A programação especial de férias da Casa Fiat de Cultura oferece uma série de iniciativas, que se estendem até fevereiro
Até fevereiro, a Casa Fiat de Cultura oferece uma série de atividades gratuitas pensadas para este período de recesso escolar. Assim, a programação traz desde jogos educativos a piquenique na Pampulha. Do mesmo modo, visitação às exposições e ateliê para confecção de adereços carnavalescos. A maior parte das atividades especiais gira em torno da temática da exposição “Arte Brasileira: A coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, em cartaz até 4 de fevereiro de 2024. A mostra traz cerca de 200 obras, nunca expostas em conjunto. São trabalhos que passam pelos mais importantes movimentos artísticos do país nos séculos 20 e 21.
Caça aos tesouros
Durante as férias escolares, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura convida o público infantojuvenil e respectivas famílias a participar de uma caça aos tesouros escondidos por Okè, a Montanha, na exposição “Caça aos tesouros da arte brasileira??“. A atividade tem caráter coletivo e vai promover estímulos lúdicos para o aprendizado sobre o acervo artístico do MAP. Desenvolvendo um trabalho em equipe, os participantes serão divididos em dois grupos que disputarão um troféu. A atividade acontece sempre aos domingos. Assim, nos dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro, das 11h às 12h. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na entrada da galeria até 10 minutos antes de cada horário. Sujeito à lotação.
Piquenique na Pampulha
No sábado, dia 20 de janeiro, das 10h às 16h, o Passeio pela História – Piquenique na Pampulha oferece a oportunidade de transitar pela memória de Belo Horizonte. Assim, o percurso terá início na Casa Fiat, na exposição já citada, e continuará na Capela de Santana, nos jardins da instituição. Logo após, haverá uma parada no hall de entrada da instituição, precisamente, no painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari. Em seguida, o grupo partirá em excursão para a orla da Lagoa da Pampulha. Lá, a ideia é apreciar o conjunto modernista e vivenciar um piquenique. O transporte gratuito será feito de ônibus para os inscritos, saindo e retornando da Casa Fiat de Cultura.
Carnaval
Também neste mês de janeiro, acontece, na Casa Fiat de Cultura, o “Ateliê Aberto de Carnaval: Criar e recriar adereços de Carnaval para o amanhã”. O objetivo é criar brincos, colares e braceletes. O ateliê disponibilizará materiais especiais para criação desses adereços “amor pra vida”. Isso, a partir de técnicas como cartonagem, tapeçaria, costura, colagem, entre outras. E, claro, com a orientação de profissionais especialistas na área. As atividades do ateliê vão ocorrer nas sextas, sábados e domingos, entre 5 de janeiro a 4 de fevereiro de 2023, das 10h30 às 12h e das 15h às 17h. A participação também é livre, sujeita a lotação do espaço.
Exposição Arte Brasileira: A Coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura
Realizada através da parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura e a Casa Fiat de Cultura, a mostra reúne a relevante coleção do Museu de Arte da Pampulha (MAP). São cerca de 200 obras – a maior montagem já feita fora do MAP. A curadoria é de Marcelo Campos, curador do Museu de Arte do Rio (MAR), e de Priscila Freire, ex-diretora do MAP. A mostra ficará em cartaz até 4 de fevereiro de 2024, com entrada gratuita.
Bate-papo
O “Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura” trará na quarta-feira, dia 17 de janeiro, das 19h30 às 21h, uma conversa com a poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins. A atividade integra o ciclo de palestras da exposição “Arte Brasileira”, que homenageia – por meio do núcleo “Novos Bustos” – pensadores nacionais. A saber: Ailton Krenak, Leda Maria Martins e Conceição Evaristo. O bate-papo parte do conceito de Tempo Espiralar que atravessa a obra de Leda. Tal qual, que inspira um dos módulos da exposição, intitulado “Pampulha Espiralar: Um Lar, Um Altar”. Entrada gratuita. Retirada de ingressos pela Sympla.
Visitas temáticas
Neste mês de janeiro, serão realizadas duas Visitas Temáticas à exposição. A primeira, no sábado, 13 de janeiro, das 10h às 11h, com o tema “Pelos Metais de Minas”. Por isso, o percurso explora as obras em metal exibidas na exposição “ARTE BRASILEIRA”. Serão apresentadas, a partir desta temática, obras de Amilcar de Castro, Marilá Dardot, Luana Vitra, Renato Madureira, Iole Freitas e Paulo Nazareth. Inscrições gratuitas, na entrada da galeria, até 10 minutos antes do horário de início da atividade. Sujeito à lotação.
No sábado, dia 27 de janeiro, das 10h às 11h, acontece a visita temática “Lentes do Mundo”. A ideia é homenagear o Dia Nacional da Fotografia (8 de janeiro). Assim, os programas educativos do MAP e da Casa Fiat farão um percurso que explora as fotografias da exposição. Desse modo, vão debater escolhas, enquadramentos e técnicas de revelação adotados pelos expoentes presentes na mostra. São obras de Marcel Gautherot, Italo Almeida, Froiid, Pedro Neves, Paulo Nazareth, Rosângela Rennó, Nydia Negromonte, Retratistas do Morro e Sara Ramo. Inscrições gratuitas, até 10 minutos antes do horário de início da atividade. Sujeito à lotação.
Exposição “o lugar na palavra”
Uma reflexão sobre o cotidiano e a percepção dos lugares, por meio da escrita e do desenho. A artista gaúcha Fernanda Fedrizzi apresenta, na Casa Fiat de Cultura, a mostra “o lugar na palavra”. As obras, compostas por cartazes e publicações, poderão ser manuseadas e lidas pelo público. Escolhida no 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura, a exposição ficará em cartaz até 21 de janeiro de 2024.
Serviço
Férias na Casa Fiat de Cultura
Exposições
Exposição “Arte Brasileira: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”
Até 4 de fevereiro de 2024
Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada gratuita
Diálogos MAP na Casa Fiat de Cultura com Leda Maria Martins
Dia 17 de janeiro, das 19h30 às 21h
Entrada Gratuita mediante retirada de ingressos na Sympla
Visita Temática – Pelos Metais de Minas
Dia 13 de janeiro, das 10h às 11h
Entrada gratuita. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na entrada da galeria até 10 minutos antes do horário de início da atividade. Sujeito à lotação.
Visita Temática – Lentes do mundo
Dia 27 de janeiro, das 10h às 11h
Entrada gratuita. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na entrada da galeria até 10 minutos antes do horário de início da atividade. Sujeito à lotação.
Exposição “o lugar na palavra”, da artista Fernanda Fedrizzi
Até 21 de janeiro de 2024
Curadoria: 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura
Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Atividades do Programa Educativo
Caça aos tesouros da arte brasileira
Dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro
Horários: das 11h às 12h
Entrada gratuita. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na entrada da galeria até 10 minutos antes de cada horário. Sujeito à lotação.
Ateliê Aberto de Carnaval
De 5 a 7, 12 a 14, 19 a 21, 26 a 28 de janeiro e de 2 a 4 de fevereiro, sempre nas sextas, sábados e domingos.
Horários: Das 10h30 às 12h e das 15h às 17h
Participação livre, sujeita a lotação do espaço
Observação: nas atividades de Ateliê, crianças até 10 anos deverão estar acompanhadas por seus responsáveis; crianças até 5 anos deverão ser auxiliadas por seus acompanhantes durante as atividades; todos deverão usar roupas confortáveis e apropriadas ao uso de tintas, colas e outros materiais.
Passeio pela História
Dia 20 de janeiro, a partir de 10h às 16h
Inscrições: Sympla
Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários
Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h