Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

CineBH e MAX movimentam o setor audiovisual em BH

Gostou? Compartilhe!

Esta é a décima segunda vez que Belo Horizonte recebe a Mostra de Cinema de Belo Horizonte e a terceira que acolhe a MAX Minas Gerais Audiovisual. No ano passado as duas até uniram forças e tiveram programação em conjunto. Neste ano não terão ligação direta. Entretanto, os dois eventos começarão nesta terça-feira, dia 28 e vão até o final de semana. Em suma, os objetivos semelhantes: promover encontros, exibições, aprendizados, debates, produções e também formar público.

Mostra de Cinema Internacional de Belo Horizonte

A CineBH trará o cinema do mundo para a capital mineira até o dia 2 de setembro. Dessa forma, com o tema ‘Pontes Latino-americanas’, destacará a produção da América Latina e receberá representantes da indústria internacional. Dentro dessa perspectiva, a produtora argentina ‘El Pampero Cine’ foi escolhida como destaque internacional. A mostra ocupará seis espaços culturais de BH e sediará o nono Brasil CineMund. O evento de mercado do cinema brasileiro receberá 23 convidados internacionais da indústria audiovisual de 12 países.

Assim, serão exibidos 75 filmes nacionais e internacionais. Toda programação é gratuita. Destaque para a pré-estreia do premiado ‘La Flor‘, de Mariano Llinás, com 14 horas de duração. O evento ainda contará com cinema ao ar livre na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. A abertura da CineBH acontecerá no dia 28, terça, às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec, com pré-estreia do filme “Sol Alegria”, de Tavinho Teixeira, e presença do cantor e ator Ney Matogrosso.

Foto: Leo Lara / Divulgação

Colocando o cinema em diálogo com outras artes, a intensa programação artística contará com performances, apresentações musicais, espetáculos teatrais, cine concerto, performance circense, exposição e rodas de conversa.  A programação tem atrações para toda a família. Destaque para cine-concerto d’O Grivo e shows de Marcelo Veronez em apresentação inédita com Thiago Delegado e Barulhista, Constantina, Maurício Tizumba, Toda Deseo e, por fim, Orquestra Atípica de Lhamas. Ainda há na programação palestras, encontros, oficinas e exposição. Clique aqui e confira a programação completa.

 

[culturadoriaads]

 

Um cinema a céu aberto será montado na Praça da Estação,  no centro de BH, para a Mostra Cinema para Todos – Foto: Leo Lara / Divulgação

Minas Gerais Audiovisual

Já a MAX 2018 trabalhará até o dia primeiro de setembro o conceito ‘Indústria Audiovisual 360’. Dessa forma, irá abordar temáticas relevantes para o desenvolvimento do audiovisual e de outros setores importantes da indústria criativa. São eles, games, música, tecnologia e comunicação. A programação se articulará em torno de cinco eixos principais: Desenvolvimento de mercado; Cultura e tendências; Políticas e regulamentação; Técnicas e ofícios; e Capacitação de empresas.

Serão discutidos em cinco dias assuntos, como por exemplo, Film Comissions, realidade virtual e aumentada, vídeos sob demanda, investimentos para o setor, trilha sonora e inclusão. Além disso, na Praça da Estação, no centro de BH, serão exibidos filmes na mostra Mostra Cinema para Todos. A programação é gratuita. Por lá serão exibidos os filmes ‘Marinheiro de Encomenda’, ‘Tubarão’, ‘O Menino e o Mundo’ e outros. O evento ainda abre portas para negócios, oficinas, exposição, mostra de curtas e rodas de conversa. Clique aqui e confira a programação completa.

[culturadoriaads]

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]