fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cinco playlists para dançar: dicas para balançar o esqueleto

Forró, brega funk, música pop e nova MPB veja listas de música para não ficar parado mesmo em casa

Por Jaiane Souza *

01/07/2020 às 08:42 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Rodrigo Lobo / Estadão

Não está sendo fácil para o brasileiro. Prova disso é que o Brasil é o país que mais ouviu músicas tristes nos últimos meses durante a quarentena. A pesquisa foi realizada pelo DeltaFolha e comparou dados de 34 países utilizando o TOP 200 do Spotify. Dessa forma, a lista brasileira tem mais músicas tristes.

A definição se deu a partir da “valência” das canções. Em resumo, foi utilizada uma métrica que determina, por meio de algoritmos, características na melodia das músicas para classificá-las como menos ou mais felizes

Mas, para mandar a tristeza embora, selecionamos algumas playlists para dançar e dar um up na energia. Porque, afinal, quem dança seus males espanta! Confira! 

Dançar igual DIVA

A música nos presenteou com diversas divas do gênero pop e por que não se acabar dançando cada uma das suas canções? A descrição desta playlist já diz tudo: “Playlist pra você que ama dançar igual uma DIVA e sabe todas as côreo. Ótima para arrumar casa ou divar tomando banho”. Se não souber a coreografia, tudo bem. Você pode ver um tutorial na internet ou inventar a sua própria. Nomes como Beyoncé, The Pussycat Dolls, Britney Spears e Anitta estão presentes. 

Ouça no Spotify.

Brega Funk

Entre as playlists para dançar não poderia faltar um ritmo tipicamente brasileiro. O brega funk vem crescendo nos últimos anos no Brasil e ganhando cada vez mais visibilidade, entretanto, já existe há pelo menos 10 anos no Recife e é símbolo de resistência. Então, aqui vai uma playlist para você conhecer o que está bombando no ritmo em todo o Brasil, bem como os artistas e parcerias. 

Disponível no Spotify.

Forró até o amanhecer

E por que não um forrozinho também? Se você está passando a quarentena acompanhado pode praticar o “dois pra lá, dois pra cá” e aperfeiçoar suas habilidades como dançarino. Vale sozinho também, é só pegar a vassoura, um travesseiro, ou só estender a mão e fingir que está com um par. A playlist é composta por músicas clássicas do ritmo e também por canções atuais. De Trio Nordestino e Dominguinhos a Luan Estilizado. 

Ouça no Spotify.

Bailão

Esta playlist foi pensada para que não haja desavenças na seleção e ordem das músicas, já que dá a sensação que é um DJ que está tocando. Para isso, antes de dar o play, abra as configurações na sua conta no Spotify e ajuste a transição entre as músicas para 12 segundos. Dessa forma, quando a música toca (fora do modo aleatório) ela fica perfeita, como se você estivesse em uma festa. Começa lenta, segue animada e tem picos de animação. Só para exemplificar a versatilidade, ela vai de Roberto Carlos a Michael Jackson. Não tem desculpa para não mexer o esqueleto. 

Ouça no Spotify.

Borogodó

Playlist para dançar juntinho ou sozinho, essa lista é irresistível assim como o nome já adianta. E para embalar a dança, estão presentes vários nomes da nova música brasileira. Entre eles Duda Beat, Jaloo, Pabllo Vittar e Anavitoria. Tem nome local também! Os mineiros Rosa Neon e Lagum marcam presença. Então, arrasta os móveis e dance com essa e as outras playlists.

Disponível no Spotify.

playlists para dançar

Foto: Fernando Tomaz / Divulgação

photo

Confira cinco editais culturais abertos em Minas

Cinco projetos e instituições de Minas Gerais estão com editais abertos para vários setores da cultura. Tem o da Orquestra de Ouro Preto e BDMG Cultural / FCS para o setor audiovisual, do Teatro Feluma e BDMG Cultural para as artes cênicas e da Aliança Francesa para a música. Todos oferecem contrapartida financeira. Orquestra de […]

LEIA MAIS
photo

Cinco livros brasileiros canônicos para ler ou reler

Recentemente, o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, foi relançado nos Estados Unidos e vendeu todas as cópias no primeiro dia pela rede de livrarias Barnes & Noble e no site da Amazon. A nova tradução, de Flora Thomson-DeVeaux, recebeu crítica do escritor Dave Eggers na revista The New Yorker, que […]

LEIA MAIS
photo

Cinco encontros da música clássica com a MPB para você assistir no Youtube

Toda e qualquer iniciativa que aproxima o universo da música clássica com o popular são louváveis. Ainda bem que é crescente o número de iniciativas desse tipo. Neste post, separamos cinco shows completos disponíveis no YouTube que revelam a potência dessas junções. Tem na lista Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto, Nana Caymmi e Orquestra […]

LEIA MAIS