Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Projeto Cine Vida abre inscrições para oficinas gratuitas de cinema

Gostou? Compartilhe!

Ao final, as oficinas do Cine Vida resultarão em um longa-metragem produzido coletivamente pelos alunos de diferentes regiões da cidade

Visando desenvolver habilidades das mais diversas na produção audiovisual, o Projeto Cine Vida está com inscrições abertas para oficinas gratuitas. A primeira turma acontece de 4 a 29 de junho, com aulas das 15h às 18h, no Museu da Moda.  Ao todo, serão abertas 8 turmas em diferentes regiões da cidade, entre os meses de junho e outubro. Primeiramente, o curso ocorrerá, como já assinalado, no Museu da Moda. Na sequência, no Cine Santa Tereza (16/07 a 10/08).

Depois, nos Centros Culturais Jardim Guanabara (17/06 a 13/07), Usina de Cultura (01/07 a 27/07), Padre Eustáquio (29/07 a 24/08), São Geraldo (19/08 a 14/09), Liberalino Alves de Oliveira (09/09 a 05/10) e Pampulha (23/09 a 19/10). As inscrições para todas turmas do Projeto Cine Vida poderão ser feitas pelo link: bit.ly/CineVida2024.

Ao final do projeto, as oficinas resultarão em um longa-metragem produzido coletivamente pelos alunos de diferentes regiões da cidade (Anna Clara Carmem/Divulgação)
Ao final do projeto, as oficinas resultarão em um longa-metragem produzido coletivamente pelos alunos de diferentes regiões da cidade (Anna Clara Carmem/Divulgação)

Dinâmica

Cada curso do Projeto Cine Vida tem uma média de duração de um mês, com três encontros semanais. Durante a realização do projeto, os participantes serão incentivados a desenvolver a sensibilidade artística, a relação com o mundo por meio do cinema. Assim, as oficinas propõem a compreensão e prática dos participantes de contextos colaborativos. Tal qual, introduzem a linguagem cinematográfica, bem como conceitos técnicos, teóricos e filosóficos sobre o cinema.

Aliando teoria e prática, o Cine Vida promete dar subsídios para os participantes entenderem e realizarem todas as etapas da produção de um filme. Isso, utilizando-se de diversos recursos de linguagem e narrativa. Para garantir a acessibilidade a pessoas surdas, uma turma contará com tradução em LIBRAS. A oficina com acessibilidade em LIBRAS será realizada no Cine Santa Tereza, de 16/07 a 10/08, (das 16h às 19h).

“Afetos Possíveis”

Em 2024, o projeto propõe produções de cenas em torno da temática “Afetos Possíveis”. Ou seja, a ideia do Cine Vida é apresentar o olhar dos alunos para os sentimentos nas variadas expressões subjetivas das emoções, tendo, em comum, territórios de Belo Horizonte. Ao final das aulas, o projeto irá produzir um longa-metragem colaborativo. O filme terá exibição em uma sala de cinema na última etapa do projeto. Assim, cada turma contribuirá com uma cena do filme, como destaca o coordenador Leandro Wenceslau.

“A proposta deste ano é a criação de um filme de longa-metragem de forma coletiva, através da construção de um grupo muito plural de alunos divididos nas oito turmas de diferentes regiões da cidade. A proposta se inspira em projetos como a franquia ‘Paris, eu te amo’ e, do mesmo modo, em filmes como ‘Sonhos’, de Akira Kurosawa. São iniciativas que trazem uma proposta de construção de uma obra que apresenta fragmentos de histórias. Desse modo, a ideia é conectar essas narrativas através da temática ‘Afetos possíveis’, bem como pelo pano de fundo da cidade”, explica o coordenador.

Projeto Cine Vida

O Cine Vida é um projeto de oficinas de iniciação ao universo audiovisual, voltadas principalmente para formação de jovens e adultos interessados em conhecer o universo do audiovisual. O enfoque é na formação dos jovens, principalmente de áreas de vulnerabilidade e com pouco acesso a cultural e lazer, mas serão aceitos inscrições de todos os públicos independente de cor, sexo ou condição social.

Serviço

Projeto Cine Vida

Oficinas de iniciação ao universo audiovisual

De 04 de junho a 19 de outubro de 2024
Inscrições abertas

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Gratuito
Inscrições pelo link: https://bitlybr.com/tmAP 

Site: www.oficinacinevida.art.br

Redes sociais: instagram.com/oficinacinevida | facebook.com/oficinacinevida

Mais informações: [email protected] | (whats app): 31 98779-8814

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]