Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cinco artistas da música brasileira para prestar atenção

Selecionamos cinco nomes do cenário nacional para você ficar de olho e, claro, atualizar a playlist. Confira!

Gostou? Compartilhe!

O que você anda ouvindo ultimamente? A música brasileira é tão vasta que, muitas vezes, não chegamos a conhecer artistas incríveis espalhados por aí. Então, ainda celebrando o Dia Internacional da Mulher, selecionamos cinco nomes da música nacional para prestar atenção.

São trabalhos ímpares, com vozes, letras, ritmos e estilos diferentes que têm tudo pra bombar. Sendo assim, já prepara porque com certeza sua playlist vai ser atualizada a partir de agora. 

Duo Dois Lados

Com cinco anos de estrada, o duo Dois Lados é formado pelo casal de cantoras, compositoras e instrumentistas Jéssica Senhorini e Letícia Damaris. O som que a dupla faz é uma miscelânea de pós-MPB, pop e rock. Tudo isso com suavidade na voz em canções que provoca reflexão sobre amor, existência e outros temas. Dessa forma, o primeiro EP Falando de amor e... foi lançado em 2017 com cinco músicas autorais. O segundo, Metamorfose, faz um resgate de músicas da banda Electra Lee, grupo do qual ambas faziam parte. A música O mensageiro, por exemplo, ganhou vencedora do Prêmio de Música de Minas Gerais em 2015. O EP Quando tudo parece estranho chegou em 2020 como parte da comemoração dos cinco anos de carreira. 

música brasileira
Duo Dois Lados. Foto: Natalia Caroline

Confira tudo no site. 

Marina Sena

Provavelmente você já ouviu a voz dela nas bandas Rosa Neon ou em A Outra Banda da Lua. Entretanto, no começo de 2021, Marina Sena iniciou a carreira solo. Sendo assim, começou a dar vida a uma vontade de muito tempo. O primeiro disco solo tem previsão de lançamento para março e abril deste ano. O primeiro single já chegou. Me toca é uma canção leve e sensual.

A voz de Marina é muito característica e não-convencional, o que traz um grande diferencial para a artista do Norte de Minas. Em outras palavras, Me toca é uma prévia instigante do que a cantora vai entregar adiante.

Renata Lopes

Baiana que escolheu Minas Gerais para viver e trabalhar com música.  Nega (2017) foi “sob o legítimo tempero baiano e mineiro”. O trabalho une a emoção das próprias vivências da compositora e brasilidade. Além disso, a sonoridade da artista tem influência na MPB, samba, pop e música brasileira em geral.

O disco mais recente, Viagens Astrais, de 2020, coloca em forma de música a influência da observação das energias do universo e da interação com as próprias energias.

Confira no Spotify. 

Lislie Fiorinni

Cantora, compositora e intérprete, Lislie Fiorinni se destaca pela potência vocal e interpretação de canções. Entre as suas influências estão a MPB, o samba, a bossa nova e a música regional de Minas Gerais. O primeiro disco é de 2017. É uma coletânea da sua caminhada desde os 11 anos cantando e dos 16 como compositora. Além disso, o trabalho tem várias influências, como baião, samba e maxixe.

A veia artística acompanha Lislie desde gerações anteriores. Ela é bisneta do seresteiro Natalino de Oliveira, do grupo de seresta Ferro Velho, e neta de Waldemar Custódio, criador do primeiro grupo de teatro de Nova Lima. Vale destacar, ainda, que a artista está à frente do vaocal do bloco Volta Belchior. 

Ouça no Spotify. 

Bia Doxum

Por último, trazemos a cantora, compositora, apresentadora, militante e ativista cultural de São Paulo, Bia Doxum. Ela navega em temáticas como a luta feminista, racial e juvenil em suas músicas. Além disso, vem se destacando no rap nacional ao mesclar a voz falada e cantada. E que voz! O primeiro disco, Boletim de Omissão, nasceu quando ela tinha apenas 15 anos, em 2013. Nos versos denuncia questões raciais e sociais. Por outro lado, o crescimento pessoal e profissional é perceptível na medida que avançamos na audição dos discos. O segundo e terceiro, Máquina Que Gira e ÀTÚNWA, trazem novas referências, sonoridades e influências da música negra.

Ouça no Spotify. 

música brasileira
Lislie Fiorinni. Foto: Daniel Gosling

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]