Foi um resultado equilibrado e pouco surpreendente. A vitória de A Forma da Água como melhor filme no Oscar 2018 não era tão esperada embora não seja nenhuma zebra. O que a Academia diz com essa vitória do filme de Guillermo Del Toro: que o cinema não pode se distanciar da magia, da fantasia.
O filme vencedor do Oscar 2018 é sobre uma mulher que se apaixona por um peixe. E o amor deles é possível.
Foram 3h50 de cerimônia. As estrelas não apareceram de preto mas soltaram o verbo. Ou seja, o tapete vermelho do Oscar 2018 não foi convencional. As entrevistas saíram daquele lugar comum de comentar os vestidos. Os astros falaram sobre temas nervosos como racismo, abuso, etc. Também como era esperado.
Dentro do Dolby Theatre não foi diferente. Cada um à sua maneira passou o recado. Teve gente que preferiu o caminho do humor, como Sam Rockwell e Allison Janney , respectivamente vencedores nas categorias de ator e atriz coadjuvante. A melhor atriz, Frances Mcdormand optou pelo protesto. Pediu que todas as mulheres indicadas este ano se levantassem na plateia. Aos homens, disse preferir ser convidada a uma reunião do que bater um papo na festa. Arrasou. “Todas nós temos histórias para contar”.
Warren Beaty e Faye Dunaway voltaram ao palco para apresentar a principal categoria da noite. Em 2017 eles foram protagonistas do maior mico da história do Oscar ao anunciar errado o prêmio mais importante da noite. Beaty teve humor. “É muito legal ver vocês de novo”, disse, assim que se aproximou do microfone.
Abertura
Jimmy Kimmel fez uma abertura bastante breve. O que eu mais gostei foi ele ter chamado atenção para a importância de filmes como Pantera Negra e Mulher-Maravilha desempenham. Detalhe: eles nem estão indicados. Foi uma forma dele dizer que os avanços em relação aos temas polêmicos existem, ainda que muito tímidos.
Se o caso Harvey Weinstein apareceu? Claro.
Confira o monólogo da abertura.
A Academia de Artes e Ciências de Hollywood homenageou o cinema na comemoração de 90 anos de Oscar. Foi curioso ver como essa poderosa instituição reagiu às críticas que recebeu. Foram diversas menções a protestos como #Oscarsowhite, do ano passado, e #timesup, de 2018. O ponto alto foi um vídeo, de certa forma extenso, sobre os movimentos na representatividade do Oscar.
Ah e quem tem teto de vidro nem apareceu por lá. Casey Affleck, vencedor do Oscar de Melhor Ator no ano passado, foi “desconvidado” e bem substituído por Jane Fonda e Helen Mirren. Elas entregaram a estatueta a Gary Oldman, favoritíssimo pelo papel de Winston Churchil. Sincero, simples e muito feliz em levar o Oscar para casa. Quem não ficaria, né?
Confira a lista completa dos vencedores:
Ator Coadjuvante
Três Anúncios Para um Crime – Sam Rockwell
Foi a primeira indicação da vida de Sam. Estava um tanto elétrico na hora do discurso. Não teve o menor pudor de tirar o papelzinho do bolso, fazer piadinha e mandar altas declarações de amor. Rockwell fez o Oscar começar leve!
Cabelo e Maquiagem
O Destino de uma Nação
A caracterização de Winston Churchill é tão impressionante que o resultado é inquestionável. Gary Oldman arrasou na interpretação mas a caracterização ajudou!
Figurino
Trama Fantasma – Mark Bridges
Melhor documentário
Ícaros
Greta Gerwing e Laura Dern apresentaram a categoria e destacam o papel importante que os documentários desempenham ao nos ajudar a entender o mundo real que vivemos. Achei uma dupla e tanto! No resultado: Netflix marcando presença no Oscar. O filme já está disponível na plataforma e fala sobre dopping nas Olimpíadas do Rio. Prêmio foi dedicado ao personagem do longa, que vive em perigo por ter feito as denúncias.
Edição de som
Dunkirk – Richard King
Mixagem de Som
Dunkirk – Gregg Landaker, Gary Rizzo, Mark Weingarten
Dunkirk e O Destino de uma Nação, dois longas que abordam o mesmo episódio histórico, são os primeiros filmes a receber mais de uma estatueta na noite.
Direção de Arte
A Forma da Água
O campeão de indicações recebe o primeiro prêmio. A Forma da Água tem tudo para se destacar entre os prêmios técnicos mas o que já vimos até aqui é que Dunkirk seriamente ameaça isso.
Melhor filme estrangeiro
Uma Mulher Fantástica
Atriz Coadjuvante
Eu, Tonya – Allison Janney
[culturadoriaads]
Curta de animação
Dear Basketball
Melhor animação
Viva: A Vida é uma Festa
Efeitos visuais
Blade Runner 2049
Montagem
Dunkirk
Curta Documentário
Heaven is a traffic jam on the 405
Best Live Action Short Film
The Silent Child
Roteiro Adaptado
Me Chame pelo Seu Nome – James Ivory
Roteiro original
Corra! Jordan Peele
Fotografia
Blade Runner 2049 – Roger Deakins
Trilha Original
A Forma da Água
Música Original
Viva: A Vida é uma Festa – Kristen Anderson-Lopez, Robert Lopez
Direção
A Forma da Água – Guillermo del Toro
Ator Principal
O destino de uma nação – Gary Oldman
Atriz Principal
Três Anúncios Para um Crime – Frances McDormand
Melhor filme
A Forma da Água