fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cinco pontos sobre a lista de indicados ao Oscar 2019

‘Roma’ e ‘A favorita’ lideram com dez indicações cada. Cerimônia será dia 24 de fevereiro

Por Carol Braga

22/01/2019 às 18:53

Publicidade - Portal UAI
Foto: Netflix/Divulgação

Sempre cercada de muita expectativa, a lista dos indicados ao Oscar foi divulgada nesta terça, dia 22, e abre a temporada de especulações. A lista de 2019 está cheia de curiosidades. Este ano foram indicados oito longas a melhor filme. O normal, previsto para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, são nove.

Este ano, estão na disputa pela estatueta mais desejada da indústria do cinema, A Favorita, Roma, Vice, Pantera Negra, Green Book – O Guia, Nasce uma Estrela, Infiltrado na Klan e Bohemian Rhapsody. Foi a primeira vez na história que um filme de super-herói recebeu uma indicação à principal categoria.

 

CONFIRA A LISTA COMPLETA AQUI

Ver ‘Roma’ e ‘Pantera Negra’ na mesma lista dá a dimensão do quanto o Oscar é mesmo um prêmio muito amplo. É difícil ter um mesmo parâmetro para analisar os dois longas. A seguir, comentamos algumas outras curiosidades da lista final. O Oscar será no dia 24 de fevereiro.

Roma

O lançamento mais incensado da Netflix ganhou o devido espaço entre as indicações ao Oscar. Ao todo foram dez! O filme do diretor mexicano Alfonso Cuarón ultrapassou o limite de “filme estrangeiro” e garantiu vagas na disputa de melhor filme, atriz principal, atriz coadjuvante, fotografia, roteiro, entre outras. Em resumo: saiu na dianteira como um dos favoritos.

Yalitza Aparicio

Independente da qualidade da interpretação dela, o mais surpreendente nessa indicação é o fato da atriz Yalitza Aparicio nunca ter feito nada de cinema, teatro ou afins na vida antes de Roma. É um lindo trabalho e um merecido reconhecimento. Mais um sinal de que o cinema naturalista, do cotidiano, tem ganhado destaque.

 

Bradley Cooper e Sam Elliott em Nasce uma Estela. Foto: Divulgação

 

Sam Elliot

Ignorado em premiações anteriores, Sam Elliot finalmente foi indicado pelo papel em Nasce uma estrela. O longa dirigido por Bradley Cooper recebeu outras indicações esperadas: melhor atriz para Lady Gaga, ator para Cooper, canção, roteiro e filme. Dessa vez Bradley sobrou na lista final de melhor diretor.

Irmãos Coen

Certamente a indicação de A Balada de Buster Scruggs a melhor roteiro adaptado será muito celebrada. Outra bola dentro da Netflix, o que sinaliza, de fato, o fim da hegemonia dos grandes estúdios. Não que a Netflix seja pequena, mas vamos combinar que a indústria custou a se acostumar com o fato do streaming ter vindo para ficar.

Diretores estrangeiros

Entre os cinco indicados a diretor, três não são americanos. Isso é maravilhoso quando os estrangeiros que vivem por lá enfrentam um governo bem difícil nesse quesito. Além do mexicano Alfonso Cuarón (o favorito), o polonês Pawel Pawlikowski e o grego Yorgos Lanthimos. Completam o time, Spike Lee e Adam McKay.

Confira o comentário sobre Roma:

 

Continua após a publicidade...

photo

“Um Lugar Silencioso”: quando a seleção natural elimina os escandalosos

Se já chegou tarde em casa e teve que andar na ponta dos pés para não acordar todo mundo, você conhece este sentimento. Uma tentativa de evitar qualquer produção de ruído, como se sua vida dependesse disso. No caso dos personagens de “Um Lugar Silencioso”, novo filme de John Krasinski, realmente depende. Além de dirigir, […]

LEIA MAIS
photo

CineBH e Max começam com dobradinha de clássico e contemporâneo

Por Francyne Perácio* Luz, câmera e muita emoção foi o que presenciou quem assistiu a abertura da 11ª CineBH e 8º Brasil CineMundi na Praça da Estação na noite do dia 22 de agosto.  O caos urbano do hipercentro foi cuidadosamente abafado pela música e elementos visuais presentes no local. E foram muitos! O show […]

LEIA MAIS
photo

Agora! Acompanhe o tapete vermelho do Oscar 2017

Confira a transmissão ao vivo do tapete vermelho do Oscar 2017 https://www.youtube.com/watch?v=wdZlOulcYrk Outra opção: http://www.termometrooscar.com/tapete-vermelho-oscar-2017—ao-vivo.html  

LEIA MAIS