fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cinco encontros da música clássica com a MPB para você assistir no Youtube

Encontro de Alceu Valença com Orquestra Ouro Preto e Nana Caymmi com Orquestra Sinfônica de Minas Gerais são destaques da lista

Por Thiago Fonseca *

16/06/2020 às 11:10 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto - Foto: Naty Tôrres / Divulgação

Toda e qualquer iniciativa que aproxima o universo da música clássica com o popular são louváveis. Ainda bem que é crescente o número de iniciativas desse tipo.

Neste post, separamos cinco shows completos disponíveis no YouTube que revelam a potência dessas junções. Tem na lista Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto, Nana Caymmi e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e outros. Confira:

Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto

O encontro chamado de Valencianas, foi uma homenagem ao cantor, compositor e instrumentista pernambucano. Alceu Valença esteve presente como solista nos vocais. Essa foi a primeira vez em que o artista teve parte da obra arranjada para música clássica. Estão no repertório canções como Anunciação, La Belle de Jour, Coração Bobo e Sino de Ouro. A gravação, ao vivo, foi feita no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e lançada em CD e DVD. O disco venceu a 26ª Edição do Prêmio da Música Brasileira, na categoria melhor álbum de MPB. Alceu tem 73 anos e é um dos maiores cancioneiros do Brasil. Já a Orquestra Ouro Preto, celebra 20 anos em 2020 e é regida pelo maestro Ronaldo Toffolo. O disco também está disponível no Spotify. 

Nana Caymmi e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Em 2012, Nana Caymmi subiu ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte,  com o pianista Wagner Tiso e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. O encontro, realizado pelo projeto Sinfônica Pop rendeu o concerto regido por Roberto Tibiriçá. Eu Sei Que Vou Te Amar, Medo de Amar e Por Causa de Vocês são algumas das músicas executadas no show. Filha de Dorival Caymmi, Nana é cantora e compositora da música brasileira. Wagner Tiso é músico, arranjador, regente, pianista e compositor. Criada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais. Clique aqui e confira a matéria que fizemos sobre a Sinfônica. 

Nando Reis e Orquestra Petrobrás Sinfônica

Este é um registro ao vivo do show Série Convidados: Petrobras Sinfônica & Nando Reis, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, realizado em outubro de 2017. O encontro foi uma homenagem da Orquestra para o cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor. Esta foi a primeira vez que Nando se apresentou com o maestro Isaac Karabtchevsky. No concerto foram executadas 13 sucessos do cantor com 45 músicos da sinfônica. Entre eles, canções como O Segundo Sol, Relicário e Por Onde Andei. O encontro foi a estreia do projeto Série Convidados, da Petrobras Sinfônica, que teve Karabtchevsky como Diretor Artístico e Regente Titular. A Orquestra foi criada em 1972 pelo maestro Armando Prazeres.

Elza Soares e Jazz Sinfônica Brasil

Realizado em dezembro de 2017, o concerto foi uma homenagem a Elza Soares. Além da participação da artista, contou com grandes nomes da MPB, como Baby do Brasil, Sandra de Sá, Paula Lima e Vânia Bastos.  A apresentação foi na reinauguração do Auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina. Um dos momentos mais marcantes do concerto, é a aparição de Elza cantando A Carne embalada pela música clássica. A Orquestra Jazz Sinfônica Brasil foi fundada em 1989 e faz parte da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo. 

Ivete Sangalo e Orquestra Juvenil da Bahia

Transmitido ao vivo pelo Multishow, o encontro de Ivete Sangalo com a Orquestra Juvenil da Bahia foi realizado em dezembro de 2015, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O show ainda contou com a participação do coro infantil e juvenil do Neojiba. No repertório Ivete interpretou canções de Gilberto Gil e Caetano Veloso. A Orquestra Juvenil da Bahia foi fundada em 2007 como principal grupo orquestral do programa NEOJIBA. É composta por integrantes de 13 a 27 anos de idade. Ivete Sangalo é cantora de axé, compositora, multi-instrumentista e empresária.   

Ivete Sangalo e Orquestra Juvenil da Bahia - Foto: Lenon Reis / Divulgação
photo

Melhores casais da ficção para acreditar no amor

Depois das trilhas sonoras para embalar a semana do dia dos namorados e das dicas de filmes picantes, chegou a vez vez de falar dos casais da ficção. Selecionamos alguns personagens que nos deixam com o coração quentinho a partir das suas histórias e relação. Todas elas são de companheirismo, empatia, apoio, amizade e, claro, […]

LEIA MAIS
photo

Aprenda a fazer sanduíche gourmet com Matheus Daniel

Dos 40 anos de vida do chef Matheus Daniel, quase todos foram dentro da cozinha. O gosto pela gastronomia veio de gerações. Hoje, ele é dono da Marmitaria BH, Não é Hambúrguer, Sushichic e Restaurante Família Daniel. Dedica grande parte do tempo na administração dos empreendimentos, criação dos pratos e cuidados com a família. Amor […]

LEIA MAIS
photo

Cinco shows completos para ver no YouTube

Quando não temos a possibilidade de ir no show de um artista que amamos, outra alternativa é ouvir as músicas e ver vídeos ou DVDs das apresentações. E nada melhor do que uma plataforma gratuita para proporcionar a experiência. O YouTube está repleto de apresentações na íntegra de shows e festivais disponibilizados por artistas e […]

LEIA MAIS