fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Campus Aberto UniBH: alunos levam música para comunidade acadêmica e sociedade

Apresentações virtuais são feitas por alunos do curso de Música Popular e Gestão de Carreiras e têm objetivo de apresentar novos talentos

Por Jaiane Souza *

16/04/2020 às 08:28 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Thayná Valadares / Divulgação

Periodicamente o Centro Universitário UniBH realiza o Campus Aberto. O projeto tem o objetivo de receber a comunidade externa para compartilhar conhecimentos e experiências. Fazem parte desse público moradores do bairro Buritis, escolas, empresas, organizações e até mesmo pedestres. Para isso, realiza diferentes atividades, promovendo um espaço acolhedor e diverso. O projeto começou em março de 2018 com show do rapper Criolo.

Como alternativa à quarentena devido ao coronavírus, o Campus Aberto vai ser realizado online. A partir de 16 de abril, alguns alunos do curso de Música Popular e Gestão de Carreiras vão se apresentar em seus perfis com objetivo de levar música para a comunidade acadêmica e toda a sociedade. Os repertórios são diversos, assim como quem vai ser apresentar.

Desafios

“Não ter o calor do público me faz muita falta, não ver o sorriso quando começa aquela música que faz parte da sua vida ou quando começam a cantar com toda força e amor”, explica Diego Borges. Ele se apresenta em 16 de abril, às 20h, no seu perfil do Instagram. A música faz parte da vida de Diego desde a infância, pois foi influenciado pelos pais a fazer aulas de musicalização e instrumentos. Atualmente, tem dois singles lançados, Monogamia e Farol. O terceiro, Espero que você seja feliz, está em fase de divulgação.

Diferentemente de Diego, que já fez duas lives no período da quarentena, Rafaella Ramos é estreante. “Tudo é novidade: equipamento, divulgação, expectativa de público, etc”, diz. Ela também encara como um desafio a falta do público em corpo presente, entretanto vai contar com a imaginação para pensar que as pessoas estão sentadas à sua frente. Geralmente, Rafaella toca em bares e restaurantes.

Repertórios

“Vou transmitir na varanda de um apartamento no Vila da Serra com uma vista ampla para BH e um cenário montado para remeter aos bares onde costumo me apresentar”, explica. Além disso, a seleção de músicas foi pensada para trazer positividade. “Diante do momento de dificuldades que estamos vivendo pensei que seria interessante. Também inseri algumas músicas que são sucessos nos meus shows como Wild horse, Rolling Stones, e o pout pourri Like a Rolling Stone/Proud Mary“, detalha. O setlist conta com Beto Guedes, Barão Vermelho, Legião Urbana e outros nomes da música brasileira.

A live da artista é no dia 24 de abril, às 20h. Vai ter sorteio de cerveja e voucher de consumação nas empresas parceiras de Rafaella. A transmissão será pelo Instagram, Facebook e YouTube.

Por outro lado, Diego Borges conta com a participação dos próprios seguidores para criar repertório da apresentação. Os seguidores vão estão sugerindo as músicas para que ele se prepare.

 

campus aberto

Foto: Gabriela Medina / Divulgação

Programação Completa do Campus Aberto

Diego Borges
[QUANDO] 16 de abril, 20h [ONDE] @diegoborgesofc

André Álvares (Mestre Melado)
[QUANDO] 20 de abril, 19h [ONDE] @meladoandre com as participações de @startsamba e @thalitasantos__

João Belleza
[QUANDO] 23 de abril, 20h [ONDE] @joaobellezaoficial

Rafaella Ramos
[QUANDO] 24 de abril, 20h [ONDE] Instagram: Instagram, Facebook, YouTube.

Zé Mauro
[QUANDO] 27 de abril, 20h [ONDE] @zevinagre

Cegana Cantrista
[QUANDO] 30 de abril, 20h [ONDE] Canal no Youtube: Cegana Cantrista

Diego Borges
[QUANDO] 04 de maio, 20h [ONDE] @diegoborgesofc

photo

Adélia Prado: conheça a escritora homenageada no Prêmio Jabuti 2020

Poetisa, contista, professora e filósofa, Adélia Prado é um dos nomes mais importantes da literatura brasileira contemporânea. A escritora nasceu em Divinópolis e ganhou o Brasil com a sua prosa leve, coloquial e que trata de assuntos cotidianos com destaque para a voz feminina.  O reconhecimento veio de muitas formas, sendo uma delas as premiações. […]

LEIA MAIS
photo

Cinco discos para ouvir de cabo a rabo

Em tempos de single, ouvir discos inteiros é embarcar em uma narrativa estendida. Isso porque, na maioria das vezes, os álbuns são pensados e produzidos na tentativa de que uma música complemente a outra, seja na letra, na variação do ritmo ou de instrumentos. Às vezes nem precisa fazer sentido também, mas ouvir um disco […]

LEIA MAIS
photo

Adoráveis mulheres: Greta Gerwig acerta em nova versão do conto de Louise May Alcott

Adoráveis Mulheres é o nome que leva o longa de Greta Gerwig, mas não se engane: o que têm de adoráveis, as mulheres da família March têm de resiliência, generosidade e força. Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh), além da mãe Marmee (Laura Dern), compõem o grupo de […]

LEIA MAIS