De 3 a 17 de agosto, em seis espaços diferentes da capital mineira, a Mostra Cílio traz dez obras voltadas para a infância e a juventude
Do próximo sábado, 3 de agosto, até o dia 17, partir das 16h, no MIS Santa Tereza acontece a 1ª Mostra Cílio – Circuito de Linguagens Originais. Assim, nesta edição, a iniciativa traz dez animações com diversas técnicas e estilos. São obras assinadas por artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná, bem como, claro, de Minas Gerais. Os trabalhos são voltados para o público em geral, sobretudo infância e juventude. A curadoria é de Kiko Goifman, Sávio Leite (MUMIA) e do produtor musical e arranjador Caio Graco
A mostra é totalmente gratuita e será exibida em seis espaços da capital mineira. São eles: MIS Santa Tereza, Usina de Cultura e centros culturais Venda Nova, Bairro das Indústrias, Salgado Filho e Padre Eustáquio.
Objetivo
“Cílio foi a primeira coisa que surgiu, quando pensei em uma mostra de vídeos de animação. No meio da madrugada, acordei e disse: Cílio! Literalmente vinculado ao olho humano e sintetiza bem a ideia da mostra”, conta a coordenadora do projeto, Ana Cristina Coutinho.
Segundo a produtora, a intenção da Cílio é criar um novo espaço de difusão de linguagens que se distanciam do comercial. Com isso, abrir oportunidade para a divulgação sobretudo do trabalho de jovens realizadores independentes. “A mostra é um espaço para experimentação de novas técnicas e conceitos diversos, às vezes, inusitados, para ampliar o campo de visão e de informação do espectador”, diz.
Esta edição da Cílio é voltada para o público infanto-juvenil, mas Ana Cristina adianta que não significa que sejam animações infantilizadas. “Pelo contrário. Qualquer idade pode se deleitar com a programação. É um programa para toda família. A classificação é livre”, afirma.
Votação
Desse modo, a cada sessão, o público assiste a dez animações da mostra competitiva. Assim, ao final, escolhe a que mais gostou. Antes e após a seleção competitiva, serão exibidos dois vídeos convidados: “Mar Salgadinho” (Carol Tomasi) e “Estrela-do-Mar” (Casa Volante). No dia 17, na última sessão da Mostra Cílio, no Centro Cultural Padre Eustáquio, sairá o nome do vencedor da Escolha do Público. O diretor ou diretora da animação mais votada poderá realizar novo videoclipe de animação, no valor de 8.000,00.
Seleção
Segundo o curador Sávio Leite, a seleção da Cílio retrata perfeitamente questões que envolvem o Brasil e sua diversidade. “Apresentam uma arte vibrante, livre, criativa e estimulante. As animações passam por várias técnicas e estilos. O principal critério de seleção usado foi a qualidade das produções, cada vez mais sofisticadas e antenadas com as grandes questões globais”, diz. Entre elas, a natureza e a política.
Outro critério de escolha das obras foi a qualidade e inventividade do efeito sonoro. O curador Caio Gracco Guimarães comenta: “É a parte invisível, contudo igualmente potente de uma peça animada. Avaliamos a qualidade técnica das mixagens e a relação da trilha com o roteiro. Claro que também me ative em outros aspectos de cada vídeo, como linguagem, conceito, coerência e fluência de roteiro”.
Para Kiko Goifman, participar como jurado ou curador em um festival de animação, como Cílio, é sempre uma oportunidade de ver novas experimentações. “Sempre fui um cineasta de fronteira, por mais que eu trabalhe hoje sobretudo com documentários hoje, me interesso por animação, por ficção. É uma delícia poder ver novos caminhos com esses filmes frescos saindo, de poder estimular a visibilidade dos jovens artistas”, afirma o curador.
Serviço
Mostra Cílio – 1ª edição
Com dez animações em seis espaços de Belo Horizonte
Quando. De 3 a 17 de agosto / 2024
Abertura oficial
03.08 – sábado, às 16h30 – MIS Santa Tereza abertura oficial
03.08, sábado, às 10h30 – Usina de Cultura
07.08, quarta-feira, às 15h – CC Venda Nova
10.08, sábado, às 15h30 – CC Bairro das Indústrias
14.08, quarta-feira, às 15h – CC Salgado Filho
17.08, sábado, às 15h – CC Padre Eustáquio – Encerramento
Mais informações: Instagram e Youtube