Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Mostra Cine RMBH começa nesta quarta-feira

Gostou? Compartilhe!

Contagem, Ribeirão das Neves, Betim e Sabará vão receber o circuito de exibições do Cine RMBH, que tem entrada gratuita

Pensada para fortalecer, difundir e promover a produção audiovisual da Região Metropolitana de Belo Horizonte, acontece desta quarta-feira (17) até o próximo dia 20, nas cidades de Contagem (17), Ribeirão das Neves (18), Sabará (19) e Betim (20); a primeira edição da Mostra Cine RMBH.

Além de promover o acesso a formação e o intercâmbio entre realizadores locais, estaduais, nacionais e internacionais, o Cine RMBH celebra, ainda os 50 anos da criação da região metropolitana. O circuito de exibições terá entrada gratuita.

Cena do documentário em curta-metragem "Reservado", de Ana Amélia Arantes
Cena do documentário em curta-metragem "Reservado", de Ana Amélia Arantes

Processo de seleção

Os 30 curtas-metragens que integram a Mostra Cine RMBH foram selecionados pelos cineastas mineiros Karen Suzane e Affonso Uchôa, ambos com destaque internacional e autores de filmes premiados.

As obras foram inscritas pelos fazedores de cinema por meio de um formulário online e passaram pelo crivo da dupla curadora do Cine RMBH. Cada trabalho selecionado foi agraciado com um cachê.

Aproximação com o público

Ao todo, a Mostra Cine RMBH recebeu 66 inscrições, que vieram das cidades de Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Contagem, Esmeraldas, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará e Vespasiano.

“A primeira Mostra Cine RMBH vai movimentar quatro cidades, proporcionando a experiência de aproximar os realizadores da região com o grande público”, garante o idealizador do circuito, Rafael Aquino.

“E, ainda, vai promover o acesso ao cinema, uma vez que os municípios escolhidos não contam com um circuito de exibições gratuitas e que valorizam o cinema nacional, estadual e local”, completa ele.

Temáticas

A Mostra Cine RMBH, que terá início na cidade de Contagem, conta com quatro temáticas: Mostra RMBH, Mostra Paralela, Mostrinha e Mostra Educação, que vai acontecer em escolas da Região Metropolitana de BH.

Cena do curta-metragem “Vovó”, de Franco Dafont

O evento, realizado pela Move Cultura, conta com o apoio da Casa Criativa, da Borrachalioteca de Sabará, da AAPCINE, do Cine Teatro Popular, da Plena Filmes e do Espaço Dell’Arte, além de uma parceria com as Prefeituras de Contagem e de Sabará.

Serviço

Quarta, dia 17, em Contagem

Onde. Parque Ecológico (rua Paineiras, 753, Eldorado)

14h Mostrinha

19h Mostra

Quinta, 18, Ribeirão das Neves

Onde. Cine Teatro Popular (rua do Comércio, 225, Lídice)

18h Mostrinha

19h Mostra RMBH

Sexta, 19, Sabará

Onde. Cine Teatro Bandeirante (rua Luís Cassiano, 60, Centro)

14h Mostrinha

19h Mostra RMBH

Sábado, 20, Betim

Onde. Teatro Dell Art (rua Santos Dumont, 133, Horto)

16h Mostrinha

19h Mostra RMBH

Gratuito

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]