fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cinemas e distribuidoras de BH disponibilizam filmes online de graça

Dentre as opções estão produções renomadas como Arábia, O apartamento, Angela, Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos e outros

Por Thiago Fonseca *

24/04/2020 às 08:32 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Arábia Foto: Pique-Bandeira Filmes / Divulgação.

Como uma forma de ajudar a manter as pessoas em casa, facilitar o acesso ao cinema e dar continuidade na programação, cinemas e distribuidoras de Belo Horizonte decidiram disponibilizar filmes gratuitamente na internet. Isso porque, com o isolamento social, decorrente da pandemia do coronavírus, os cinemas tiveram que ser fechados. 

O Cine Humberto Mauro, por exemplo, adaptou a Mostra Curta no Almoço para as redes sociais. “Tivemos que fazer alguns ajustes e investimentos. A ideia é manter a proximidade com o público e as atividades vivas. A ideia é expandir”, conta Bruno Hilário, gerente do cinema. 

O Cine 104, no Centro da capital, também teve que se reinventar. “Criamos a programação online, com exibições gratuitas de dois filmes por semana. Isso só foi possível porque temos auxilio financeiro, por meio de Lei de Incentivo à Cultura, e colaboração dos diretores. Sendo assim, foi preciso, ainda, encontrar formas para negociação e exibição, pois para nós do cinema e distribuidoras isso foi algo novo”, conta Mônica Cerqueira, curadora do Cine 104.

As distribuidoras belo-horizontinas também resolveram aderir à distribuição de filmes gratuitos na internet. Exemplo é a Zeta Filmes e Embaúba Filmes. No catálogo há produções com projeção internacional. Confira a seguir a programação dos espaços e links para assistir. 

Cine Humberto Mauro

Angela - Foto: IMDB / Divulgação

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, está disponibilizando online diferentes curtas-metragens todas as sextas-feiras, de 12h até 14h. É a Mostra Curta no Almoço na sua casa. O programa integra o projeto Palácio em Sua Companhia. As tradicionais sessões, que oferecem curtas nacionais e internacionais reconhecidos e premiados, estarão disponíveis na página do Facebook da Fundação. No dia 24/04 será exibido Angela, de Marília Nogueira, no dia 01/05 Songs for Earth And Folk, de Cauleen Smith.

Já no dia 08/05 The Railrodder, de Gerald Potterton. Além disso, no mês de maio, o Humberto Mauro lançará a Mostra Clássicos do Cinema Silencioso. Também será online. A programação completa será divulgada em breve no site da Fundação

Cine 104

The Square - A Arte da Discórdia - Foto: IMDB / Divulgação

O famoso cinema fará exibições gratuitas de filmes de quarta a sábado pela mostra intitulada Cine 104 em Casa. As exibições começaram no dia 22 de abril, se estendem nos próximos meses e serão gratuitas pela plataforma Vimeo. Cada um dos filmes ficará disponível por 48 horas. Os links e respectivas senhas para acesso serão postados nas páginas oficiais do Centoequatro: Facebook,  Instagram e no site. Para assistir, basta clicar no link e digitar a senha.

A programação também contará com a participação de cineastas, diretores e diretoras para bate-papos ao vivo que serão realizados no Instagram. Então, fique ligado na rede social!

Nos dias 24 e 25 de abril, será exibido o O Apartamento, de Asghar Farhadi. Nos dias 29 e 30 de abril, o longa Antalogia da Cidade Fantasma, do cineasta Denis Cotê, enquanto nos dias 01º e 02 de maio, exibirá Apesar da Noite, de Philippe Grandrieux.

[CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR]

Zeta Filmes

E Então Nós Dançamos - Foto: Zeta Filmes / Divulgação

Desdo o fim de março, a Zeta Filmes está disponibilizando, toda semana, um filme do catálogo para ser visto gratuitamente. Segundo a distribuidora mineira, é uma forma de incentivar as pessoas a ficarem em casa. O primeiro filme foi E então nós dançamos, de Levin Akin. Para ter acesso, você deve seguir a página da distribuidora no Instagram. Toda semana eles avisam qual será o filme disponibilizado, o link, a senha para assistir e até quando pode ser visto de graça.

Já estiveram disponíveis os filmes Stromboli, de Roberto Rossellini, Antes que tudo desapareça, de Kiyoshi Kurosawa e outros. A distribuidora de filmes internacionais para os cinemas brasileiros tem 22 anos de dedicação ao cinema independente, arte, experimental e aos clássicos. 

[CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR]

Embaúba filmes

Inferninho - Foto: Embaúba Filmes - Divulgação

A Embaúba Filmes, distribuidora de cinema brasileiro sediada em Belo Horizonte, também está disponibilizando filmes gratuitos. Só para exemplificar, são títulos famosos como Arábia, Chuva é cantoria na Aldeia dos Mortos, Inferninho, A misteriosa morte de Pérola, Foro íntimo, A vizinhança do Tigre e Inaudito. Para assistir, basta acessar o site da distribuidora e clicar em um dos títulos que estão disponíveis. Quando for direcionado para plataforma Vimeo, é só fazer o login e usar o código promocional “embauba“.

A gratuidade faz parte de uma ação conjunta entre a empresa, diretores e diretoras e produtores e produtoras dos filmes.

photo

Design Lab ON: UniBH cria projeto online de cultura maker

Uma rede de conexão baseada na cultura maker online. Essa é a proposta do Design Lab ON. Criado pelo UniBH, a ideia do projeto é selecionar pessoas para ministrar aulas em vídeo pelas redes sociais da instituição e que sejam possíveis de serem reproduzidas em casa. Qualquer pessoa pode participar. Dessa forma, toda semana várias […]

LEIA MAIS
photo

Entenda por que produções espanholas tem feito tanto sucesso no Brasil

Historicamente o público brasileiro sempre teve resistência a conteúdos em língua espanhola. Seja na música, no cinema e principalmente na televisão. Vale lembrar as novelas mexicanas dubladas que davam um tom kitsch. Mas isso até a chegada da globalizada Netflix e La Casa de Papel. A estreia, em 2018, fez com que pouco a pouco […]

LEIA MAIS
photo

Adoráveis mulheres: Greta Gerwig acerta em nova versão do conto de Louise May Alcott

Adoráveis Mulheres é o nome que leva o longa de Greta Gerwig, mas não se engane: o que têm de adoráveis, as mulheres da família March têm de resiliência, generosidade e força. Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh), além da mãe Marmee (Laura Dern), compõem o grupo de […]

LEIA MAIS