“Butecar”. No dicionário de mineirês significa ato de ir em um ou mais botecos em um só dia. O neologismo que já caiu no gosto do público mineiro, agora tem mais um motivo para ser empregado. Comemorando seus 20 anos de existência, o Comida Di Buteco 2019 começa hoje e vai até o dia 12 de maio. São 52 estabelecimentos participantes com pratos para agradar todos os públicos. O Comida é um projeto interessante de ser abordado por diversos pontos de vista. Um deles é a longevidade: duas décadas de crescimento não é para qualquer um, né?
Outra característica interessante é o crescimento. Foi um evento que começou relativamente pequeno em Belo Horizonte e depois cresceu. Bastante. Por exemplo, hoje está em 21 cidades. A dinâmica é a mesma para todos. Há um trabalho de curadoria em busca dos estabelecimentos que valorizem a cozinha de raiz e que sejam administrados por famílias.
Como em 2019 não tem nenhum ingrediente específico, o cardápio de petiscos tem um pouco de tudo. Para quem prefere a vibe tradicional do butecão, por exemplo, tem opções com língua, costela, bacon, rabo de porco. Ou seja, ingredientes bem conhecidos por aqui. Vale destacar que, apesar do objetivo ser valorizar a culinária de raiz, os criadores não resistem aos raios gourmetizadores. Por exemplo, o que dizer de um prato que tem língua confitada regada ao molho de amora com purê de abóbora moranga? Rolou ou não um raio gourmetizador na parada?
Brincadeiras à parte, o Comida di Buteco se consolidou por valorizar uma cultura bastante brasileira. Em síntese, o hábito de frequentar butecos. Como está aberta a temporada competitiva oficial, fizemos uma lista com alguns pontos que chamam a atenção.
[culturadoriaads]
História
Claro que ninguém vai ficar te contando a origem de cada alimento quando você for ao Buteco, mas saber a história do lugar que você está te ajudará a entender mais sobre aquele prato. Experimente conversar com o garçom ou gerente de cada bar. Te garanto que a receita de história mais comida terá um bom resultado.
Happy Hour
Sair com os amigos para tomar uma cerveja gelada e comer um tira-gosto bom é quase um ritual do mineiro. Então, que tal chamar a galera e fazer um tour pela cidade indo aos bares e restaurantes participantes? Além de conhecer ainda mais BH, você pode apreciar pratos diferentes e ter aquela conversa com o pessoal em um ambiente totalmente novo. Afinal, nada melhor que mudar de espaço para novas ideias surgirem.
Comida
Experimentar pratos novos é uma sensação única. Este ano serão 52 opções espalhadas por toda Belo Horizonte para você escolher o que vai querer. Tem prato para todos os gostos e lugares para todas as tribos. Ao todo, são 21 estados participantes e cada um tenta apresentar o que há de melhor em sua gastronomia nos pratos servidos. Em Minas, não ia ser diferente. Cada petisco mais mineiro que o outro e com sabores de dar água na boca!
Sorrisos
Me conte uma coisa melhor que reunir amigos, boa gastronomia, diversão e jogar conversa fora. Pois é! Então, entre no site do Comida Di Buteco e escolha qual lugar visitar. A experiência em agradar será certeira e, com isso, todo mundo vai se divertir. Aproveite!
Preço
O lazer é fundamental, mas algumas coisas para a diversão tem o preço elevado e o bolso do brasileiro está apertado. Antes que você se pergunte sobre o Comida Di Buteco, vai uma resposta rápida: esse ano o concurso tem uma novidade. Em comemoração aos 20 anos, todos os pratos terão o preço único de R$ 20. Sim, qualquer prato por esse preço. Então, não dê bobeira. Chame a galera, escolha o bar ou restaurante participante e aprecie sem moderação.
Boa diversão!