fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cinco filmes sobre política da América Latina

Selecionamos cinco dicas para você conferir nas férias de ficções e documentários que de alguma maneira te ajudam a refletir sobre a política na América Latina

Por Carol Braga

27/12/2019 às 09:21

Publicidade - Portal UAI

Que o ano de 2019 foi quente para a política da América Latina ninguém duvida, né? Tensões no Chile, na Venezuela, mudança de lado no poder da Argentina e no Brasil, bem, melhor nem comentar. A perseguição a tudo o que envolve arte e desenvolvimento do pensamento crítico deixou a coisa mais triste para quem vive disso. Resistência tem sido palavra de ordem. 

Inclusive, o cinema sempre foi um importante espelho para a sociedade. Na lista de hoje, vamos recomendar alguns filmes que gostamos e que, de uma maneira ou de outra, trata de episódios relacionados à política na América Latina. 

 

No (2012)

Direção: Pablo Larraín
Ficção

Com: Gael García Bernal, Antonia Zegers

[PARA ASSISTIR CLIQUE AQUI]

O diretor Pablo Larraín tem cumprido muito bem o papel de refletir a política de seu país por meio do cinema. Todas as vezes em que penso em política do Chile, lembro de No, longa protagonizado por Gael García Bernal. O filme aborda o período da propaganda relacionada ao referendo sobre a permanência de Augusto Pinochet no poder. Gael faz o publicitário que trabalha na campanha do não, por isso o nome do filme. O longa é baseado na peça inédita El Plebiscito de Antonio Skármeta, que escreveu também O carteiro e o Poeta. 

Uma noite de doze anos (2018)

Direção: Álvaro Brechner
Ficção
Com: Antonio de la Torre, Chino Darín e Alfonso Tort

[PARA ASSISTIR CLIQUE AQUI]

 

Essa vai para quem quer chorar – e muito – vendo um filme. Sim, tem gente que gosta. É uma ficção que narra o período em que o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica (interpretado por Antonio de la Torre) ficou preso. Pois é, ele e outros dois companheiros – Mauricio Rosencof (Chino Darín) e Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort) – foram mantidos encarcerados pela ditadura do país durante 12 anos. Fala sobre os abusos cometidos pela ditadura do país na década de 1970.

O clã (2015)

Direção: Pablo Trapero

Ficção

Com: Guillermo Francella, Peter Lanzani

[PARA ASSISTIR CLIQUE AQUI]

Pablo Trapero fez um policial de tirar o fôlego. Não é um filme que trata necessariamente de política, embora faça parte do contexto. Isso porque no auge do período de repressão militar na Argentina, era comum que as pessoas desaparecessem. No caso, a família Puccio sequestrava pessoas ricas para extorquir os respectivos parentes. O roteiro de Trapero, Julian Loyola e Esteban Student é baseado em uma história real da América Latina. 

Excelentíssimos (2018)

Direção: Douglas Duarte
Documentário

[PARA ASSISTIR CLIQUE AQUI]

O impeachment de Dilma Rousseff serviu de inspiração para diversos documentários. Democracia em Vertigem, de Petra Costa, é um dos que tem feito carreira internacional e inclusive está na final para o Oscar. Mas além dele, temos outros olhares para o mesmo fato. O do diretor Douglas Duarte é um deles. Em Excelentíssimos ele mostra os bastidores do processo, mostrando principalmente as articulações dos deputados. 

O Processo (2018)

Direção: Maria Augusta Ramos
Documentário

[PARA ASSISTIR CLIQUE AQUI]

A diretora Maria Augusta Ramos também fez seu documentário sobre o recente impeachment no Brasil. Ao longo dos 141 minutos de O processo, ela procura responder a pergunta: foi golpe ou um movimento que veio das ruas? Inclusive, a diretora mostra muito a divisão pela qual o país passa. De todos os longas que abordam a recente política brasileira, é o mais difícil deles. No entanto, vale ressaltar: todos se complementam e te ajudam a elaborar o próprio pensamento crítico sobre o que estamos passando.

photo

Quem é Chico Buarque escritor?

Que Chico Buarque é um músico renomado e de poesia refinada já é claro. Entretanto, Francisco Buarque de Hollanda também se envereda pelos lados da literatura e da dramaturgia. Além de cerca de 80 discos entre parcerias, solos e compactos, o gigante da música brasileira já lançou diversos livros: romance, novela e dramaturgia. A publicação […]

LEIA MAIS
photo

Modern Love: dica de série para quem quer algo leve e rápido

Quando você escolhe ver uma série cujo nome é amor moderno, em uma tradução livre, o que passa pela sua cabeça? Outras possibilidades de encontros amorosos? Outros modelos de casais? Talvez sejam estas expectativas normais, mas que felizmente a série Modern Love não corresponde. Até passa por elas, claro, mas vai sutilmente além. É justamente […]

LEIA MAIS
photo

Cinema brasileiro: oito filmes imperdíveis no Cine Humberto Mauro

Cinema Brasileiro em cartaz. Esse foi o tema escolhido para a última mostra do ano no Cine Humberto Mauro. Dessa forma, 26 longas-metragens nacionais, produzidos entre 2018 e 2019, oferecerão ao público a oportunidade de prestigiar a diversidade da produção recente do país. A ideia é contemplar obras que tiveram poucas oportunidades de exibição nos […]

LEIA MAIS