Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cinco pontos curiosos na lista do Globo de Ouro 2019

Gostou? Compartilhe!

A associação da imprensa estrangeira de Hollywood anunciou nesta quinta-feira, dia 6, a lista com os indicados ao Globo de Ouro 2019. A premiação praticamente abre a temporada de prêmios de Hollywood e por isso chama atenção. Em geral, o que os nominados indicam é que teremos uma temporada de prêmios bem mais pop, ou seja, de acordo com o que de fato é o cinema americano. Em resumo: puro entretenimento.

Clique aqui e confira a lista completa dos indicados

 

As comédias lideram as indicações

Os dois longas que reúnem os maiores números de indicações são comédias ou musicais. A Favorita e Vice receberam, respectivamente cinco e seis cada. O primeiro é baseado em uma história real da Rainha Anne e dirigido pelo grego, Yorgos Lanthimos, com Olivia Colman, Rachel Weisz e Emma Stone. O segundo conta a história de Dick Cheney (Christian Bale), o vice-presidente de George W. Bush. São fortes concorrentes pois além das categorias principais, seus atores também concorrem. Na mesma leva ainda tem O retorno de Mary Poppins, com presença em quatro categorias.

 

Bohemian Rhapsody – Foto: Fox Film do Brasil/Divulgação

 

Os dramas híbridos da temporada

Vamos combinar que a categoria mais cobiçada do Globo de Ouro, a de melhor filme de drama está meio “doidona”. Dois dos indicados são musicais, embora contem histórias dramáticas. Bohemian Rhapsody e Nasce uma Estrela são ótimos mas a presença deles nessa lista mostra uma certa carência de longas com o perfil dramático do passado. Ademais, tem Pantera Negra entre eles, minha gente! Outra raridade. Personagens dos quadrinhos não costumam figurar entre indicados.

 

O reconhecimento de Pantera Negra

Pantera Negra foi lançado em 2017. Mas estreou depois de fechadas todas as listas de indicações, tanto que foi citado por Jimmy Kimmel no texto de abertura da cerimônia do Oscar. Chega com força total nesta temporada (foram três indicações ao Globo de Ouro) e abafa um pouco o mesmo murmurinho causado por Mulher-Maravilha. Reconhecimento muito merecido. O longa dirigido por Ryan Coogler quebrou vários recordes. Ficou em primeiro lugar na bilheteria americana durante cinco semanas consecutivas. Em 24 dias em cartaz, passou a marca de US$ 1 bilhão. Concorre ao Globo de Ouro nas categorias filme de drama, música e trilha sonora.

 

Nasce uma estrela – Foto: Warner Bros/Divulgação

 

Lady Gaga e Nasce uma estrela

Se dependesse somente de torcida, Lady Gaga ganharia fácil o segundo Globo de Ouro da carreira. Sim, o segundo. Ano passado ela faturou na estreia como atriz na série American Horror Story. Mas nada como a sua Ally de Nasce uma estrela. O filme dirigido por Bradley Cooper surpreendeu com cinco indicações (drama, atriz, música, ator e diretor). Tantas indicações é mais um sinal de quanto as grandes produções, com bilheterias robustas estão ditando regras na lista 2019.

 

Renovação no cardápio de séries

Foi-se o tempo também em que você olhava para a lista das séries indicadas e sentia a sensação de mais do mesmo. Há uma renovação interessante. As mais antigas – e portanto mais conhecidas da lista – são The Americans e Marvelous Mrs. Maisel, que concorrem respectivamente nas categorias de drama e comédia. Entre as outras a maioria está na primeira temporada e tem a segunda prometida para 2019. Ou seja, renovação grande. Homecoming, a produção da Amazon, por exemplo, tem Julia Roberts como protagonista e estreou nos EUA em novembro.

 

[culturadoriaads]

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]