Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

PBH recebe propostas para o Circuito Municipal de Cultura

Gostou? Compartilhe!

As inscrições para Circuito Municipal de Cultura seguem até dia 11 de março; interessados devem morar em BH ou na Região Metropolitana

A Prefeitura de Belo Horizonte abre na segunda, 26 de fevereiro, a 2ª etapa do cadastro de propostas artísticas e culturais para o Circuito Municipal de Cultura 2024. Assim, até o dia 11 de março, artistas residentes na capital e Região Metropolitana podem se inscrever. Primeiramente, é preciso enviar, para a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, as propostas. No caso, com ações em áreas como artes cênicas, audiovisual, cultura popular, artes visuais, música e literatura. Com cachês para apresentações artísticas e atividades formativas, as inscrições devem ser feitas em formulário on-line disponível neste link.

Para este segundo chamamento público, continuam válidas propostas enviadas e não contempladas na primeira etapa (realizada entre setembro e outubro de 2023). Desse modo, quem se enquadra neste caso não precisa refazer a inscrição. No entanto, artistas que inscreveram propostas nessa última ocasião podem cadastrar novos projetos ao Circuito Municipal de Cultura.

O Circuito Municipal de Cultura já realizou mais de 900 atividades artísticas e culturais, que alcançaram mais de 500 mil pessoas ( Marcelo Santanna/Divulgação)
O Circuito Municipal de Cultura já realizou mais de 900 atividades artísticas e culturais, que alcançaram mais de 500 mil pessoas ( Marcelo Santanna/Divulgação)

Circuito junino

Nesta etapa, a programação do Circuito Municipal de Cultura vai dialogar com o “Circuito Junino nos Centros Culturais”. A iniciativa ocupará Centros Culturais Municipais da capital durante o mês de junho. Desse modo, prevê apresentações artísticas, oficinas e ações voltadas às festividades juninas. Não é obrigatório que as propostas inscritas no cadastramento estejam relacionadas à temática junina, mas são bem-vindas iniciativas ligadas ao tema.

Projetos especiais

As ações selecionadas vão compor a programação de 17 centros culturais municipais da capital, além de agendas contínuas de projetos especiais. Entre eles, o “Música de Domingo”, que acontece no Teatro Francisco Nunes; bem como o “Terça da Dança”, realizado no Teatro Marília. Tal qual, a “Quinta do Raul”, iniciativa que ocupa o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado. E, ainda, o “Circuito Cine Santê”, no Cine Santa Tereza.

As atividades serão escolhidas a partir de critérios como a descentralização das atrações. Assim, visando atender às nove Regionais da PBH. Do mesmo modo, diversidade de linguagens artísticas. E, ainda, abrangência de público e qualidade artística. Além disso, representatividade do trabalho para o setor ou para a comunidade no qual atuam; originalidade e viabilidade da proposta na programação. Assim, as propostas serão analisadas por uma comissão paritária, composta por membros da sociedade civil e do poder público.

Sobre o Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura foi criado visando oferecer uma programação contínua, em diversos formatos. Isso, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado variadas iniciativas. Dentre elas, shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas. Do mesmo modo, atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas.

Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e agosto de 2023, fim do Ano III, o Circuito Municipal de Cultura realizou 928 atividades. Nesse sentido, alcançaram um público estimado de aproximadamente 535 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação do período movimentou a contratação de 5248 artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.

Serviço

Inscrições ao Circuito Municipal de Cultura – 2024

Informações no site do Circuito Municipal de Cultura. O projeto é realizado pela PBH, via Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura. Parceria com o Instituto Odeon.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]