fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Carnaval de BH terá roteiro dedicado à gastronomia

Prefeitura irá disponibilizar transporte público gratuito no centro da capital para facilitar deslocamento dos foliões

Por Gabriel Lacerda *

01/03/2019 às 10:47 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Abrasel-MG / Divulgação

Quem pensa que o repertório carnavalesco de BH estará restrito ao trajeto dos blocos se engana. Especialmente os fãs da famosa, boa e diversificada gastronomia da cidade. Durante o feriado, além de muito axé de raiz nas ruas e diversos estilos musicais também será realizada a 2ª edição do Carnaval Gastrô. Em resumo: 38 bares e restaurantes se uniram para oferecer cardápios especiais para os foliões nativos e turistas na cidade. O evento terá pratos temáticos que irão custar de R$ 15 a R$69.

E, você aí! Já ouviu falar do “uaikisamba”? Ou do “folião de costela?” Talvez do “Maria confete”. Nada ainda? Pois saiba que esses pratos são de alguns dos bares e restaurantes que fazem parte do evento, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG) e Belotur.

“Os proprietários, diante do resultado positivo do evento no ano passado, estão otimistas. Em 2018, o resultado já foi bom e este ano ainda será melhor, devido ao aumento do público na capital”, explica o presidente da Abrasel-MG, Ricardo Rodrigues,.

Nesta edição, as casas ficaram livres para criar os pratos. A ideia era trazer nas refeições ingredientes que mostrassem a identidade do restaurante e remetessem à cultura mineira. Em sua primeira participação do evento, o sócio do Redentor Bar, Daniel Ribeiro, conta sobre como o evento vai atrair e melhorar cada vez mais o carnaval de BH. “O circuito gastrô deixará nas mãos dos turistas o gosto da culinária mineira. A expectativa é do público vir, conhecer a casa, experimentar e depois voltar”, afirma.

 

Drink foi inspirado na canção ‘Jenifer’, do cantor Gabriel Diniz  – Foto: Fred Marinho / Divulgação

 

Drinks carnavalescos

Todo ano, uma música é escolhida como o hit de carnaval. Em 2019, “Jenifer” e “Piscininha, amor”, fizeram tanto sucesso que a dupla de bartenders e sócios-proprietários da Stylo Drinks, Jonathan Braga e Thiago Muniz, decidiram criar bebidas em homenagens às canções.

“Vimos pelas redes sociais os sucessos de algumas musicas. Em paralelo, o carnaval de BH está crescendo muito e, pensando nisso, resolvemos homenagear alguns blocos da capital e algumas músicas”, explica Thiago.

Jonathan também fala sobre os drinks sem álcool que estão sendo bem procurados. “Temos diversas opções de drinks sem álcool, não só para crianças, mas a procura de drinks sem álcool para adultos também vem crescendo atualmente”, conta o bartender. Continuando no ramo das bebidas, o Protótipo, localizado no charmoso bairro Santa Tereza, irá prestigiar os clientes que forem fantasiados ao local com um chopp gratuito.

Além disso, e para entrar no clima, os garçons também estarão caracterizados para a folia. Segundo o sócio do estabelecimento, Lucas Zacharias, a ideia é entrar com tudo no clima da festa. “Queremos fazer a alegria do folião, com um chope gelado de graça para refrescar e hidratar. O objetivo da fantasia é justamente fazer com que o cliente sinta-se à vontade e confortável para entrar no bar,” relata Lucas.

Programa-se

Observando o crescimento da festa em BH, a prefeitura irá disponibilizar ônibus gratuitos na região central da capital. Os foliônibus funcionarão de 10h às 20h, nos dias 2 a 5. Sendo que dia 2 eles começam a circular às 7h.

Clique aqui para conferir a lista com os estabelecimentos participantes da 2ª edição do Carnaval Gastrô. E para poder experimentar os drinks, basta entrar em contato no telefone: (031) 9 8712-6082.

Feito isso, pegue a fantasia, tome muita água, use uma roupa confortável e caia na folia. Ah, claro, com muita responsabilidade. Aproveite, o carnaval de BH já começou!

photo

Hambúrguer de Siri, James Bond e Rock and roll: conheça James Burger

Sabe a frase que as mães dizem: “não desista dos seus sonhos”? Talvez seja essa uma das melhores maneiras de resumir o que é e como surgiu a hamburgueria James Burger. O que começou com apenas um funcionário, hoje é considerada uma das cinco melhores casas para comer hambúrguer em BH. E todas essas conquistas […]

LEIA MAIS
photo

Espaço DO AR: gastronomia, arte e cultura em um só lugar

O casarão projetado em uma esquina por Éolo Maia na rua Amoroso Costa, no bairro Santa Lúcia, região Centro-Sul de Belo Horizonte, sempre chamou atenção de quem passava por lá. Agora, até mesmo de longe, é que o espaço não passará despercebido. É que neste mês foi inaugurado na casa o Espaço DO AR. Um […]

LEIA MAIS
photo

Casa especializada em trufas chega a BH

De São Paulo para BH, a Tartuferia San Paolo abriu sua primeira unidade em Minas Gerais. São, ao todo, seis casas espalhadas pelo Brasil. Mas, antes de continuar a história, você sabe o que é uma tartuferia? Este é o nome dado aos estabelecimentos que vendem trufas, mas nada de trufa de chocolate e, sim, […]

LEIA MAIS
photo

Tradição italiana: Eva Cuccina chega a Belo Horizonte

Ambiente acolhedor, muita conversa, música e fartura. Um cenário comum na capital mineira, mas, dessa vez, ao invés de ser na mesa de um bar é dentro de uma típica cozinha italiana. A ideia foi construir um restaurante de bairro para que ele fosse acolhedor e pudesse proporcionar experiências únicas. Com essa ideia, os sócios […]

LEIA MAIS
photo

5 lugares para comer fondue em Belo Horizonte 

Em meses de temperatura amena, nada melhor do que comer aquelas comidas quentes e saborosas acompanhadas de um bom vinho. Em BH, o fondue tem conquistado cada vez os belo-horizontino. Criado na Suíça, essa iguaria tem uma história bem interessante. De acordo com alguns registros, esse alimento era uma comida da elite, pois era feito […]

LEIA MAIS
photo

Yanã Bar: força feminina, feminismo e misticismo em um único lugar

A ideia de conceito e marca representam a alma do negócio. Quando os dois termos não se misturam temos a falta de identidade, que é fator decisivo para perda de público. E esse processo de criação não é simples, mas é preciso ousar. Imagine então quando duas sócias decidiram criar uma deusa com nome baseado […]

LEIA MAIS