Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Célio Balona comemora 80 anos e 65 de carreira com série de shows em BH

Querido músico instrumental mineiro, Célio Balona fará uma série de quatro shows no CCBB a partir de março para comemorar 80 anos de vida e 65 de trajetória musical vasta

Gostou? Compartilhe!

Comemorar 80 anos de vida e 65 como músico não é para qualquer um. Para celebrar esses dois marcos importantes, o carismático Célio Balona prepara um presente para o o público de BH. Em síntese: uma série de quatro shows no Centro Cultural Banco do Brasil começa no próximo dia 20 de março. ‘Batuquerê’, o famoso álbum de 1992, abrirá a temporada.

“Completar 65 anos de carreira significa que valeu a pena tudo que passei, as músicas que fiz e os colegas com quem que tive o prazer e a honra de tocar. Um presente de Deus. É motivo de muita alegria”, conta. Quando fala sobre a relação que tem com música, Célio brinca. “Você casa com ela”, enfatiza. Ele diz que o primeiro contato com a arte foi pura sorte. Em resumo: uma história digna de filme. “Eu consegui ganhar um acordeom num programa de rádio de perguntas e respostas”, conta. A carta dele foi a sorteada entre 40 mil.

Convidados

Inesperadamente, a relação com o acordeom se tornou parte de sua vida. “É uma prótese do meu coração”, afirma Célio. Para ele, o acordeom é um instrumento nobre, muito valorizado em todo o mundo. Para ele, o instrumento é capaz de conquistar as novas gerações, que, aliás, o músico experiente diz que são incríveis. Por exemplo, Natália e Luísa Mitre, que tocarão com Célio na apresentação do dia 20 de Março. Entretanto, os fãs também podem esperar participações veteranas ilustres na série comemorativa. O saxofonista Nivaldo Ornelas, Gilson Peranzzetta e Ivan Lins são alguns dos outros convidados. No primeiro show, Célio revela que vai reunir todos os músicos que tocaram com ele há 28 anos no lançamento de ‘Batuquerê’.

Foto: Élcio Paraíso / Divulgação.

Em contraste do que algumas pessoas esperam de um acordeonista de sucesso, Célio também é muito fã de música eletrônica. O terceiro show, com o grupo BR Groove,  terá teclados e sintetizadores! O DJ Júnior Antonini será um dos convidados especiais. “Adoro música eletrônica”, menciona. “Me joguem numa rave que eu vou!”, brinca.

Festival Internacional do Acordeon

Desde 2014, Célio Balona é um dos organizadores do Festival Internacional do Acordeon (FIA). Dessa maneira, ele adiantou que a edição 2019 está prevista para outubro.  Todavia, a produção já trabalha na curadoria e, em breve, divulgará as datas. Para os fãs, Célio enfatiza que essa série de shows em BH será “um imenso prazer ver o pessoal todo no teatro” e que serão “quatro noites de muita festa e troca de emoções. Além de ser “um encontro de pessoas que eu adoro”, conclui.

 

[O QUE] Shows de Célio Balona no CCBB [QUANDO] 20 de Março, 3 de Abril, 17 de Abril e 1 de Maio [ONDE] Centro Cultural Banco do Brasil – Praça da Liberdade, 450, Funcionários – BH [QUANTO] R$ 30

 

Foto: Élcio Paraíso / Divulgação.

 

[culturadoriaads]

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]