fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Carnaval com café: um roteiro para quem é apaixonado pela bebida

Esse roteiro foi criado pelo projeto Caneca Sincera (@canecasincera) para apresentar aos amantes do café diversos espaços que funcionarão durante o período oficial do Carnaval.

Especial para o Culturadoria | Por @canecasincera - Siga no Instagram

20/02/2020 às 16:01

Publicidade - Portal UAI
Cofice Casa Banko Foto: @CanecaSincera

Belo Horizonte, cidade que abriga um dos melhores carnavais do país e recentemente reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, tem diversas opções de cafeterias, docerias, padarias e locais. Dos tradicionais aos mais modernos, para se consumir um bom café.

O Culturadoria hoje recebe o Caneca Sincera que preparou uma lista especial para compartilhar toda a paixão por essa bebida! Para quem é da folia, programe-se para inserir uma parada para o café em seu planejamento. Mas esse roteiro também é para quem não é da folia e prefere curtir o feriado no sossego.

Turistas são muito bem-vindos à nossa cidade! Por isso, neste roteiro de cafés, também vamos sugerir alguns atrativos turísticos que não podem deixar de ser visitados! O Carnaval de BH é de Todo Mundo! Para facilitar a escolha, separamos os cafés por regiões. Vamos lá?

Um dos principais pontos turísticos da região e que não pode ficar fora dessa lista é o Mercado Central (Av. Augusto de Lima, 744). Durante o carnaval, vai funcionar sábado das 7h às 18h, domingo, segunda e terça das 7h às 13h; quarta das 7h às 18h.

O que explorar no Mercado Central?

Comercial Sabiá é cafeteria e tabacaria daquelas mais tradicionais, que serve café coado na xícara quentinha! Para acompanhar, tem broa de fubá com queijo, pão de queijo simples ou recheado com pernil (hum!), além de bolos deliciosos. Os clientes são atendidos diretamente no balcão! Já Dona Diva é para se deliciar com os mais variados quitutes e quitandas, sempre acompanhadas de um bom café! Pão de queijo, bolo de fubá com queijo canastra, bolo de coco sem glúten, bolo de laranja sem lactose e massas artesanais congeladas.

Du Pain tem pães tradicionais e recheados, produção totalmente artesanal e 90% dos produtos são feitos com fermentação natural. Nas prateleiras é possível encontrar uma variedade de queijos, doces em compota, vinhos, azeites, chás e embutidos. Experimentem o pão recheado de chocolate. Sem defeitos! Roça Capital é um armazém mineiro em meio a capital! Produções artesanais de todas as regiões de Minas Gerais. Cafés, queijos, geléias, doces, cachaças, licores, molhos e mais uma variedade de produtos incríveis.

 

Roça Capital
Foto: Agostini Santiago

 

Pelo CENTRO da cidade

O CENTRO é o local de maior concentração de blocos de rua da cidade. Também é o ponto de convergência entre diversos bairros e locais turísticos.

Bem no meio da Praça Sete, o Rocco Café é um refúgio para quem quiser descansar um minutinho e recarregar as energias. Café expresso e outros mais elaborados, deliciosas tortas doces e salgadas, bolos e outros quitutes. Durante o carnaval vai funcionar seg a sex das 6h30 às 21h; sáb das 8h às 15h. O endereço é Praça Sete – Rua Rio De Janeiro, 633 – Centro.

Cofice é um espaço com ambiente descontraído, informal e amigável também no centro. Se você está desembarcando em BH, será seu primeiro ponto de parada! Fica bem em frente ao Terminal Álvares Cabral do Conexão Aeroporto.  Experimente os cafés gelados. Durante o carnaval, vai abrir sábado a segunda das 10h às 18h. Não abre na terça e nem na quarta. Como fica bem próximo ao Eixo Cultural Rua da Bahia, lugar ideal para visitar os prédios históricos da rua e curtir os bloquinhos!

Point badalado

Mais um lugar muito especial em BH, que foi repaginado e ganhou novos adeptos há pouco mais de um ano é o MERCADO NOVO (Av. Olegário Maciel, 742). Dentre os locais que indicamos estão, o Copa Cozinha.  Um café da manhã especial com a cara de Minas Gerais, para turista nenhum botar defeito! Vai abrir sábado e domingo das 8h às 17 / seg e ter fechado. Também tem o Café Jetiboca. O local te leva diretamente às memórias das fazendas do interior de Minas. Não deixe de experimentar o queijo com doce de leite para acompanhar seu cafezinho no copo de vidro. Vai abrir na sexta das 14h às 19h, sábado e domingo das 8h às 17h.

Ali no entorno, o próprio mercado possui lojas incríveis. Do lado de fora, a Praça Raul Soares. Diversos bloquinhos passam por lá!

Sobe ladeira

O bairro SANTO ANTÔNIO tradicionalmente tem suas ruas invadidas por foliões antes mesmo do Pré-Carnaval. Muitos blocos da cidade fazem dos morros do Santo Antônio seu local da folia. Prepare as canelas e venha conhecer as ruas íngremes do bairro e tomar ótimos cafés! Noete Café (Rua São Domingos do Prata, 475)  é um espaço que soma uma charmosa e aconchegante cafeteria e a torrefação de cafés, deixando um aroma incrível em todo o ambiente. Impossível não desejar um cafezinho passando por lá! Estará aberto sábado e domingo, das 9h às 14h e também na quarta de Cinzas a partir de 12h.

E para as ‘bandas’ da Savassi…

A SAVASSI, composta por vários bairros, é uma das regiões mais visitadas da cidade, seja pelas lojas, seja pelos bares e restaurantes com mesinhas na calçada que fazem a alegria da turma nos happy hours ou pelas cafeterias incríveis que estão por lá. Confitto Patisserie (R. Fernandes Tourinho, 241) é uma confeitaria moderna, artesanal e afetiva, que trouxe as mais tradicionais técnicas francesas para os doces e sabores brasileiros. Eles tem uma máquina exclusiva de cafés estilo italiana. Estará aberta no sábado e no domingo, das 11h às 20h.

O bairro FUNCIONÁRIOS é o polo dos brunchs em Belo Horizonte! Quer conhecer os mais falados da cidade? Passa lá! Uluru Café & Brunch (Av. Afonso Pena, 2925) fica localizado em uma casinha antiga, com varanda para a avenida Afonso Pena e um deck nos fundos, o local recebe os famintos com várias opções de pratos incríveis e uma Mimosa que é o charme do cardápio. Abre no carnaval sáb e dom das 8h30 às 16h30, seg fechado, ter das 10h às 20h.

Um ótimo local para encontros entre amigos e familiares, na Praça da Liberdade é a Casa Banko (R. Gonçalves Dias, 1284). Oferece um cardápio completo, com opções para café da manhã, almoço, e lanches. Recentemente foi lançado o “Café de Vó”, um cardápio bem mineiro criado pela Chef Mariana Gontijo, que é servido aos domingos. Buffet à vontade incluindo sucos, cafés e quitandas. Durante o carnaval, será servido um cardápio especial com produtos preparados especialmente para os foliões!

 

Confitto Patisserie
Foto: @CanecaSincera

 

Região Leste e seu caso sério com o carnaval

A Região Leste da capital é composta por diversos bairros, mas quando falamos de carnaval os mais relevantes são Floresta e Santa Tereza. As ruas marcadas pela vida boêmia do Clube da Esquina passaram a receber, nos últimos anos, diversos blocos da folia momesca! Em Santa Tereza, ou Santê, como é chamado pelos belo-horizontinos, os cafés são “cafés raiz” oferecidos no próprio balcão das padarias, acompanhados do famoso pão na chapa.

Enquanto aproveita a passagem dos bloquinhos, tome um café em pé no balcão da Padaria Imperial (Rua Mármore, 632) e já saia de lá com a cervejinha gelada para continuar o caminho! Aberta segunda a sáb das 6h às 21h30 e domingo até às 14h. Outra tradicional padaria do bairro, é Pedro Padeiro (Rua Mármore, 245), que fica exatamente no caminho da festa! Indicamos o misto quente feito no pão de sal da casa. No carnaval vai funcionar sábado das 6h às 19h30; domingo das 6h30 às 16h, segunda das 6hàs 18h e terça das 6h às 14h.

 

Noete Café
Foto: @CanecaSincera

Experiência raiz

Já no bairro FLORESTA a dica fica pra confeitarias incríveis no caminho. Um docinho para repor a glicose e seguir firme na folia. Panificadora Colombina (Rua Itajubá, 551) tem café colonial de manhã, a quilo, bem saboroso e com muitas opções para agradar a todos os paladares. Abre diariamente, das 6h às 22h. Padaria Pão Nosso (Av. Assis Chateaubriand, 421) é aquela que te salva sempre no meio da folia. Café e pão com manteiga no balcão. Sem mais! Também abre todo dia, das 6h às 0h. Na Momo Confeitaria (R. Pouso Alegre, 1000)  tem na vitrine as tortas doces mais lindas de todos os tempos. Ah, e aquela coxinha de frango com catupiry… tem que provar! Funciona diariamente das 9h às 22h.

Agora é só salvar a listinha no seu celular ou colocar no bolso e sair por aí aproveitando um dos melhores Carnavais do país regado aos melhores cafés das Minas Gerais! Sejam bem-vindos e bem-vindas à nossa cidade!

photo

Vegetarianos e veganos: 10 deliverys para apoiar o comércio na quarentena

Publicamos uma lista com 15 dicas de estabelecimentos que estão entregando por delivery na quarentena. Isso porque diversas empresas estão precisando se adaptar para driblar a crise. Alguns optaram por atender os pedidos por WhatsApp, por telefone e pelos aplicativos de entrega. O mesmo ocorreu com os vegetarianos e veganos, que são os protagonistas na […]

LEIA MAIS
photo

Hambúrguer de Siri, James Bond e Rock and roll: conheça James Burger

Sabe a frase que as mães dizem: “não desista dos seus sonhos”? Talvez seja essa uma das melhores maneiras de resumir o que é e como surgiu a hamburgueria James Burger. O que começou com apenas um funcionário, hoje é considerada uma das cinco melhores casas para comer hambúrguer em BH. E todas essas conquistas […]

LEIA MAIS
photo

Dona nuvem: um pedacinho do céu agora em BH

Seja de chocolate, morango, flocos, passas ao rum ou frutas. O sorvete sempre agrada ao público. Difícil encontrar quem resiste a essa sobremesa gelada. Outro ‘queridinho’ do público é o algodão doce com seu formato de nuvem que conquista gerações. E você já pensou no que aconteceria se juntassem os dois? É com essa ideia […]

LEIA MAIS