O disco da Filarmônica dedicado ao compositor Lorenzo Fernandez faturou o certame da Revista Concerto na categoria CD/DVD/Livros
A Filarmônica de Minas Gerais venceu o Prêmio Concerto 2024, realizado pela Revista Concerto, na categoria CD/DVD/Livros. O grupo leva a láurea pelo álbum com obras de Lorenzo Fernandez (Rio de Janeiro, 1897 – 1948), de 2022. À época, o ensejo foram os 125 anos de nascimento de Fernandez. Assim, o grupo registrou, na Sala Minas Gerais, a Primeira e a Segunda Sinfonias do compositor carioca. Tal qual, seu famoso balé Reisado do Pastoreio. A regência foi do maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais. O álbum veio à cena neste 2024 e integra o projeto “A música do Brasil”. Trata-se de uma parceria da Filarmônica de Minas Gerais com o selo internacional Naxos e o Itamaraty.
Desde o início desta parceria, o projeto trouxe à cena álbuns dos compositores Alberto Nepomuceno (2019), Almeida Prado (2020), indicado ao Grammy Latino 2020, D. Pedro I (2022), nas celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, Carlos Gomes (2023), com nove aberturas e trechos de ópera do compositor brasileiro. E, este ano, o dedicado a Lorenzo Fernandez, disponível nas principais plataformas de streaming.
Para 2025, a Filarmônica vai lançar um CD com obras do compositor brasileiro Ronaldo Miranda (Rio de Janeiro, 1948). O carioca, vale lembrar, iniciou a carreira como crítico musical no Jornal do Brasil. No entanto, a partir da segunda metade dos anos 1970, passa a se dedicar exclusivamente ao ofício da composição. A partir daí, venceu importantes concursos nacionais, como o Carlos Gomes. O álbum também está no bojo da citada parceria. A gravação se deu em 2023.
Classical Music Awardds
Pelo mesmo disco dedicado a Lorenzo Fernandez, a Filarmônica também recebeu uma indicação ao prêmio International Classical Music Awards – ICMA. Neste caso, na categoria Symphonie Music. As indicações do ICMA – uma das mais prestigiadas premiações da música de concerto no mundo – incluem solistas, conjuntos, maestros e orquestras renomados, bem como muitos músicos jovens. O certame indicou um total de 374 produções de áudio e vídeo, que representam 117 selos da Europa, da Ásia e da América do Norte.