteriormente, no palco. Bem, talvez só no banho… (risos). Na verdade, ainda estou me preparando para o show. O repertório foi uma criação do Pedrinho Alves Madeira, que me chamou para fazer o primeiro show da série homenageando Clara Nunes. Mas tenho certeza que será uma nova e instigante experiência”, vaticina.

Paula volta aos sambas apenas para responder à pergunta sobre qual música cantada por Clara mais a afeta, no melhor dos sentidos da palavra. ” Gosto muito dos sambas que ela cantava, como já citei anteriormente. Especialmente os sambas de Paulinho da Viola. Mas realmente, Clara cantando ‘Morena de Angola’, do Chico Buarque, é insuperável e inesquecível”. E sobre o canto da Guerreira, de um modo em geral? “Gosto muito. Tem estilo. Clara era muito musical e eclética na escolha do repertório. Cantava sem afetação e maneirismos, com muito charme”, resume.

Serviço

Projeto “Clara 40 Anos Luz”
Sexta, sábado e domingo, no Centro Cultural Unimed – BH Minas (Rua da Bahia, 2244,- Lourdes)
Datas + Programação
29 de setembro (sexta- feira) – 20H
Paula Morelenbaum & Jaques Morelenbaum Quarteto
Show “O Avesso de Clara”

Conversando sobre Clara Nunes – Mauro Ferreira (jornalista e crítico musical)

30 de setembro (sábado) – 20H
Roberta Sá & Duo (Samara Líbano ao violão e Paulino Dias na percussão)
Show “Clara à Flor da Pele” – Canções de Paulo César Pinheiro
1 de outubro (domingo) – 18H
Áurea Martins + Caio Prado + Jaime Alem Trio
Show “Clara: O Canto de um Povo”

Conversando sobre Clara Nunes – Maestro Jaime Alem e Nair Cândia (cantora) – 18h

Ingressos
R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia)
À venda nas bilheterias do teatro e no site eventim.com.br
Outras informações:
(31) 3516-1360 / minastenisclube.com.br/cultura
Classificação: Livre

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]