
Foto: IMDb / Divulgação.
Eis mais um filme que chega aos cinemas para atender as expectativas dos fãs. E olha que são muitos os apaixonados pelo universo Pokémon. Detetive Pikachu é o primeiro live-action com o personagem clássico dos jogos de videogame e dos desenhos animados. A julgar pelas primeiras análises publicadas pela crítica especializada, os amigos do Pokémon pode ficar felizes. O Bruno Silva do Omelete, por exemplo, disse que o longa avança de forma construtiva aquilo que já está em outros produtos da franquia.
Só para atualizar quem não entende nada de Pokémon, trata-se de uma franquia criada em 1996, no Japão. Os pokémons são criaturas que os seres humanos capturam e treinam para lutas. Começou como um jogo e teve seu universo expandido transmidiáticamente. Ou seja, hoje tem filmes, mangás, brinquedos, além do jogo que foi para o celular e virou uma febre mundial. O diferencial do longa dirigido por Rob Letterman é o fato de usar atores misturados com os pokémons.
Separamos a seguir uma lista com algumas curiosidades sobre o longa que estreia no dia 09 de maio nos cinemas de todo o Brasil.
Inspirado em videogame
Filmes de live-action inspirados em videogames começaram a se tornar mais comuns em 1993, com o lançamento da adaptação cinematográfica de Super Mario Bros. Mas nunca houve um longa-metragem que conseguisse gerar acordo entre os fãs. Pokémon: Detetive Pikachu veio para mudar isso. Ele é uma adaptação de um jogo lançado em 2016 e traz um dos universos mais adorados na história dos videogames. Diferentemente de Super Mario Bros, o público amou a ideia de o Pokémon: Detetive Pikachu virar um longa.
Enredo
Na trama, o pai do personagem principal, interpretado por Justice Smith, é misteriosamente sequestrado, forçando o adolescente a se juntar ao Pokémon: Detetive Pikachu (dublado por Ryan Reynolds). Assim, eles vão procurando pistas sobre os enigmas deixados pelo misterioso incidente em Ryme City, uma metrópole moderna e alastrante, onde humanos e Pokémon vivem lado a lado em harmonia num mundo realista de ação ao vivo, sem a necessidade da relação de treinamento de pokémon tão popular nos jogos. Eles encontram um elenco diverso de personagens Pokémon e descobrem uma coisa que poderia destruir esta coexistência pacífica e ameaçar todo o universo Pokémon.

Foto: IMDb / Divulgação.
Elenco
Warner escalou um elenco daqueles. Ryan Reynolds (DeadPool) é a voz de Pikachu, Justice Smith (Jurassic World: Reino ameaçado) interpreta Tim Goodman, Bill Nighy (Frankenstein – entre anjos e demônios) faz o papel de Howard Clifford, Rita Ora (“Cinquenta Tons de Liberdade”) interpreta Dr. Ann Laurent, Diplo faz o Dj, numa realização de Rob Letterman (Espanta Tubarão), enquanto o roteiro fica a cargo de Nicole Perlman (“Guardiões da Galáxia”) e Derek Connolly (Star Wars).
Repercussão antes mesmo de entrar em cartaz
Depois de uma série de trailers fofos, as primeiras críticas do filme são bem positivas. “O filme é muito divertido e é repleto de easter eggs. Os fãs de Pokémon vão amar, mas ele também será amistoso com quem não conhece o universo”, afirmou Steven Weintraub, editor do Collider. “Como eles puderam fazer Pikachu tão fofo? Ele acerta em cheio no mundo do Pokémon e ver aquelas criaturas incríveis já vale o preço do ingresso. Se você ama Pokémon, vai amar o filme”, escreveu Terry Schwartz, editora do IGN. Esse são alguns dos comentários sobre o filme. Certamente Pokémon: Detetive Pikachu promete.
Rhyme City
Rhyme City é uma cidade entre Londres, Nova Iorque e Tóquio. A arquitetura e os letreiros consolidam os Pokémons como parte da vida cotidiana do lugar. As ruas são iluminadas por néon. Além disso, durante o filme existem várias referências ao anime e o jogo. Sem contar que Pokémon: Detetive Pikachu conseguiu misturar os limites entre fantasia e realidade, garantindo a imersão do público nesse universo tão rico. Certamente elas irão emocionar os grandes fãs.

Foto: IMDb / Divulgação.