Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Estreias em teatro adulto que valem a aposta na Campanha 2022

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Campanha de Popularização do teatro terá 87 peças em cartaz até o dia 27 de fevereiro

Por Carol Braga | Editora

Uma das grandes diferenças da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de 2022 é que muitas estreias são, de fato, inéditas. Ou seja, diferentemente de outros anos, os espetáculos não tiveram oportunidade de fazer temporada ao longo do ano justamente por causa dos tempos atípicos que estamos passando.

Então, a lista que apresentamos a seguir são realmente apostas. Montagens super novas da cena mineira e que nos atraem pela ficha técnica ou pela temática. Se você busca um norte sobre o que ver na Campanha, aqui vão algumas dicas. 

A PAIXÃO DE TITO

É um espetáculo que aborda o período da Ditadura Militar. Conta a história do Frei Tito de Alencar Lima. A dramaturgia mistura a história dele com a vida de Jesus. Por fim, a peça compartilha o vinho, o pão e a palavra com os espectadores. É um solo de Gabriel Castro Cavalcante, com direção de Juarez Guimarães Dias.

Funarte MG 10 a 20 fev | Qui a Dom: 20h

DEUS DA CARNIFICINA

Esse texto de Yasmina Reza já teve outras montagens no Brasil e também um filme. Neste caso, a peça tem direção de Sérgio Abritta, nome importante do teatro mineiro. É uma dramaturgia que evolui muito bem para mostrar o absurdo que é a sociedade de hoje. Ou seja, A linha tênue entre a civilidade e a barbárie está prestes a ser ultrapassada. Estão no elenco, Alexandre Toledo, Andreia Quaresma, Flávia Fernandes, Marcus Labatti.

Teatro João Ceschiatti | 16 a 20 fev | Qua a Sáb: 20h, Dom: 19h

Funarte MG 24 a 27 fev | Qui a Sáb: 20h, Dom: 19h

IAGO – O ELOGIO DA VINGANÇA

O solo de Renato Milani é uma adaptação de Otelo, de Shakespeare. Será que podemos dizer que é um Spin-off? Talvez. Eduardo Moreira é quem adapta o texto e dirige a montagem. A trama gira em torno do egocêntrico Iago, que faz a cabeça de Otelo até que este mata a mulher. Um espetáculo que faz refletir sobre a inveja.

Funarte MG 21 a 23 jan | Sex e Sáb: 20h, Dom: 19h

MACHO MAN

Só de ser uma peça do coletivo Bacurinhas, com texto de Marina Viana (em parceria com Lenine Martins) eu já quero ver. É uma comédia que critica o patriarcado. Leva para a cena representações masculinas exageradas, cheias de clichês. O objetivo é provocar pelo deboche. Aliás, é o que as Bacurinhas sempre fizeram!

Funarte MG 03 a 06 fev | Qui a Dom: 20h

MAIO ANTES QUE VOCÊ ME ESQUEÇA

Jair Raso dirige Ilvio Amaral e Maurício Canguçu nesta comédia dramática. É um texto que aborda um tema importante. Ou seja: como conviver com amigos, parentes, pais e mães que sofrem com o “Mal de Alzheimer”? Tema delicado e que tem tudo para emocionar. Particularmente, gosto de ver Ilvio Amaral e Maurício Canguçu em registros que misturam o drama e a comédia!

Teatro FELUMA 04 a 20 fev | Sex e Sáb: 21h, Dom: 19h

O DEBATE

O que mais me anima a ver essa montagem é o encontro entre Eduardo Moreira e ngela Mourão. E mais: sob a direção de Adyr Assumpção. É uma peça que se passa em um futuro próximo. Eles interpretam dois jornalistas que se encontram antes, durante e depois do debate político entre Lula e Bolsonaro em Outubro de 2022. O texto é de Guel Arraes e Jorge Furtado.

Galpão Cine Horto 11 e 12 fev | Sex e Sáb: 20h

TEMPO DE ÁGUAS

Dicas da Campanha de Popularização BH

A montagem do Grupontapé de teatro foi dirigida por Inês Peixoto, do Grupo Galpão. É a história de duas mulheres que ficam confinadas por causa de uma tempestade. Sem poder se movimentar, elas acabam conversando – e refletindo – sobre o universo feminino. Estão no elenco Kátia Bizinotto e Katia Lou.

Galpão Cine Horto 11 e 12 fev | Sex e Sáb: 20h

WILDE.RE/CONSTRUÍDO

Dicas da Campanha de Popularização BH

A montagem da Cia da Farsa tem um interessante texto a partir de estilhaços da vida de Oscar Wilde. Sérgio Abritta escreveu e também dirige a montagem. Alexandre Toledo, Alex Zanonn e Marcus Labatti estão no elenco. A história usa fragmentos da biografia do escritor para dialogar com o presente.

Cine Theatro Brasil Vallourec (Grande Teatro) 06 fev | Dom: 19h

Serviço da Campanha

47ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

13 de janeiro a 27 de fevereiro 

Postos de Venda da Campanha de Popularização

Vendas online pelo: www.vaaoteatromg.com.br

Posto Shopping Cidade (Estacionamento G5) – Rua Tupis, 337 – Centro. Segunda a Sábado das 10h às 19h, Domingos das 10h às 18h. Este posto aceita Dotz e Vale Cultura. Consultar bandeiras disponíveis. Sujeito à instabilidade do sistema.

Posto Shopping Pátio Savassi (Piso L3) – Av. do Contorno, 6.061 – Funcionários. Segunda a Sábado das 12h às 19h | Domingos das 14h às 18h

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!