Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Centro de Pesquisa Teatral lança áudio com aula de Antunes Filho em série

Segunda temporada de “Aproximações Pedagógicas: A formação do ator”, é inaugurada com episódio sobre o próprio CPT e aborda o processo criativo do diretor Antunes Filho
Centro de Pesquisa Teatral
O diretor Antunes Filho. Foto: Patrícia Santos / Estadão Conteúdo / Arquivo

Em 2020, foi ao ar a primeira temporada da série em áudio Aproximações Pedagógicas: A formação do ator, do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc São Paulo (CTP). O programa conversou com equipes pedagógicas de oito escolas de artes cênicas com atuação em São Paulo. Agora, chegou a vez da segunda temporada! A estreia oficial está prevista para o fim de março. No entanto, o CTP se colocou como próprio personagem ao lado de Antunes Filho em uma edição especial. 

O episódio é composto por entrevistas com ex-alunos e coordenadores que passaram grande parte das suas trajetórias no local. A segunda temporada em si expande os territórios para instituições de todo Brasil. Entre os convidados já estão confirmados representantes da Escola de Teatro e Dança da UFPR, Escola de Teatro da UFBA, Curso de Direção Teatral da UFRJ, Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina e Curso de Teatro da UFPB.

Antunes Filho

Uma das participações especiais no episódio é a de Antunes Filho por meio de áudios e trechos de entrevistas gravadas com ele. O programa descreve os métodos do diretor e a constante busca pela criação e aperfeiçoamento no trabalho com o ator. Além disso, é também uma forma de homenagem, já que ele coordenou o CPT por 37 anos e morreu no ano passado. 

Outras abordagens

Ademais, além de falar sobre a formação do ator nessas escolas, o podcast aborda as transformações no país do teatro brasileiro, dos processos de ensino e a profissionalização de artistas e técnicos. Do ponto de vista de análise do ensino, o Aproximações pedagógicas reflete também sobre as mudanças nas universidades, no entendimento sobre a formação artística e o surgimento de coletivos teatrais.

Em suma, o podcast quer apresentar um percurso cronológico para construir um panorama da criação e produção do teatro moderno brasileiro, o pensamento pedagógico e os apontamentos para o futuro. A série tem direção de Eliane Leme e pesquisa, roteiro e apresentação de Mariana Delfini. A primeira temporada está disponível em no site do Centro de Pesquisa Teatral. O episódio de aquecimento para a segunda temporada fica disponível a partir de 24 de fevereiro, às 11h30.

Centro de Pesquisa Teatral
Foto: StockSnap/Canva

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!