Prevista para outubro, a primeira edição do Circuito Tapume – Mostra de Lambe-Lambes de BH está com edital aberto
O Circuito Tapume – Mostra de Lambe-Lambes de Beagá abriu edital para selecionar dez artistas ou coletivos do universo dos lambe-lambes para integrarem a primeira edição da iniciativa. As inscrições são gratuitas. O prazo é até 12 de agosto. A iniciativa visa a criação de obras artísticas no formato de instalação, como murais de lambe-lambe e outras intervenções. Assim, os trabalhos ficarão em espaços públicos e privados, com acesso livre e gratuito. A proposta é ocupar territórios nas nove regionais de Belo Horizonte.
O festival focará exclusivamente em artistas e coletivos belo-horizontinos. Vale dizer que 60% das vagas do Circuito Tapume irão para mulheres, pessoas negras, idosos, PcD’s, indígenas, ciganos e pessoas LGBTQIAP+. Os selecionados receberão cachês e suporte para adaptação do projeto expográfico, produção cenográfica, montagem, colagem, divulgação e desmontagem. Importante: artistas e coletivos devem se enquadrar como Micro Empreendedor Individual e Pessoa Jurídica para fazer a inscrição.
Exibição e circuitos
A exibição pública das obras no projeto Tapume ocorrerá por 60 dias, em dois circuitos principais com duração de 30 dias cada, a partir de outubro. O primeiro, “Baixo Centro”, ocorrerá na Zona Cultural Praça da Estação e adjacências. Já o segundo, “Transborda”, ocupará centros culturais públicos municipais, com a proposta de garantir a democratização do acesso. No “Baixo Centro”, a exibição será no Centro de Referência das Juventudes, Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural (NUFAC-FMC, Edifício Central), Centro Cultural UFMG e Sula Comida e Cultura (Edifício Sulacap). Já no circuito Transborda, em dez espaços públicos.
O universo dos lambes
Segundo Leonardo Beltrão, um dos idealizadores do Circuito Tapume, a proposta é reconhecer o universo dos lambe-lambes. “Sempre fui um apaixonado por lambe-lambes, desde a adolescência. Colava lambes de divulgação de eventos e, mais tarde, criei um projeto próprio para espalhar poemas em forma de lambes”, diz, referindo-se ao #umlambepordia. “Já são 10 anos espalhando lambes, mas sempre senti que faltava um festival dedicado a eles”, explica.
Para o idealizador do projeto, Belo Horizonte possui muitos eventos dedicados às artes visuais urbanas e vive esse momento de grande efervescência. “Com isso tudo isso em mente, a Através abraçou a ideia junto ao #umlambepordia e convidamos a Júlia Ho – que é a diretora artística do Circuito Tapume – a embarcar nessa com a gente. Esperamos que os lambes cada vez mais ganhem espaço e, claro, que o Circuito Tapume se consolide como uma das iniciativas pioneiras no universo dos lambes”, destaca Beltrão.
Outras atividades
Além da exibição das obras, cada circuito do Tapume incluirá atividades específicas. No “Baixo Centro”, serão incentivadas a mobilidade urbana, com roteiros de visitação a pé e de bike e visita orientada com curadores e artistas. No “Transborda”, os artistas contemplados realizarão ações formativas nos espaços de exposição das obras. O objetivo é contribuir para a formação de público e capacitação de agentes culturais locais. Cada oficina atenderá no mínimo 20 pessoas, com carga horária de duas a quatro horas-aula.
Curadoria
Uma comissão curatorial majoritariamente feminina vai selecionar os projetos. Além do cachê e da exibição das obras, os artistas vão contar com um plano de comunicação híbrido, visando a disseminação de conteúdo nos territórios ocupados pelo festival. Ao final, as obras do Circuito Tapume irão para o acerto da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. Desse modo, poderão ser mantidas nos Centros Culturais ou destinadas a outros espaços públicos, garantindo visitação gratuita por tempo indeterminado.
O projeto tem realização por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio da Hotmart.
Serviço
Circuito Tapume – Mostra de Lambe-Lambes de Beagá – Edital de chamamento público de artistas
Edital e formulário de inscrição disponíveis no link
Período de inscrições: até 12 de agosto
Resultado: até o final de agosto.
Instagram: @circuitotapume