Neste domingo, 15 de dezembro de 2024, o projeto “Cellos sem Contorno” se encerra com evento gratuito
O Centro de Luta Pela Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero de Minas Gerais (Cellos-MG) realizará, no dia 15 de dezembro, das 12h às 18h, na Rua dos Tupinambás, uma feira para celebrar o encerramento do projeto “Cellos Sem Contorno”. O evento contará com diversas atrações, como batalhas de MCs LGBTQIA+, slam, oficinas de artes visuais, pocket shows, aula de zumba, intervenções artísticas e barraquinhas de brechós e acessórios. As atividades marcam o fim das atividades realizadas ao longo de dez meses nas nove regionais de Belo Horizonte. Todas as apresentações são gratuitas.
Desse modo, o público poderá conferir os shows de Berê, Mel MC, Surya Sol, além de intervenções poéticas e batalhas de MCs. Durante o evento, feirantes LGBTQIA+ das regionais contempladas pelo projeto irão apresentar seus produtos, como zines, acessórios, comidas, bebidas, roupas e artesanato. Além disso, movimentos sociais parceiros também estarão presentes em barraquinhas. O objetivo é realizar o trabalho de conscientização e sensibilização sobre temas diversos que afetam a população LGTBQIA+.
Força e união
Segundo o presidente do Cellos-MG, Maicon Chaves, a atividade é uma forma de mostrar os resultados do projeto desenvolvido ao longo do ano. “É com grande alegria que convidamos todes para celebrar o encerramento do projeto Cellos Sem Contorno. A feira simboliza não apenas o sucesso do trabalho de mobilização nas nove regionais de Belo Horizonte, mas também a força e a união da população LGBTQIA+. Esta ação é uma oportunidade de celebrar a diversidade, promover a inclusão e fortalecer os laços que tornam nossa cidade cada vez mais plural e acolhedora”, reforça Maicon.
O projeto
O projeto “Cellos Sem Contorno” atuou, por meio da ação de mobilizadores sociais, nas nove regionais de Belo Horizonte. A saber: Barreiro, Pampulha, Centro-Sul, Venda Nova, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste e Leste. Assim, as atividades tiveram como público-alvo a população mais vulnerável da capital mineira. Neste sentido, as informações coletadas ao longo das ações serão processadas para propor novos projetos, ações e políticas públicas.
Além disso, foram ministradas oficinas de formação em direitos humanos, com o objetivo de promover uma troca de saberes literários, artísticos, estéticos e corporais. A iniciativa visa otimizar e divulgar o trabalho e a arte já desenvolvidos por pessoas LGBT+. O projeto “Cellos Sem Contorno” é realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e pelo Cellos-MG, por meio do Termo de Fomento 948089/2023 entre o Cellos-MG e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O Cellos-MG é uma afiliada da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT).